O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

7 min para ler 58 Comentários

Nexus 6 vs. Galaxy S5: o Nexus é o melhor smartphone Android?

A Google anunciou hoje o Nexus 6 em parceria com a Motorola. Olhando para as especificações do novo dispositivo, não precisa ser um grande conhecedor de smartphones para dizer que este é um dos melhores aparelhos já anunciados pela gigante das buscas. Aproveitando que o lançamento foi concretizado, resolvi comparar o Nexus 6 com outro grande smartphone, o Samsung Galaxy S5. Qual deles ficará para trás?

nexus 6 galaxy s5 comparison
Nexus 6 vs. Galaxy S5: Será que o Nexus é o melhor smartphone Android? / © ANDROIDPIT

Nexus 6 vs Galaxy S5: Design e construção

Em termos de desenho, o Galaxy S5 é o típico telefone da Samsung, construído em plástico, envolto em uma moldura que lembra metal e usa na parte traseira uma capa de policarbonato que ficou conhecida pelo design "band-aid". Já o Nexus 6 veio com a construção muito próxima daquilo que vimos no Moto X 2014, ou seja, um frame metálico, que deixa o dispositivo com uma aparência bem elegante a os alto-falantes na parte frontal. Ambos os aparelhos possuem uma tela grande, mas o S5 é o menor smartphone desta comparação, sem dúvidas. Ainda em relação à construção dos aparelho, enquanto o Galaxy S5 é flat, o Nexus 6 é curvo. Na minha opinião, os dois aparelhos possuem características dignas de uma boa pegada, tudo vai depender de como você lida com o tamanho da tela.

Além disso, um ponto bastante positivo dos dois aparelhos é que ambos são resistentes à água.

galaxy s5 watermark 18
O Galaxy S5 possui uma moldura em plástico, mas que imita o metal! / © AndroidPIT

Nexus 6 vs Galaxy S5: Tela

O Nexus 6 possui uma tela Quad HD de 5,96 polegadas, com uma densidade de pixels de 496 ppi. Esta é uma característica que tivemos acesso no Brasil apenas com o LG G3 e o Galaxy Note 4. Já o Galaxy S5 foi anunciado com uma tela de 5,1 polegadas, AMOLED, com resolução de 1.920 x 1.080 pixels. Isso significa que o aparelho oferece uma densidade de pixels de 432 ppi. Entretanto, dificilmente você notará uma diferença significativa entre as telas destes dois dispositivos, a não ser que coloque os dois telefones sob um microscópio.

nexus6 front back
O Nexus 6 possui uma tela QHD e as linhas visuais muito parecida com as do Moto X 2014! / © Google

Nexus 6 vs Galaxy S5: Performance

Em termos de performance, o Nexus 6 já nasceu imbatível, pois é embalado por um processador quad-core Snapdragon 805, com clock de 2,7 GHz, combinados com 3 GB de RAM e uma GPU Adreno 420. Some a isso o fato do dispositivo rodar com Android puro e você terá o melhor desempenho em um smartphone já lançado com o OS da Google, ou qualquer outro. No caso do Galaxy S5, vale lembrar que a Samsung anunciou o mesmo no início do deste ano, com um chipset quad-core Snapdragon 801, com clock de 2,5 GHz, e 2 GB de RAM. Se você considerar ainda o peso da skin TouchWiz da Samsung, o Nexus 6 sai na frente neste quesito.

Nexus 6 vs Galaxy S5: Sistema Operacional

O Nexus 6 é o primeiro smartphone/phablet a rodar com a versão mais recente do OS da Google, o também recém anunciado Android 5.0 Lollipop. O fato do dispositivo rodar com Android puro o deixa a frente da concorrência quando o assunto são as atualizações do sistema operacional, e se tratando de um Nexus, este é um dispositivo que já vem otimizado para o desenvolvimento do software Android. Já o Galaxy S5 roda com a versão Android 4.4.4 KitKat (a versão ainda não foi disponibilizada pela fabricante no Brasil) e deve receber o update para Android 5.0 nas próximas semanas.

androidpit lollipop official teaser
Android 5.0 Lollipop já está disponível para o Nexus 6, mas para o Galaxy S5 ainda é um mistério! / © Google

Apesar do OS do Galaxy S5 vir baseado no Android puro, a fabricante tem a liberdade de adicionar características próprias e recursos exclusivos. Assim, a skin TouchWiz da Samsung oferece uma roupagem completamente diferente para a interface do usuário e serviços únicos como o Health, Minha revista, S-Voice e controle por movimentos e gestos, por exemplo. Além disso, o software da câmera possui um número superior de modos e configurações.

Nexus 6 vs Galaxy S5: Câmera

O Nexus 6 tem uma câmera frontal de 2 MP e uma câmera traseira 13 MP com estabilizador ótico de imagem. O Galaxy S5 ganha em Megapixels: a câmera principal do carro-chefe da fabricante sul-coreana possui 16 MP e usa o sensor ISOCELL da Samsung, que é projetado para aumentar a sensibilidade sem aumentar a quantidade de "ruído" na imagem. A câmera secundária do S5 possui 2,1MP e o celular possui um dos recursos de foco automático mais rápidos entre os Androids. Tanto o Galaxy S5 quanto o Nexus 6 são capazes de capturar vídeos em 4K.

Na realidade, como ainda não pude testar a câmera do Nexus 6, fica difícil fazer um comparativo em termos de qualidade de imagem, porém, acredito que o novo Nexus é a chance da Google comprovar que pode colocar no mercado um dispositivo com uma câmera de boa qualidade.

N6 camera 1600
A câmera do Nexus 6 possui o mesmo anel para suporte do flash duplo de LED! / © Google

Nexus 6 vs Galaxy S5: Bateria

A bateria Nexus 6 oferece 3.220 mAh, enquanto a do Galaxy S5 tem 2.800 mAh. Isso não significa necessariamente que a Samsung vai ficar para trás em relação à autonomia de energia, pois além do Nexus e ter um display maior, apenas agora a Google adicionou um processo inteligente de gerenciamento de bateria no Android. A Samsung possui o recurso de Ultra economia de bateria, que continua mesmo limitando o uso do aparelho, ainda oferece a chance de uso da internet e algumas redes sociais pelo usuário. Já testamos o Galaxy S5 neste quesito e o uso da energia pelo dispositivo é otimizado, porém, ainda não sabemos como o Nexus 6 vai se comportar neste sentido. Mas vale dizer que o Nexus 6 traz a possibilidade de ter seis horas de uso com apenas 15 minutos de carregamento através da acessório Turbo Charger.

samsung galaxy s5 mini 3
O Galaxy S5 vem com a parte traseira removível, bem como a bateria! / © ANDROIDPIT

Nexus 6 vs Galaxy S5: Especificações Técnicas

  Nexus 6 Galaxy S5
Sistema Operacional Android 5.0 Lollipop Android 4.4.4 KitKat
Tela 5,9 polegadas, QHD, 2560 x 1440 pixels, 496 ppi 5,1 polegadas, AMOLED, 1920 x 1080 pixels, 432 ppi
Dimensões 82,98 mm x 159,26 mm x 10,06 mm

142 x 72.5 x 8.1 mm

Peso 184g 145g
Processador Snapdragon 805, 2,7 GHz, quad core Snapdragon 801, 2,5 GHz, quad-core
Memória RAM 3 GB 2 GB
Câmera 13 MP com OIS (traseira); 2MP (frontal) 16 MP com ISOCELL
Armazenamento Interno 16/32GB 16/32GB
Bateria 3,220 mAh 2,800 mAh
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Preço começando por 649 dólares nos EUA (R$ 1.589,60) R$ 1.639,00 (16GB)

Nexus 6 vs Galaxy S5: Veredito final

Os dispositivos Nexus são projetados para mostrar o Android em sua forma pura, mas isso necessariamente não significa que estes sejam os melhores celulares rodando Android que você pode encontrar. Bom, não significa isso até hoje. Quando comparamos o Nexus 6 com o Galaxy S5 percebemos que ele tem processador extremamente rápido, mais memória RAM e uma versão super atualizada do software, já o carro-chefe da Samsung possui uma boa câmera e uma tela menor (nunca imaginei que diria isso). Entretanto, o fato do Galaxy S5 estar no mercado há mais tempo faz com que ele tenha uma vantagem com relação ao preço de mercado. O Nexus 6 não conseguiu manter o custo/benefício no varejo e isso pode ser uma vantagem sobre os demais smartphones high end à disposição.

E aí, você concorda que o Nexus 6 possui uma grande vantagem sobre o Galaxy S5?

11 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Murilo da Costa 15/out/2014

    Possuo um galaxy s5 e já tive acesso a outros top de linha e posso te assegurar que ele não fica atrás dos outros aparelhos.

  • Michel Pinto 15/out/2014

    qualquer top de linha hj da na cara do s5!

    o pior top disparado hj em dia!

  • João Vitor 16/out/2014

    Aposto que esse Michel tem um moto g.

  • Cristiano A. 15/out/2014

    Acho desnecessária essa comparação. Deveriam comparar Nexus 6 com o Note 4, pois ambos são phablets. Acredito que o S5 é um excelente aparelho, mas que tem um fim mais casual. E que os phablets se mostrem melhores e mais usuais em meios corporativos.

  • Willian 15/out/2014

    Sem dúvidas o nexus 6 será melhor,por causa do hardware mais recente e o fato de ter o Android puro. Porém dizer que o S5 perde feio é tolice, sem falar que cada um tem suas vantagens, como o monitor de batimentos cardíacos o scanner de digital, multi janelas....coisa que no Android puro não se tem. Então gosto é gosto.

58 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações