O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 22 Comentários

Apple Pay lançado no Brasil; conheça alternativas que você pode usar no seu Android

O Apple Pay chega ao Brasil oficialmente com uma parceria exclusiva com o Banco Itaú. Os usuários de smartphones Android também podem contar com sistemas de pagamentos móveis em seus dispositivos, ainda que alguns sejam exclusivos para determinados modelos. Abaixo, conheça as opções e escolha a que mais convém com seu uso.

Antes de mostrar os serviços que selecionei, gostaria de salientar que estão presentes aqui apenas serviços de pagamentos móveis "in loco", ou seja, aqueles que você pode pagar presencialmente em um estabelecimento com seu celular via NFC, por exemplo. Opções de serviço para pagamentos online, como PayPal, PagSeguro e Pague com Google, não fazem parte da seleção.

Samsung Pay

O mais popular no país é certamente o Samsung Pay. Ele conta com mais opções de bancos, embora as contas elegíveis para débito e crédito sejam segmentadas por pacote de conta ou tipo de cartão. Ele também é o mais funcional, visto que funciona em uma quantidade maior de máquinas.

Além da limitação bancária (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Inter, Banrisul, Cartões Ticket Alimentação, Ticket Refeição, Ticket Cultura, Brasil pré-pagos, Caixa Econômica, Bradesco e Porto Seguro), o Samsung Pay enfrenta uma limitação de funcionamento, visto que o mesmo está disponível somente em aparelhos Samsung Galaxy selecionados.

samsung pay samsung galaxy s7 edge
Samsung Pay / © Samsung
Samsung Pay Install on Google Play

Android Pay

O Android Pay está dentro do Pague com o Google, onde você pode manter seus cartões vinculados em sua conta. Os bancos aceitos, até o momento, são os seguintes: Banco do Brasil, Banco Neon, Brasil Pré-Pagos, Caixa Econômica Federal e Porto Seguro. Itaú e Bradesco, bem como a compatibilidade com a bandeira Elo, devem chegar em breve ao serviço. Qualquer modelo rodando com Android KitKat 4.4 ou superior e que tenha NFC é compatível com o serviço.

android pay side brazil
Interface do Android Pay  / © AndroidPIT (captura de tela)
Google Pay Install on Google Play

Banco do Brasil, Santander Pass e Trigg

Banco do Brasil, Santander e o cartão Trigg oferecem etiquetas e pulseiras NFC que permitem ao usuário fazer pagamentos pessoalmente em inúmeros estabelecimentos. Você pode vincular sua conta bancária e cartões de crédito nesses acessórios. A etiqueta pode ser usada "colada" na traseira do smartphone, enquanto que com a pulseira abasta encostá-la no sensor da máquina com o pulso.

Santander Way Install on Google Play

PicPay, PayPal e Shell

Essas três opções funcionam de forma mais limitada, visto que o pagamento não é feito diretamente na máquina e pode ser que você precise recorrer ao cartão magnético para completar a ação. Eu já testei os três e, no caso, precisei informar ao frentista ou lojista um código para processar o pagamento pelo celular.

pay pal bruno
Stella me enviando míseros R$ 1,99 pelo PayPal / © AndroidPIT (captura de tela)

Você pode conseguir alguns descontos em determinadas compras ou transferir dinheiro para outras pessoas com eles, e o leque de bancos participantes e cartões aceitos é maior, como Hipercard e Elo, por exemplo. 

Você usa ou já usou alguma dessas opções?

54 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Junior Fornazi há 2 semanas

    uso muito o Samsung Pay, no s8+.... nem é preciso ativar o NFC.... apenas fiquei meio stressado um dia que fui pagar em um supermercado, e a operadora de caixa não quis aceitar está forma de pagamento e ainda me fez passar um certo constrangimento.... todos os estabelecimentos que vou aceitam de boa que eu pague com ele... resumindo, não vou mais neste supermercado e fiz uma crítica construtiva na minha avaliação no Google Maps (sou guia local)....

22 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Samsung Pay é o melhor sistema de pagamento, alem de aceitar o NFC dos outros, possui a tecnologia exclusiva MST que simula a tarja magnética. Para o operador da maquininha não muda nada e assim fica mais fácil de usar, você aproxima o smartphone do leitor magnético da maquininha e pronto é como se tivesse inserido o cartão na maquininha, o resto a operadora sabe fazer.

    Outro detalhe é que o Samsung Pay possui um sistema de recompensa quando você usa o sistema deles você acumula pontos que são trocado por vários produtos Samsung.

    Um detalhe importante hoje menos de 70% das maquininhas estão com NFC ativadas, uma vez que não tinha função alguma, já tarja magnética que funciona com MST da Samsung, 99% das maquinas possuem... Ou seja....


  • Eu tô é chocado com o Itaú no Apple Pay e não nos outros sistemas.


  • uso muito o Samsung Pay, no s8+.... nem é preciso ativar o NFC.... apenas fiquei meio stressado um dia que fui pagar em um supermercado, e a operadora de caixa não quis aceitar está forma de pagamento e ainda me fez passar um certo constrangimento.... todos os estabelecimentos que vou aceitam de boa que eu pague com ele... resumindo, não vou mais neste supermercado e fiz uma crítica construtiva na minha avaliação no Google Maps (sou guia local)....


    • Amigo, por acaso era o Savegnago? Porque passei por esse mesmo constrangimento. Talvez até um pouco mais, porque caixa não viu eu usando o Samsung Pay, e quando ela se deu conta ficou estressada comigo falando que não funcionava alí, o sistema deles não aceitava e que eu teria que pagar novamente com outro método (???), isso sendo que já tinha sido cobrado normalmente e até emitiu a nota. Pedi para chamar a gerente e ela sabia menos ainda, só disse que o sistema não estava atualizado...

      Não entendi é nada do porque não aceitavam, sendo que todos os lugares que eu fui aceitaram normalmente...


    • Mas o que aconteceu? Falasse que era cartão aproximava o smartphone e pronto... Eu não perco tempo explicando quando o caixa é ignorante.


  • Mas a questão é: Toda maquina de cartão de crédito vai funcionar?
    Pq o que mais se vê são maquinas antigas na maioria dos estabelecimento!


    • NFC menos de 70% possui ativada essa função ou seja nem todas vai funcionar já com Samsung Pay você usa o MST que funciona em cerca de 99% das maquinas.


  • acho que não vou usar nenhum aí


  • Uso o Samsung Pay desde que comprei meu A9 em Julho do ano passado. Infelizmente meu cartao Santander de debito não é compatível ainda, apesar desse banco ser aceito. Uso no Samsung Pay meu cartão de credito da Porto seguro. Funciona muito bem. O problema é achar estabelecimentos que aceitem esse tipo de pagamento aqui no Brasil. Em São Paulo capital existem muitos lugares, mas ai vem outro problema, a pessoa nao sabe usar esse serviço, fica tentando, nao consegue, e acabo passando cartao. Abasteço meu carro sempre no mesmo posto, e sempre pago com o Samsung Pay, mas infelizmente, só la mesmo. Usuários de iPhone vao adorar ter essa opção finalmente.


    • Use o MST para pagar, você aproxima a costa do seu smartphone na leitora da tarja magnética da maquininha, vai funcionar em todo lugar, eu uso até no terminal de compras dos caixas do Pão de Açucar.

      Na feira até a tia da garapa sabia usar.


  • Já ouço falar desses serviços há mais de dois anos e nunca vi ninguém utilizar.

    Na real? Pode ser mais prático, mas utilizar o cartão físico não é problema nenhum.


  • Até o momento, não tive necessidade de utilizar esse serviço.


  • Há mais de um ano a Samsung anunciou que iria funcionar com o Itaú e agora começa com a Apple??? Decepcionante Itaú. Decepcionante Samsung.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações