O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 26 Compartilhado 51 Comentários

Entrevista com o Presidente da Motorola: customização é a palavra de ordem

Durante o MWC 2015 na semana passada, entrevistei Rick Osterloh, o Presidente e COO da Motorola. Entre outros assuntos, conversamos sobre o Moto 360 2, os comentários da Apple sobre customização e os maiores desafios da Motorola no mercado mobile atual. Particularmente interessante é a opinião do executivo sobre os smartphones high-end atuais e suas inovações que só os tornam mais caros.

AndroidPIT Motorola Rick Osterloh
Presidente e COO da Motorola Mobility, Rick Osterloh, falando no MWC 2015. / © ANDROIDPIT

Depois de discutir a estratégia da Motorola de integrar funções premium aos dispositivos intermediários e de entrada, Osterloh condenou o hábito das outras fabricantes de operar melhorias mínimas aos seus dispositivos e aumentar seus preços de maneira exagerada:

A maneira como algumas fabricantes tratam novos produtos, especialmente os de gama alta, é errada. Vemos que elas aumentam os preços por causa de pequenas inovações, e considero essa abordagem errada. Acho que o melhor caminho é trazer inovações premium para as outras categorias, e ter produtos funcionais tão funcionais quanto um high-end em todas as faixas de preço.

moto x g 2014 4
O Moto X 2014 (direita) e o Moto G 2014 (esquerda) são produtos-chave no portfólio da Motorola. / © ANDROIDPIT

Menos produtos, mais resultados

Segundo Osterloh, o sucesso da Motorola está baseado numa linha pequena de produtos. Essa abordagem faz com que a companhia  possa entregar o melhor dispositivo possível, dando especial atenção à experiência do usuário. A crescente satisfação dos clientes é um ponto de orgulho do executivo. Isso não quer dizer, contudo, que novos dispositivos não estejam em planejamento:

Devemos acrescentar um produto aqui e ali e experimentar coisas novas. Três anos atrás, o Moto 360 não era algo que faríamos. Estamos sempre pesquisando novas ideias, sempre aliando as necessidades dos consumidores com uma inovação técnica real.

moto360 distance
A Motorola está convencida de que o sucesso do Moto 360 foi seu foco no estilo. / © ANDROIDPIT

A chave para o sucesso do Moto 360

Falando sobre o Moto 360, Osterloh nota que a boa recepção do produto confirmou que o foco no design e estilo foi uma boa escolha. “As pessoas não irão usar algo em seus pulsos com as quais não se sintam bem. Relógios são artigos de moda, e as pessoas usam diferentes tipos de acessórios. Começamos por isso a disponibilizar o Moto Maker para o Moto 360, e considero esta uma área-chave que deve ser ampliada”.

Osterloh acredita que três fatores são necessários para que os smartwatches sejam amplamente usados: “Primeiro, as pessoas devem conhecer a nova categoria (poucos sabem da sua existência ainda). Isso combinado com uma bateria maior e mais escolhas no estilo.”

AndroidPIT Motorola Moto Maker Moto X 2014
Motorola quer dar mais poder de escolha ao consumidor. / © Motorola

A importância da customização

Como o Moto 360 segunda geração deve chegar com funções avançadas de personalização, a conversa se voltou para a filosofia da Motorola de incluir o consumidor na escolha do design com o programa Moto Maker (infelizmente ainda não disponível no Brasil). Nesse ponto, Adrienne Hayes, Vice-Presidente da divisão Global Marketing and Communication da Motorola:

Existem marcas que não gostam da participação do consumidor no processo de design. Elas preferem ter um design da sua escolha que represente a marca, ditando o estilo do smartphone. Nós preferimos dar esse poder para as pessoas. Se isso fosse fácil, com todas essas funções de customização, todo mundo estaria fazendo o mesmo. Mas encontramos uma maneira de fazê-lo.

motox wood
O Moto Maker faz sucesso nos EUA há alguns anos. / © Motorola/ANDROIDPIT

O futuro da empresa

Com a força da companhia nos Estados Unidos e sua importância crescente em mercados emergentes como os do Brasil e da Índia (com a China como novo alvo), o futuro parece bem promissor para uma companhia que poucos anos atrás passava por dificuldades. Com a venda para o Google e subsequente aquisição por parte da Lenovo, a Motorola permaneceu focada na excelência dos seus produtos e na satisfação dos consumidores, dois pilares que parecem explicar o sucesso da empresa. Se continuar nesse caminho, o céu é o limite para a fabricante do Moto X.

Na sua opinião, o que falta à Motorola para consolidar seu sucesso?

26 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

51 Comentários

Escreva um comentário:

  • na minha opinião a motorola esta indo bem mais gostaria que na próxima versão do moto g acompanhe igual a primeira versão 3 capas coloridas pq o moto g1 foi um sucesso mais o moto g2 só ofereceu uma capa colorida o que desanima mais a animação voltou com o suporte para cartão micro sd


  • eita


  • VOLTA A PARCERIA COM A SOUL REPUBLIC , E MELHORA A CAMERA , E TRAZ CAPINHAS OFICIAS E DIVERTIDAS NA LOJA DA MOTOROLA !!! SO ISSO Q PEÇO PRA 2015 DA MOTOROLA !!!


  • acredito q a motorola já esteja trabalhando bem na câmera, vide o moto g 2014 e o moto e 2015. moto e faz ótimas fotos pra sua categoria, e acredito q assim continue, pois se a sony cair msm, eu ja abraço a motorola


  • Depois da atualização do meu XT 1069 a conexão 3G parece que ficou lenta. Me parece que os dois sistemas (operadora x cel) não estao se entendendo muito bem. Também nem toda linguagem é universal, operadora espanhola, aparelho americano, usuários brasileiros. Paciência né


  • Por que eles não fazem tablets? Sempre me pergunto disso


    • Tablet no primeiro momento nao foi algo muito bom pra eles, Fora que as estatisticas só provam o quanto o mercado de tablets tem diminuido. Fora que a Google tbm não "força" digamos assim, o incentivo pesado em ferramentas tanto para produtividade (só um pouco multimidia) para que essa categoria se torne usável em várias formas possíveis. Sendo as fabricantes obrigadas a ter que criar funções melhores (como samsung e suas s pen).

      Eu acho por exemplo, o uso de tablets com windows muuuito superior em todos os quesitos. Tenho um ipad 3 em casa, meu irmão tem um nexus 7 segunda geração, gosto mais de usar o Nexus, mas em algumas coisas como apps funcionais, só acho no ipad, mas acho limitado o uso deles. Quando peguei um xing ling de um amigo Voyo win pad a1 mini, cara como eu adorei. O mesmo que eu tenho no PC eu tenho lá, tudo sincronizado, ferramentas de PC num tablet, softwares que eu uso no dia a dia lá (um pouco limitado devido ao hardware) mas ficou impressionante, pra faculdade, multimidia e desktop. Substitui quase que por completo um notebook para uso mais comum e com alguns softwares não muito pesados.

      Imagina usar um desses logo que sair um com Core M, vai ser ideal!!!

      Só espero que A concorrência, principalmente a Google, crie logo um desktop mais funcional pois o chromeOS ta bem fraco e os softwares tbm. Se fosse uma distro linux completa rebatizada de Android Desktop, puts, ia ter muita gente da comunidade e pessoas interessadas em criar software pra ele.


  • ta bom de ele achar uma solução pra atualizar meu moto x 2013!!!


  • Eu admiro a Motorola pelo custo beneficio que ela vem oferecendo para o consumidor. Hoje eu tenho um Note 3 e lógico que eu estou muito satisfeito por alguns anos, porém acompanho a evolução dos produtos da Motorola, e é óbvio que eles estão no caminho certo, e só não vê isso os fã Boys babacas que vemos ao monte em variados Posts.


  • Não preciso de cartão de memória, 64gb de memoria interna tá ótimo..rs


  • o meu moto g 4G tem suporte cartão de memória


  • Kkkkk duvidam quanto que o moto X 3° geração irá vir embalado com o novo processador da snapdragon
    aquele que é super inteligente !
    afinal de contas combina com o moto X


  • abaixar o preço do moto e 2 e atualizar o moto e


  • Camila, tem alguma informação sobre a vinda do nexus 6, para o Brasil?


  • um moto x 2015 em metal e vidro com no minimo 64 BG e um SNP 810


  • Melhorar a Câmera pra mim fica ótimo, um dos recurso que mais uso..


  • Investirem na câmera (tanto em hardware como de software), colocarem suporte para cartão de memória.
    Pra mim já tá bom


  • para ficar melhor ainda, só precisam trabalhar mais na câmera

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi