Por que os novos Galaxy S6 e S6 Edge custam tão caro no Brasil?

eventosamsungsp
© nextpit

Esta semana a Samsung anunciou oficialmente a chegada dos novos Galaxy S6 e S6 Edge no Brasil. Estivemos presentes no evento que contou com representantes da empresa e algumas celebridades nacionais. Após a apresentação dos novos dispositivos, fomos convidados a participar de uma sessão de perguntas aos executivos da empresa. A pergunta mais aguardada foi a que obteve a resposta menos convincente: porque os novos Galaxy custam tão caro no Brasil?

  • - Saiba onde comprar!
eventosamsungsp
Evento de lançamento dos novos Galaxy S6 e S6 Edge. / © ANDROIDPIT

Ao ser questionado sobre o valor dos novos aparelhos no Brasil e a ausência da versão de 128 GB, Antônio Quintas, Diretor Sênior de dispositivos móveis da Samsung, respondeu que tudo se trata de uma estratégia mercadológica. Segundo o executivo, ambos os dispositivos são fabricados no Brasil com alguns componentes eletrônicos importados. Contudo, o acabamento final e as especificações introduzidas nessa geração colocaram os novos Galaxy S6 e S6 Edge em um patamar premium. Quintas acrescentou que a versão de 128 GB não foi disponibilizada no Brasil devido a baixa demanda pela capacidade, já que os usuários mais avançados se contentam com o armazenamento entre 32GB e 64GB.

"Os novos Galaxy são fabricados no Brasil, é necessário apenas inserir um chip de memória para comercialização da versão de 128 GB, se identificarmos a demanda pela mesma. Não existe restrição tecnológica para que isso aconteça."

Sobre o valor dos novos dispositivos, Quintas afirma que a experiência oferecida no novo software, o acabamento composto por materiais nobres e as especificações técnicas, fazem com que Galaxy S6 e S6 Edge estejam com o valor de mercado alinhado aos demais concorrentes. O executivo foi indagado sobre as características retiradas, que estavam presentes no Galaxy S5, como resistência a prova d'água e bateria removível.

"Tudo se trata de uma estratégia de mercado. Resolvemos oferecer uma experiência completa ao consumidor, e para isso foi necessário uma reformulação nos recursos. É muito difícil entregar um dispositivo com uma traseira de vidro que possa ser removida para acesso á bateria".

Segundo o site Re/code, a versão de 64 GB do Galaxy S6 Edge tem o custo de produção avaliado em US$ 290. Este valor é US$ 34 a mais do que o Galaxy S5, com traseira revestida em policarbonato. No mercado americano essa variante é comercializada por US$ 799, provendo à empresa uma margem de lucro de 41%. No Brasil a situação é pior, já que a Samsung possui fábrica com linhas de produção em Campinas/SP e na Zona Franca de Manaus, esta última oferece redução de até 88% do Imposto de Importação.

Ainda no evento, os executivos da empresa afirmaram que a cada três meses novas propostas de revisão no preço dos dispositivos são repassadas ao comercio nacional. Agora, vamos aguardar três meses após o lançamento oficial dos novos modelos em 25/4 para confirmar se teremos uma boa noticia aos usuários.

E aí, qual a sua opinião a respeito do valor cobrado no Galaxy S6 e S6 Edge?

Ir para o comentário (105)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
105 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 3
    joao manuel 22/03/2017 Link para o comentário

    Devem de comprar fora do brasil, eu comprei um Zemfone de 128gb de memoria interna por R$ 650,00 mais frete e um Iphone 6 plus de 128 gb de memoria interna por R$ 850,00 mais frete, se comprasse esses 2 celulares no brazil tinha que gastar mais de R$ 7000,00 reais


  • 1
    Mario Grego 13/05/2015 Link para o comentário

    Se por um lado a sansung explora o mercado nacional, porque aqui é casa da mãe Joana e vem descaradamente na sombra do Apple até na busca do mesmo status elitizado de preço. Por outro lado o tempo depõe contra marca e a favor do consumidor na queda progressiva dos preços e um péssimo investimento no que se refere à desvalorização certa.
    Só esperar em pouco tempo está especulação de preço irá se ajustar ao consumidor brasileiro


  • 2
    Claudio Quintino 12/05/2015 Link para o comentário

    Agora me diga, que outro aparelho que valha tanto, mais que R$ 4.000,00?
    Pra mim um aparelho desse, top, acima de R$ 2.000,00 é uma compra ruim.
    Taí a lógica de que quando se torna um bem tão valioso, inalcansável por muitos, chama-se ainda mais a atenção dos ladrões.
    Os preços adotados pela fabricante no Brasil, considero desonesto e por isso ao meu ver torna o produto uma bela porcaria, mas não à qualidade final dele, mas pelos preços adotados para com o consumidor brasileiro. Na matéria acima a própria Samsung afirma que seus preços adotados estão além do que realmente valem! É abuso ao consumidor.
    Queria ver se a Samsung conseguiria cobrar isso da nação norte americana! Queria ver se eles comprariam! Comprariam um produto similar ao preço muito além?
    Deve haver muito brasileiro que é trouxa de comprar neste valor.
    Existem várias alternativas tão boas, ainda caras, mas não absurdas.
    Resulmo, brasileiro cada vez mais apanhando na cara, porque aqui é o país da exploração absurda.
    O que mais dói é que consequência disso torna nossa moeda cada vez mais desvalorizada porque cria o efeito dominó, e mais, e mais empresas acabam seguindo essa filosofia, assim voltamos ao tempo de inflações dos cruzeiros e cruzados. Isso é deprimente.


    • 26
      Alexandre Abreu 12/05/2015 Link para o comentário

      A Motorola cobra no Brasil +/- o mesmo preço que cobra nos EUA. POR QUÊ será que Samsung e Apple não fazem o mesmo??? É a pergunta que não quer calar...


  • Heisenberg 7
    Heisenberg 08/05/2015 Link para o comentário

    Não me convenceu! Sou usuário da Samsung desde o primeiro Galaxy S e sempre gostei dos seus aparelhos. Mesmo com a Touch Wiz nos infernizando. Mas acho que eles estão nos explorando. R$3.700 num smartphone? Copiando a maçã até no preço? Acho um absurdo alguém se sujeitar a isso. E a questão não é ter condições de pagar, mas pagar esse valor por algo que estará obsoleto em pouco tempo por outro aparelho da mesma fabricante. Boicote não só a Samsung mas todas as outras marcas que cobram preços absurdos como a Apple e a Lg, que em breve lançará seu G4 também por esse preço estratosférico. Vão plantar batatas!


  • Paulo F. 15
    Paulo F. 22/04/2015 Link para o comentário

    É a lei da oferta e da procura, colocam um preço alto e veem se cola, se vender, ótimo, se não vender rearranjam a estratégia, como no Brasil o povo é trouxa e compra, essa estratégia sempre será usada, por que a apple elitizou o iphone no Brasil, pra vender mais caro, Como o brasileiro continuará comprando, os preços continuaram sendo sempre altos.
    Solução? não comprar, vai acontecer? não.
    Eu particularmente dou valor ao que eu ganho com meu trabalho, e não compro, pelos preços absurdos que são praticados, mais muitos ganham e jogam no lixo, ou melhor dão para as empresas.

    Patrick AssisAlexandre AbreuHeisenbergEduardo LimaLuiz EstevamCleiton Silva


    • 2
      Luiz Estevam 25/04/2015 Link para o comentário

      Concordo plenamente com você, o último top de linha da Samsung que eu comprei foi o s2, e estou feliz com ele até hoje

      Patrick Assis


    • 26
      Alexandre Abreu 26/04/2015 Link para o comentário

      Para muitos brasileiros, ostentação parece que é TUDO, Paulo... Fazem "das tripas coração" para mostrarem aos amigos...


  • Wilson Raauvendaal 7
    Wilson Raauvendaal 22/04/2015 Link para o comentário

    Caro!


  • 4
    Edwilson Silva 22/04/2015 Link para o comentário

    Por favor, perdoem-me a minha singela ignorância, mas ele respondeu a pergunta com um estratégia de mercado?

    Ou seja, nós temos que pagar mais caro porque somos ricos? Temos mais dinheiro que os americanos? Nosso salário mínimo é o maior do mundo?

    Simples: Temos que bancar e dar lucro para eles! Vendem mais baratos para os seus patrícios e mais caros para nós. Remetemos nossos lucros para lá!!!!

    Mas, os produtores brasileiros vendem nossas commodities pelo mesmo preço aqui e lá!

    Eles são mais inteligentes mesmo ou nós é que estamos dando mole, mole?

    Patrick AssisCleiton SilvaNando SilvaWilson Raauvendaal


    • 26
      Alexandre Abreu 22/04/2015 Link para o comentário

      Eles vendem caro porque tem muito brasileiro que paga! A Motorola cobra +/- o mesmo preço aqui que cobra nos EUA. As demais não o fazem porque já perceberam que em nome da ostentação muitos brasileiros gastam o "olho da cara"... Simples.

      Patrick AssisCleiton SilvaNando SilvaWilson RaauvendaalEdwilson Silva


      • 4
        Edwilson Silva 22/04/2015 Link para o comentário

        Ou seja, estamos nos comportando como trouxas!!!

        Alexandre AbreuCleiton SilvaWilson Raauvendaal


    • Wilson Raauvendaal 7
      Wilson Raauvendaal 22/04/2015 Link para o comentário

      Curto e grosso!
      Assino em baixo!

      Alexandre AbreuCleiton Silva


  • gilberto 36
    gilberto 21/04/2015 Link para o comentário

    s6 edge ja apresentando defeitos la fora,eu pensava que o defeito era so valor absurdo que estao pedindo.

    Alexandre AbreuCleiton SilvaWilson Raauvendaal


    • Aquiles 23
      Aquiles 21/04/2015 Link para o comentário

      Gilberto pode me citar os defeitos?

      Wilson Raauvendaal


      • Leonardo Alves 56
        Leonardo Alves 21/04/2015 Link para o comentário

        Arranhões na tela; problemas ao girar a tela; alguns com a câmera; e, que eu saiba, só.

        Wilson Raauvendaal


      • Aquiles 23
        Aquiles 21/04/2015 Link para o comentário

        O único que foi confirmado como um real problema pela a Samsung foi o do flash da câmera, o resto bem, o que a fama de um dispositivo não causa...

        Wilson Raauvendaal


      • Leonardo Alves 56
        Leonardo Alves 21/04/2015 Link para o comentário

        Um problema não precisa ser confirmado por empresa alguma para ser real.
        Vai negar todas as evidências proporcionadas pelos usuários?

        Lembre-se: algumas empresas admitem o problema, outras se vão nas sombras, tentando esconder.
        Não é porque a empresa não se compromete em resolver/admitir, que não existe. É só ver o relato dos usuários que constataram o problema, e verá que ele existe.

        Claro que também temos de ficar atento a "falsos problemas", criados só pra chamar atenção/sujar a imagem da empresa; como aparelhos que quebram sozinho; pegam fogo de repente, usando todos os acessórios originais; entortam (não engloba o iPhone 6 Plus); etc.

        Nando SilvaWilson Raauvendaal


      • gilberto 36
        gilberto 21/04/2015 Link para o comentário

        e o que o leonardo e esses defeito foi dito pelos consumidores.

        Wilson Raauvendaal


      • Aquiles 23
        Aquiles 21/04/2015 Link para o comentário

        Me perdoe se escrevi de forma que os outros casos eram falsos, o que eu quis dizer foi que o único defeito que atingiu vários dispositivos foi o do flash que podemos supor que foi um lote defeituoso.

        Muitos outros também puderam chegar com outros problemas até por que em uma carga de 3 milhões de aparelhos um ou outro pode vir defeituoso.

        Wilson Raauvendaal

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.