O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 7 Compartilhado 68 Comentários

Será que o dark mode vai chegar ao iOS antes do Android?

Quem aí lembra da opção de tema escuro, que apareceu pela primeira vez na versão para desenvolvedores do Android Lollipop? Pois bem, o dark mode não chegou com o Android 5.0 como nós esperávamos e, ao que tudo indica, o iOS terá o recurso antes dos usuários da plataforma do Google. Será que a maçã vai sair na frente desta vez?

Como o dark mode chegou ao iOS 10

O dark mode no iOS 10 é algo escondido, e só alguns desenvolvedores conseguiram ter acesso aos códigos internos que revelam essa função. Aparentemente, é possível ativar o recurso realizando algumas manobras, mas essa possibilidade, ao menos até esse momento, está restrita aos programadores.

Opinion by Bruno Salutes
O dark mode faz mais sentido no Android, que sempre suportou temas de terceiros.
O que você acha?
50
50
546 participantes

De acordo com o que vem sendo levantado por alguns veículos especializados no sistema da Apple, é provável que a empresa ofereça o recurso em complemento ao modo Night Shift, que faz mudanças nas cores da tela para tornar a leitura mais agradável aos olhos do usuário em ambientes com baixa iluminação. Assim, o tema escuro seria uma opção desse modo de baixa iluminação.

ios 10 dark theme mode
Tema escuro do iOS 10 beta / © Andrew Wiik

Os usuários que estão testando o iOS 10 já conseguem ver alguns aplicativos com características do tema escuro, como é o caso do relógio e seção de filmes da iTunes Store (imagem acima), que antes tinham o fundo branco por padrão. Além disso, o aplicativo iBooks já havia ganhado a opção dark mode quando o iOS 8 foi lançado publicamente, em setembro de 2014.

Como o dark mode chegou ao Android N

As prévias do Android N indicam que o dark mode também estará presente na versão final do sistema. Entretanto, isso pode mudar com as próximas atualizações beta do sistema até a liberação final do SO, visto que isso aconteceu com o Android Lollipop. Com a quarta prévia, todas as APIs já foram definidas e, se o Dark Mode continuou nesta prévia do Android N, dificilmente ele não estará na versão final.

Para quem não se lembra, o tema escuro estava presente nas prévias do Lollipop, mas não chegou com a liberação da compilação final do SO. É provável que o recurso não tenha agradado os desenvolvedores do Google, que optaram em ressuscitá-lo com a chegada da sétima versão do robô verde.

Dark UI android m
Tema escuro presente na prévia do Lollipop / © ANDROIDPIT

Não sabemos ao certo se este recurso se manterá na versão final do Android N, prevista para ser lançada no último trimestre do ano. Até lá, a Apple pode acelerar o desenvolvimento do dark mode presente no iOS 10, que será lançado publicamente em meados de setembro.

Se isso se comprovar, a maçã deverá implementar antes a função que os usuários do Android estão aguardando há algum tempo.

Você acha que a Apple vai mesmo implementar o tema escuro no iOS 10? Quão útil o dark mode seria para o Android?

7 Compartilhado

68 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi