O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 195 Compartilhado 85 Comentários

Este é o melhor momento para você ter um celular com carregamento sem fio

Na terça-feira (12), a Apple apresentou ao mundo os novos iPhone 8 e o revolucionário, segundo a empresa, iPhone X. A fabricante liderada por Tim Cook introduziu pela primeira vez em seus novos modelos o sistema de carregamento sem fio e, acredite, isso irá beneficiar aqueles que tem um smartphone Android com essa função.

Você já conhece a história: a Apple não inventou o sistema de carregamento sem fio. Pelo contrário, a marca está usando o padrão do mercado, chamado de Qi, usada pelas fabricantes Android há anos. Contudo, vocês podem apostar que o simples fato dessa tecnologia estar presente em um iPhone fará com que todo o desenvolvimento de novas estações de carregamentos para o mercado (docks) seja intensificado.

Muitos usuários contam com o recurso de carregamento sem fio em seus dispositivos, mas raramente ele é colocado em uso. Existem centenas de docks e acessórios no varejo que são vendidos pelas fabricantes, como a Samsung, que passam despercebidos pelos usuários. Felizmente, ou infelizmente, a Apple irá mudar essa perspectiva.

Androidpit usb type c 0401
O cabo USB é um velho companheiro / © ANDROIDPIT

Isso já aconteceu bastante no passado: um padrão de tecnologia que surge no mercado e enfrenta dificuldades para ser aceito por todas as fabricantes. A coisa sempre muda de cena quando a Apple resolve introduzir determinada tecnologia ou padrão em seus dispositivos, obrigando as demais fabricantes a segui-la.

Existem exemplos nesse sentido, como o touchscreen, a USB Type-C em laptops e, agora, vai acontecer o mesmo com o sistema de recarga sem fio. Meu primeiro smartphone com carregamento sem fio foi o Nexus 4, de 2012, e atualmente estou com um outro dispositivo que também tem esse recurso, o Galaxy S8+. Em todo esse tempo, confesso que usei a recarga wireless apenas quatro vezes, pois não conseguia ver motivos para abandonar o cabo USB.

Snapchat Spectacles 1066
Base de carregamento turbo e sem fio da Samsung / © ANDROIDPIT

Toda mudança é bem-vinda

A questão da Apple padronizar toda uma cultura ou estilo de uso não é algo inimaginável. Todos os aeroportos, shoppings e até redes de fast-food contam com tomadas e lugares onde podemos carregar nossos celulares. Raramente encontramos uma base ou estação de carregamento sem fio.

As coisas devem mudar nesse sentido, pois a Apple detém cerca de 30% do mercado europeu, quase 60% do mercado norte-americano e tem bastante influência em países emergentes. É bastante provável que aconteçam adaptações neste sentido, começando nas lojas da Apple e indo para o mercado.

Opinion by Luca Zaninello
O dock wireless irá substituir a powerbank.
O que você acha?
50
50
335 participantes

A expectativa é que bares, hotéis e escritórios passem a oferecer estações de carregamento. Esse contato mais próximo com essa tecnologia fará com que o usuário sinta mais interesse em trocar um cabo USB por uma dock wireless. Não é difícil de imaginar isso, pois os próprios usuários da Apple que não compravam fones Bluetooth de outras marcas, passaram a investir em AirPods para aproveitar a tecnologia dos recentes aparelhos. O movimento foi bem aceito e está acontecendo na maior normalidade possível.

Outro ponto interessante nessa história é o fato da Apple não ter usado um sistema proprietário, e sim apostado num padrão existente no mercado. Usuários de iPhones e Android poderão compartilhar acessórios, o que me faz acreditar que a adesão ao carregamento sem fio será mais rápida.

Você já usou carregamento sem fio? Acha esse sistema interessante?

195 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Syd Barret há 1 semana

    É impressionante que mesmo não sendo a pioneira, a Apple já apresenta a melhor tecnologia de carregamento sem fio.
    Agora, é só questão de tempo pra estar nos Shoppings, Fast-foods, etc. Não adianta só ter a tecnologia é preciso torná-la presente e acessível. Isso a Apple sabe fazer bem.

  • Rodrigo Dias há 1 semana

    Eu acho que ele quis dizer no sentido de que, agora que a Apple implementou a tecnologia de carregamento sem fio, daqui a algum tempo as fabricantes também vão adotar a tecnologia, até mesmo nos modelos mais simples. Me lembro que em 2013, celular com câmera frontal era praticamente um recurso de luxo. Hoje em dia, até o celular mais simples possui.

  • Barbosa51 há 1 semana

    Já pensei em comprar um carregador sem fio, contudo está muito caro (300 reais o da Samsung). Alguém conhece de outra marca, mais barato??

  • Victor O. há 1 semana

    Comentário perfeito. Concordo plenamente. Se eles sabem fazer uma coisa direito, é fazer algo funcionar.

    Celular ja tinha leitor de impressão digital, mas ela veio e fez virar necessidade. Celular ja tinha câmera frontal, mas ela veio e fez virar necessidade. Tela de alta resolução, mesma historia. NFC pra mim é o mesma coisa, geral ja tinha e não servia pra nada, ai ela veio e a Sammy arrumou a casa em 2 dias. Agora vai ser o mesmo com o Qi. E espero mesmo que sim, porque ninguém merece essa coisa de andar com powerbank, com carregador, incompatibilidade de tomada (pra quem viaja muito) e afins. Assim ao menos a coisa fica mais organizada e fácil de funcionar…

  • Barbosa51 há 1 semana

    Não é status, é facilidade. Vc apenas deixa o celular e sai, e quando precisar é só pegar rapidamente. Fora que previne a entrada do aparelho de arregaçar.
    Isso é o futuro, o novo Cruze já possui carregamento por indução no porta-trecos. Só vc sentar e jogar o celular dentro.

85 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi