O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 193 Compartilhado 139 Comentários

Não é porque o smartphone não é para você, que ele não é bom

Hoje vamos abordar um tema polêmico. Sem mais demora, preciso falar com vocês sobre um problema que vejo ocorrendo não apenas na área de comentários do AndroidPIT, mas também em outros sites e canais do YouTube. Basta o veículo falar sobre qualquer aparelho que não seja o escolhido de alguém que o mundo desaba.

Isso fica muito mais evidente em aparelhos mais simples vendidos no Brasil, mas vejo acontecer em qualquer categoria. Se por algum motivo, citamos o LG K4, Galaxy J5 ou Moto C Plus, por exemplo, já abrimos o guarda chuva esperando as críticas.

androidpit money cash 6
Nem todos têm a mesma condição que você / © AndroidPIT

Aparentemente, para um grupo relativamente grande de pessoas, aparelhos como esses "não prestam", "são destruídos pelo seu Xiaomi que custou apenas R$ 350 sem impostos" e são "lixo pelo preço que é cobrado por eles".

Aqui no AndroidPIT respeitamos todas as opiniões, e por isso comentários contendo esse tipo de crítica não são apagados (a não ser que contenham ofensas), mas nos sentimos no direito de também falar a respeito. Há um certo número de pessoas que reconhece ter mais conhecimento, mais "esperteza", e que por isso se sente no direito de rebaixar as escolhas alheias.

Chegam inclusive ao ponto de pedirem ao site para que aparelhos assim não sejam mais citados, por "serem ruins". Enquanto isso, ostentam caros topos de linha ou, ainda, smartphones adquiridos via importação, que "não pagaram taxa e custaram apenas X reais, o mesmo preço que essa porcaria citada".

AndroidPIT samsung galaxy j3 0819
Sim, é possível ser feliz com o Galaxy J3 / © AndroidPIT

É preciso entender, de verdade, com o coração mesmo, que nem todos possuem:

  1. O mesmo gosto por smartphones que você
  2. A mesma situação financeira que você
  3. As mesmas necessidades junto a um smartphone que você
  4. A mesma capacidade de lidar com a importação, suas inseguranças e sua espera que você

Sei que pode ficar difícil imaginar, mas saiba que nem todos precisam de tela AMOLED. Nem todos precisam de um sistema sem bloatware. Nem todos deveriam largar o WhatsApp e migrar para o Telegram. Nem todos precisam de bateria super durável, ou ainda de hardware para rodas jogos pesado.

Alguns, na verdade muitos, precisam apenas de um smartphone que funcione de forma razoável, que entre no WhatsApp, no Facebook e no Instagram, que façam selfies bacanudas com biquinho para serem compartilhadas e ganharem likes, que tenham uma tela que dê leitura nos sites que mais gostam de acessar. Não faz sentido para elas gastar mais de R$ 1500 em um intermediário premium ou em um topo de linha, ou ainda colocar o número do cartão de crédito em um site chinês na internet.

Sim, para alguns essas informações serão chocantes. Mas, no resumo, entenda que nem todos pensam que nem você, e que por isso podem, sim, ficar satisfeitas com um aparelho de entrada. E mais, um aparelho de entrada comprado no Brasil, em 24 vezes com juros, porque é o que ela pode pagar no momento. Pode não ser a situação ideal, mas é o que temos para hoje.

Entendo que você é uma pessoa boa e deseja que todos no mundo tenham a mesma iluminação tecnológica que nem você e saibam que um OnePlus 5T é infinitamente superior a um Moto Z2 Force, que um Xiaomi Mi A1 é a melhor solução para qualquer problema e que importar um aparelho é ser intelectualmente esclarecido, a única opção possível. E entendo também as implicações políticas, o protecionismo, o sobretaxamento, o voto errado e outras coisas que influenciam na condição de algumas pessoas e em suas escolhas financeiras.

Mas peço que leve a sério essas últimas palavras e repense algumas coisas. Ficamos todos muito felizes que você tenha feito uma compra sensacional, de verdade. Ter acesso a um bom smartphone, ainda mais por um bom preço, é sim um privilégio, acredite. Entretanto, continue usando a sua inteligência e respeite a escolha dos outros.

AndroidPIT oneplus 5t 2903
OnePlus, o desejo de muitos. Mas não de todos / © AndroidPIT

Diminuir as pessoas que não podem ou não querem fazer as mesmas escolhas que você não aumenta o saldo da sua conta bancária, não faz chover Zuks Z2 na sua caixa de Correios e, pior, não conserta português ruim por falta de boa leitura.

Por isso, vamos dar uma folga à equipe do AndroidPIT, que tem a obrigação de falar de todos os tipos e categorias de smartphones e gadgets para todos os tipos de pessoas, e também aos outros leitores, sejam eles usuários básicos, avançados ou apenas curiosos atrás de informações. E, se você tiver sugestões realmente boas, não deixe de mandar. Gostamos de ler tudo.

Você concorda com isso? Se não, por que?

193 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Jairo rios há 1 semana

    Sempre comentei que cada um.com suas necessidades, gostos e bolso , apenas acredito sim que existam gadgets com péssimo custo x beneficio no mercado nacional e que os consumidores têm que ser alertados.

  • Claudio R. há 1 semana

    Concordo que as pessoas devem e comprem aparelhos de entrada para usar o básico como o WhatSapp 👍
    Que utilidade tem um intermediário premium ou um top para quem não é um usuário muito exigente?
    Só não concordo com o preço cobrado em um aparelho de entrada pelas fabricantes aqui no Brasil 👎

  • Daniel há 1 semana

    Críticas construtivas são sempre bem vindas, áreas de comentários deveriam ser lugar de aprendizado, espaço democrático que respeita o gosto e condição financeira de cada tipo de usuário. O problema é essa geração mimimi que não aceita ser contrariada e adora partir pra agressividade gratuita, discordar é um direito de todos, desde que seja com respeito! Eu sempre crítico as fabricantes e não os usuários, ao meu ver aparelhos que custam abaixo de $500 poderiam entregar mais, por mais que seja pra uso casual, as vezes dá é muita dor de cabeça.

  • Léo Walk há 1 semana

    Quando algum amigo vem me perguntar qual smartphone indicaria pra ele comprar, eu sempre pergunto quanto ele está disposto a pagar por um aparelho. Essa é a melhor avaliação que um usuário experiente pode fazer.

  • Marcelo Neri há 1 semana

    Concordo com o texto e respeito quem compra os aparelhos de entrada, mas sempre questiono que os fabricantes poderiam oferecer produtos melhores pelos preços cobrados!
    Acho que cabe também esse questionamento:
    Será que o smartphone que você compra tem um preço justo no Brasil?

    Já passou da hora do brasileiro começar a questionar quanto paga de impostos e os lucros embutidos nos produtos.

139 Comentários

Escreva um comentário:

  • Não comento muito as matérias, mas esta merece um elogio: parabéns pela coragem de abordar um tema complicado como este!
    Concordo com 90% do que foi escrito.


  • muito bem escrito esse texto!! concordo com tudo, cada um tem seu orçamento e suas prioridades.


  • Tragam um aumento de salário pra Stella!

    Vc é sensacional!


  • Perfeito. Eu me vejo como um harduser e sonho em trazer um xiaomi, MAS minha namorada não.
    Pra ela, pagar mais de 800 reais num aparelho é absurdo, vivia feliz com um K5.
    Ja eu tenho chorado porque não achei alternativa decente ao Moto Maxx. =/


  • Gostei da matéria. Pq as pessoas não precisam de um smartphone que abra portal para teletransporte, tipo uma edição Portal Edition... As pessoas só precisam de um que elas gostem e ponto final. Uso o moto g 1 e tenho amigo que não troca seu iPhone 4S por nada kkkk


  • Muito bom o texto concordo plenamente, as vezes as pessoas só querem um telefone celular para fins básicos ou por não ter condições. Cada um tem sua individualidade sua opinião o certo seria respeitar e ser justo!


  • Por favor Stella , me passe o telefone do seu chefe. Preciso pedir um aumento de salario para você agora.

    Aplaudindo de pé o seu texto.

    Mais chato que esse povo que adora odiar tudo que não é a escolha dele, somente os do:

    "...TIM BETA MANDOU LEMBRANÇAS". "...PAGO 50 REAIS NO TIM BETA". "...TENHO 20 GB POR 50 REAIS"

    Putz, esses ganham, e populam todos os posts sobre operadoras e comparativos de planos. Seja aqui, seja no Tecnoblog, seja no Tudo Celular.

    Inclusive creio que mereciam um texto no mesmo molde.

    A pessoa não entende que o outro pode simplesmente não querer ter a TIM como operadora. Que nem todo mundo quer ficar colocando suas redes sociais (isso quando tem rede social, eu só tenho o Twitter) para buscar "pontos". Gente é escolha de cada um.

    Vejo muitos desse perfil de pessoa na geração floco de neve.


  • Existe uma parcela de pessoas que nao têm noção de qual celular comprar.... E por não saberem ou por não estarem informadas acabam comprando qualquer um só por ser android

    E por conta disso, falta de informação, compram e na maioria das vezes pra instalar um aplicativo tem de desisntalar outros....
    E o pior de tudo, compram parcelado e no preço final acabam pagando quase um preço de um bom intermediário...

    Pois e mais viavel empurrar um cel abaixo do básico hoje em dia por um preço absurdo e ja vi muitas pessoas que não entendem comprando

    E aí quando vêem algum jogo ou aplicativo legal
    Não conseguem instalar no deles.
    Sinceramente esses tipo de cel que vemos por aí definitivamente nao serve pra mim, pra voce e pra ninguém...


  • Se vcs acham que aqui tem mimimi, não viram o TC..
    Chega da nojo de ler alguns comentários.
    Aqui, embora ainda haja meia dúzia de babacas postando asneiras, ainda assim, os comentários são bem mais "qualificados" que no site TC..
    Percebo que aqui os usuários tem um pouco mais de educação pessoal e mais equilíbrio nos comentários, espero que isso aumente!!


  • Estou a um bom tempo sem comentar nada aqui no site. Só vim pra te dar parabéns pela matéria, Stella. Falou por muitos e muitos aqui!


  • Abaixa que é tiro !!!
    Excelente texto, agora é sentar e ler os comentários com minha coca gelada😉


  • Concordo com a matéria. O que nós consumidores sempre criticamos é o fato de muitos dispositivos serem péssimos no quesito custo x benefício. Aparelhos muito baratos geralmente são horríveis para qualquer público. Eu sempre tento ajudar alguém a comprar um aparelho bom sabendo sempre de sua necessidade na qual irá usar o smartphone e quanto a pessoa pode ou quer pagar por isso. Obviamente que tem sempre quem quer algo bom e caro e não pode pagar por isso. É nessas horas que é tão importante ajudar alguém a escolher um aparelho bom, que atenda essa pessoa no que ela precisa e não a faça se endividar igual uma louca à toa. Nem todos precisam de um Note 8, nem todos precisam de um iPhone X e nem todos precisam de um Moto Z Force, mas dificilmente alguém será feliz com um Galaxy Pocket.


  • Parabens Stella e parabens a equipe do AndroidPit por mostrar e provar mais uma vez com esse post que vcs nos leem e ouvem a gente.

    Nao que o AndroidPit antes nao fazia materias atingindo os modelos mais tops ate os simples mas com a Stella na equipe o site ganha muito mais com essa distribuição de materias entre os modelos. O site tem tudo a crescer mais!

    Mas o que posso falar é que esse pessoal que tem essa atitude, são os mesmos "istas" que estão para os videogames.

    Vou citar novamente uma parte do texto que pra mim foi pra matar o assunto e simplesmente triturou, amassou esses ostentadores:

    "É preciso entender, de verdade, com o coração mesmo, que nem todos possuem:

    O mesmo gosto por smartphones que você
    - A mesma situação financeira que você
    - As mesmas necessidades junto a um smartphone que você
    - A mesma capacidade de lidar com a importação, suas inseguranças e sua espera que você"

    O segundo e o quarto item sao os principais ja que topo de linha se todos tivessem condições todos investiriam e site importado eu mesmo posso dizer que nao me arriascaria.

    Mais uma vez, parabens!!!


  • Fiquei feliz que citou me aparelho: ZUK Z2, se eu tivesse condições melhores, comprava um S8 ou um iPhone 7, mas infelizmente minha realidade não é possível, e tive que sofrer com a espera, não tenho nem cartão de crédito, foi no boleto mesmo e se não viesse ou fosse perdido nos Correios, adeus. Curto bastante as matérias e tenho certeza que 2018 teremos muito mais coisas para pensar e admirar. '-)


  • "Sei que pode ficar difícil imaginar, mas saiba que nem todos precisam de tela AMOLED. Nem todos precisam de um sistema sem bloatware. Nem todos deveriam largar o WhatsApp e migrar para o Telegram. Nem todos precisam de bateria super durável, ou ainda de hardware para rodas jogos pesado."

    Poderia adicionar "Nem todos acham importar da China uma vantagem". Eu acho mais seguro comprar por aqui mesmo. Os intermediários atendem bem, garantia local é bem mais pratica e nem todos tem condição para dar o valor cheio no boleto. Agora argumentar é ouvir "Abra a sua mente seu inseto". Aí complica.


  • Cara, acredito q seja o melhor texto que eu li nos últimos tempos. Principalmente sobre esse assunto.
    Parabéns, mesmo! Concordo com tudo, sem tirar nem por.
    Tem muita gente que se acha o "pika das galáxias" só pq comprou aquele 'fucking' aparelho Chinês que custou menos de R$ 1000, mas que tem um hardware de top de linha.
    Enfim, temos realmente q entender q nem tds tem os mesmos gostos e desejos e, sejam lá quais o forem, não nos fazem melhor ou pior do que ninguém.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações