O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

5 min para ler 65 Compartilhado 31 Comentários

3 dicas para deixar sua Conta Google mais segura com o Dashboard

Recentemente, a Google anunciou modificações e melhorias no Google Dashboard, deixando a interface e a navegação mais fáceis para quem acessa o serviço pelo smartphone. Os menus estão maiores e mais acessíveis. Mas você sabe para quê serve o Google Dashboard?

Essa útil ferramenta ajuda a controlar toda a sua vida no Google, o que não é pouca coisa caso você tenha conta em alguns serviços como Gmail, YouTube, Chrome ou use um dispositivo Android. É muita informação guardada e muitas opções para gerir.

Todo mundo que tem qualquer conta em um serviço da Google pode e deve conhecer e fuçar no Dashboard, há muitas funções importantes. Hoje, vou focar em segurança e apresentar a você três maneiras de aumentar a segurança da sua Conta Google usando o Dashboard.

Primeiro, para acessar o serviço, você pode digitar myaccount.google.com em seu navegador, seja ele desktop ou mobile ou, caso você seja proprietário de um smartphone com Android, ir até as Configurações de seu aparelho e acessar o menu da Google. As três primeiras opções são as mesmas do Dashboard.

google dashboard
Google Dashboard no navegador do desktop / © AndroidPIT

1. Ative a verificação em duas etapas

Se antigamente ter uma senha mais complexa era o suficiente para estar protegido, hoje não é mais. Há diversas maneiras de se descobrir uma senha, e por isso muitos sites e serviços da internet estão implementando a verificação em duas etapas.

Nela, além de você inserir usuário e senha de uma conta, precisa também inserir um código especial e feito apenas para você a fim de continuar acessando o que pretendia. Com o Google e as informações delicadas que ele carrega sobre você, não seria diferente.

Para ativar, no Google Dashboard, vá em "Login e Segurança", e depois em "Verificação em duas etapas". Após um pequeno tutorial, clique em "Primeiros passos". Digite sua senha e será pedido o número do celular que você irá utilizar. Escolha um que você utiliza com frequência e esteja sempre à mão. Coloque DDI e DDD e escolha receber uma mensagem de texto, é mais fácil.

Um campo aparecerá, e nele você vai digitar o código que receber via SMS. Por fim, basta selecionar o botão "Ativar" para que essa importante ferramenta de segurança passe a funcionar e te proteger.

google dashboard 2
Ativando a verificação em duas etapas / © AndroidPIT

2. Veja quais dispositivos e serviços acessam sua conta

É difícil lembrar em quais dispositivos e aplicativos você andou colocando sua conta? Às vezes, você teve que usar o aparelho de um conhecido para acessar um site de ingressos ou verificar o e-mail; ou, ainda, acessou um serviço como o Foursquare com sua conta.

Se você não vai mais usar o serviço em que se cadastrou, pode revogar o acesso dele ao seu login e outras informações Google também pelo Dashboard. Vá em "Login e Segurança" e depois clique em "Aplicativos conectados à sua conta".

Estou certa de que você vai encontrar serviços, sites, jogos e aplicativos que você não usa há muito tempo com privilégios para acessar sua conta. Faça uma limpa, clique no que não serve mais e use o botão "Remover" sem dó.

google dashboard 3
Veja quais aplicativos estão conectados à sua conta / © AndroidPIT

Ainda em "Login e Segurança", clique em "Dispositivos utilizados recentemente" para conferir onde e quando sua conta foi acessada pela última vez. Se ver algum dispositivo estranho com acesso recente, desconfie. Acima da lista há um botão "Proteger sua conta" que pode ajudar.

google dashboard 4
Todos os dispositivos em que você já fez login aparecem aqui / © AndroidPIT

3. Faça uma verificação de segurança completa

De tempos em tempos, ou ainda se desconfiou de algo suspeito em suas atividades, você pode recorrer à uma Verificação de segurança no Dashboard. Em "Login e Segurança" vá em "Verificação de segurança" e clique em "Primeiros Passos".

google dashboard 5
Se desconfiar de algo, faça uma Verificação de segurança / © AndroidPIT

Confira seu telefone e e-mail de recuperação de senha e clique em "Concluído". Depois, você poderá verificar seus eventos de segurança recentes. Se nada for suspeito, clique em "Tudo certo". No próximo passo você irá verificar se os dispositivos conectados estão normais.

A seguir, irá passar pelos sites, serviços e aplicativos que têm acesso a sua conta. Você pode remover os que não quiser ou considerar estranhos. Clique em "Concluído e será levado para a seção da "Verificação em duas etapas". Se não estiver ativada, o Google aconselhará a fazer isso.

google dashboard 6
Confira tudo a respeito da sua segurança, tudo o que é acessado / © AndroidPIT

Nos passos 2 e 3 você pode clicar também em "Há algo de estranho", e será convidado a alterar sua senha. É saudável e recomendável trocar sua senha ao menos uma vez por ano.

google dashboard 7
Altere sua senha com certa frequência para se manter seguro / © AndroidPIT

E é isso. Esses são apenas alguns dos serviços muito úteis que a Google oferece em seu Dashboard. Passe por lá com mais tempo, explore todas as funções disponíveis e use-as a seu favor?

Você já usava o Google Dashboard? Quais funções mais utiliza?

Fonte: Google Blog

65 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações