O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 9 Compartilhado 75 Comentários

A HMD trouxe a Nokia de volta em toda sua glória?

A HMD Global decidiu devolver a Nokia aos usuários. Vários smartphones com a marca Nokia foram lançados nos últimos anos, e ainda outros virão com especificações melhores, como o Nokia 8. Existem muitas vantagens em termos a Nokia novamente, mas confesso que estou um pouco desanimado com esse retorno.

Retorno decepcionante

Nós esperamos ansiosamente durante tanto tempo pelo retorno triunfante da Nokia. É claro que não é mais a mesma Nokia de antes, uma vez que quem assume à frente do projeto é a HMD. Felizmente, tivemos a oportunidade de testar três lançamentos da empresa aqui na redação: o Nokia 3, o Nokia 5 e o Nokia 6. Nem todos os reviews foram publicados até o momento, mas a impressão que tivemos sobre todos os aparelhos foi a mesma: existe potencial nos dispositivos, mas eles decepcionam de certa forma.

Talvez, a HMD não esteja disposta a mostrar todo seu potencial através desses dispositivos. O sentimento de nostalgia falou mais alto e, provavelmente, colocamos nossas expectativas lá no alto. A HMD também está apostando na nostalgia e nos tempos de glamour da Nokia, visto que, aparentemente, a empresa não está se esforçando para entregar algo realmente inovador e que se destaque da concorrência. Os aparelhos contam um custo/benefício ótimo, mas por se tratar de um Nokia, a impressão que fica é de decepção.

AndroidPIT Nokia 3 5 6 2086
Os smartphones da Nokia ainda precisam evoluir  © AndroidPIT

A experiência do usuário deve ser a melhor

A HMD tem como base um conceito bem importante: o sistema deve ser o mais atual possível. O Nokia 3 receberá o Android 7.1.1 em breve, enquanto outros da empresa já rodam com essa versão. É uma façanha quando comparamos com outras opções nessa mesma faixa de preço. É frustrante quando vemos smartphones novos desatualizados, mas essa é a realidade do Android. Neste sentido, a HMD está fazendo um ótimo trabalho. Em outros pontos, porem, deixa a desejar.

Opinion by Benoit Pepicq
Design bem construído não pode ser usado como desculpa para uma experiência de uso média.
O que você acha?
50
50
340 participantes

Não devemos esperar o máximo desempenho de um produto de entrada ou intermediário, visto que tudo o que estes precisam é entregar um desempenho agradável. Os dispositivos da Nokia, contudo, oferecem uma experiência de uso bastante mediana, tendo como vista o preço cobrado. Não faz sentido ter um projeto com bem sucedido e bem acabado quando o hardware é médio e a bateria não dura muito.

A HMD deve entregar uma experiência superior com o Nokia 8, mais fluida e compatível com um dispositivo high-end. Gostaríamos que todos os aspectos do dispositivo fossem bons, como o áudio, a performance a câmera e entre outros.

Precisa de características especiais

Quando se trata de recursos para seus clientes, muitos fabricantes acabam fazendo escolhas erradas. Empresas como a Samsung e a LG optaram por oferecer inovações através das telas de seus dispositivos, enquanto a Motorola adotou os acessórios modulares. A HMD resolveu não se arriscar nesse campo e essa escolha pode ser um pouco infeliz, visto que outros dispositivos na mesma faixa de preços podem ofuscar os modelos Nokia, como o Moto G5 Plus. A escolha sempre é do fabricante, e o usuário tem o direito de achar que está ganhando ou perdendo com recursos extras.

Nesse sentido, me pergunto: qual aparelho será o concorrente que o Nokia 8 irá enfrentar?  Galaxy S8, LG G6 ou outros líderes do mercado atual? Será que a NOkia vai seguir uma estratégia mais agressiva e colocar o dispositivo contra o OnePlus 5? A resposta da HMD para tudo isso é uma incógnita.

AndroidPIT Nokia 5 012
Resolução alta e bateria de longa duração é o mínimo que esperamos de um modelo high-end © AndroidPIT

O modelo deve vir com o conjunto básico de todo high-end deste ano: processador Snapdragon 835, câmera dupla e assim por diante. Mas se a HMD quiser competir com os demais aparelhos do mercado, ela deverá equipar o modelo com o mínimo de recursos e hardware necessários, além do preço, que deve satisfazer os usuários. 

Acredito que só futuro a HMD irá surpreender ainda mais os usuários em relação aos seus modelos básicos e high-ends. Quais características você espera do Nokia 8? Acredita que ele chegará ao país?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jayson S. há 1 mês

    Acho que quem vai cair em cima, são os fãs da Nokia. Porque se for levar em conta o custo/benefício, poderá haver opções melhores.

  • Claudio R. há 1 mês

    Não espero muito coisa e se chegará ao Brasil?
    NÃO SEI.

  •   33
    Sandro há 1 mês

    Não sei se decepcionou.. Não chegou aqui ainda, se basear nos lançamentos que ela fez até agora em breve será esquecida de vez

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 1 mês

    A HMD deve tá fazendo a seguinte jogada: "Vamos ver o que vai dar com a Nokia. Vamos vender por um tempo, e se os resultados forem bons, aí podemos começar a planejar algo de diferente." (Pelo menos é isso que tô entendendo até o momento).

    Mas como já foi dito, ela vai enfrentar concorrência grande, principalmente das chinesas. Basta esperar pra ver.

  • Marcelo Neri há 1 mês

    A Nokia vai enfrentar uma concorrência que não existia há anos atrás e usando o SO mais concorrido do mercado mundial, portanto as chances de fazer sucesso são pequenas!
    Vai ter que enfrentar ainda a concorrência das grandes chinesas, que já vendem seus produtos no mundo todo.

75 Comentários

Escreva um comentário:

  • Ainda esperei pelo Nokia 6, mas demorou muito tempo e comprei um zenfone 3, muito superior, e ao mesmo preço, ou mais barato. Acho que foi hype demais, para aquilo que tinha a oferecer, o Nokia 3/5/6 estão praticamente todos no mesmo patamar, o 6 já devia ter pelo menos os Snapdragon 625,assim só mesmo para os mais empedernidos, para os chineses e para os indianos, só mesmo eles é que esperam um ano completo por um aparelho de gama média/baixa.


  • Infelizmente Nokia só ficou na estampa, por que se fosse seguir as características anteriores da era Symbian, como o N8, pelo menos poderiam levar em consideração as telas oled, o flash de xenon, as lentes Carl Zeiss, transmissor de rádio, IR, resistência e um dos fatores principais, que é uma bateria satisfatória.

    Mas se tornou mais uma opção de Android de entrada e intermediário em meio a inúmeros modelos e fabricantes.

    Podemos dizer "os aparelhos da HMD" não Nokia, assim como a Lenovo fez com a Motorola.


    • Dizem que Nokia obrigou trabalhadores a usarem oculos com lentes Carl Zeiss para produto ficar "melhor" e que dentro dos processadores e memorias RAM dos celulares dela agora vem com pedaços de lentes Carl Zeiss...


    • concordo em tudo, os diferenciais da Nokia, como Here Maps, Mix Rádio e outros, se tratando de software, ou deixaram de existir ou deixaram de ser exclusivos, os diferenciais de hardware, flash xenon, Carls Zeiss, telas OLED, transmissor de rádio, super bateria, resistência, não tem nenhum nos atuais aparelhos, não considero aparelhos Nokia, mas sim HMD, assim como a Motorola, não considero mais, considero Lenovo, tanto que deixei de comprar.


  • Os aparelhos são bons, só que quando chegar ao Brasil, (se chegar ao Brasil) ja vai estar defasado... os lançamentos estão muito lento em todo o mundo


    • dizem que funcionarios que montam esses aparelhos, e programadores que fizeram a camera la, tem de usar oculos com lentes carls zeiss, foi imposto pela Nokia para que fãs fiquem felizes


  • Camila, boa tarde!!
    Eu descordo de você, a nokia está certa em não sair correndo, e criando, concorrência a toa, pelo tempo que ela está vendendo, é nitido que eles estão "Fazendo caixa" a nokia não quer concorrer com ninguém, ela quer ser ela mesma, assim como a apple, veja a apple!! Ela não cria concorrência, os seus clientes que criam. Dessa forma a nokia está, reestabelecendo sua marca. Eles estão certos. Desenvolver um high end, requer muitos custos. Acredito que ela não quer entregar algo " CAGADO" E EXPLOSIVO.


    • Dessa forma a nokia está, reestabelecendo sua marca. Eles estão certos. Desenvolver um high end, requer muitos custos. Acredito que ela não quer entregar algo " CAGADO" E EXPLOSIVO.
      One plus one 5 e xiaomi mi 6 discordam de vc, iphone tambem explode sabia? e nem tudo que é mais caro é melhor hein


  • Acho que como sempre a NOKIA deve impressionar nas câmeras e um design que todos olhem e falem - nossa é um nokia, posso ver?
    Bateria boa, carregamento rápido e hardware compativel com o preço é oque queremos ate nos modelos mid!


  • Como eu disse em outro artigo anteriormente, a Nokia terá um árduo caminho, a concorrência não será fácil.
    No primeiro momento estou gostando do caminho que a empresa vem trilhando, apresentando produtos de qualidade e bem silenciosa, sem tentar causar rebuliços desnecessários.
    Ainda espero por um smartphone que venha mostrar a que ela veio.
    Lembrando que muitos dizem que HMD não é a Nokia, mas parte da equipe da antiga Nokia esta embarcada nesta empreitada, então sim, temos um pedacinho da Nokia na HMD.


    • Nokia é tão boa que quando chegaram concorrentes com inovações de verdade(iphone e HTC) oque ela fez, se adaptou? não, insistiu naqueles symbian e se vendeu para microsoft numa epoca que celulares estavam explodindo em vendas


  • Tem como não minha gente


    • Ainda não cara Niedja, também não estou dando credibilidade, pelo que vemos como a Lenovo está trabalhando na linha Moto, que talvez se ainda fosse a pura Motorola, eu ainda teria esperança. E assim mesmo com a antiga equipe da Nokia trabalhando em parceria da HMD, eu ainda estou com o pé atrás, mas como nosso amigo Elerson disse logo acima, será um caminho árduo, mas eles estão com uma excelente estratégia comercial sem causar falsas expectativas até o momento.

      Vamos acompanhar e talvez quem sabe, nos impressione?


  • A Nokia de hoje não é mais aquela velha Nokia. Até o design é esquisito. Versão do Android esquisitão. Não tem mais o botão dedicado a câmera, entre outros detalhes.


  • Trouxe, da mesma forma que a Lenovo trouxe a Motorola...


  • Tenho um grupo no zap sobre Android quem quiser entrar chama no 11975857360


  • Verdade seja dita?
    A gente espera demais das fabricantes!

    Tô ficando cansado sido.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi