O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 388 Compartilhado 161 Comentários

Motorola está preparando uma mudança na interface de seus dispositivos?

A Motorola ficou bastante conhecida entre a comunidade de usuários Android por oferecer um sistema com visual pouco alterado, semelhante ao encontrado nos smartphones Google. Acontece que, aos poucos, a empresa vem fazendo algumas modificações e, aparentemente, a Moto pode estar se preparando para apresentar mudanças maiores ou um outro conceito de interface.

Se você é fã da Motorola ou acompanha as mudanças que a empresa vem fazendo em seus dispositivos, deve ter reparado que, aos poucos, a interface da empresa está passando por leves modificações. A versão do software mais recente, por exemplo, traz ícones arredondados, animações diferenciadas e mais elementos transparentes.

Recentemente, a fabricante comentou que essas mudanças foram feitas em cima de um launcher disponibilizado pelo próprio Google no AOSP (Android Open Source Project). Apesar disso, muitos usuários acreditam que a empresa poderia ter investido num launcher ainda mais simples e parecido com o Pixel Launcher, também disponível na Google Play e no AOSP, e usado por algumas fabricantes.

AndroidPIT moto z2 play 6218
Interface atual da Motorola / © AndroidPIT

Os ícones, por sua vez, não seguem o padrão do Android, visto que a Motorola aplicou um efeito de papel dobrado nos apps do sistema e também em seus serviços, como a central Moto. Agora, contudo, a empresa está enviando para alguns usuários que participam do programa de aprimoramento de seus serviços e produtos uma pesquisa sobre interface do usuário:

moto interface poll new screen
Pesquisa da Motorola / © AndroidPIT (captura de tela)

Nela, a fabricante pede a opinião dos participantes sobre qual launcher é o melhor, ou então aquele que é considerado o mais bonito. Entre as opções apresentadas está o próprio launcher da Motorola, a MIUI, da Xiaomi, e a TouchWiz (Samsung Experience), da Samsung.

Durante a pesquisa, a empresa não diz de que forma essas informações serão trabalhadas, mas, claramente, podemos concluir que se trata de uma enquete sobre experiência de uso baseada na interface do sistema. Todas as opções exibidas não contam com gaveta de apps, ícones ou elementos nativos do Android puro, o que pode indicar o interesse da Motorola em desenvolver mais widgets, wallpapers, e um launcher ainda mais customizado.

Recentemente, a Lenovo resolveu disponibilizar no Moto Z vendido na China a ZUI 2.5, interface presente nos smartphones vendidos por sua subsidiária, a ZUK. A empresa também faz modificações pontuais no software dos modelos vendidos na Índia. 

É provável que a empresa esteja buscando por uma interface que possa estar presente em todos os modelos fabricados pela Lenovo e pela Motorola, o que iria contribuir com o desenvolvimento do software e na velocidade das atualizações do sistema para as linhas Moto e Vibe. Assim, ambas as empresas podem estar à procura de uma UI que agrade chineses, brasileiros, indianos e milhares de outros usuários Moto.

Qual o seu palpite?

388 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

161 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi