O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 64 Comentários

A querida tela 18:9: conheça as vantagens e desvantagens

Entre outras modas, como no caso do notch, as telas 18:9 inundaram o mercado, e hoje é quase obrigatório topos de linha virem com tal aspecto de tela, com boa parte dos intermediários já apostando nessa característica também. As telas 18:9 parecem ter sido bem recebidas pelo público, mas quais são suas maiores vantagens e desvantagens? Vamos conferir.

Elas são mais bonitas, deixam o aparelho comprido e elegante, mas o que elas apresentam de bom, de verdade? 

AndroidPIT LG G6 MWC 2017 hands on
LG G6 é um dos precursores das telas 18:9 / © ANDROIDPIT

Vantagens

Mais usos ao mesmo tempo

O recurso de tela dupla chegou a diversas marcas e seus aparelhos antes de ser bem incorporado ao Android puro. E essa função combina bastante com uma tela 18:9, seja na vertical como na horizontal. Com o display mais comprido dois apps funcionam muito melhor no aparelho e, consequentemente, sua produtividade aumenta.

Mais espaço para os aplicativos

Alguns apps se beneficiam facilmente de uma tela 18:9. Navegadores e apps de eBooks, por exemplo, ganham mais área para apresentar texto e imagens, uma facilidade para os que já estavam acostumados a uma grande tela de computador. Apps que conseguem se ajeitar sem problemas, como alguns jogos, também vão aproveitar mais tela e mais área de uso.

samsung galaxy s8
Galaxy S8 foi o primeiro destaque da Samsung em telas 18:9 / © AndroidPIT

Mais fácil de segurar

Com esse novo aspecto de tela, foi possível aumentar o tamanho das telas prejudicando menos a usabilidade. Assim, aparelhos com telas de 6 polegadas têm uma pegada bem mais segura do que a de um aparelho de 5,5 de um ano atrás e tela no formato anterior. Do mesmo jeito, o 18:9 ajudou a tela infinita e vice-versa, sendo que é mais fácil implementar essa outra atual moda sem atrapalhar demais o uso.

Desvantagens

Vídeos ainda não preparados

Com o número de aparelhos (incluindo aí monitores e TVs) com display 18:9 aumentando, a produção de conteúdo para esse formato de tela vai aumentar também. Mas, até lá, você terá que tomar decisões complicadas ao assistir algum vídeo, pois ou vai cortar a parte das legendas, ou vai perder conteúdo dos lados. Algumas empresas já produzem conteúdo nesse formato, mas ainda é a minoria, e até lá teremos que lidar com esse incômodo.

Apps ainda não preparados

E não é só com vídeos que os problemas aparecem. No caso de apps, muitos deles também não estão atualizados para lidarem com as telas compridas. Assim, você acaba ficando com duas barras pretas em cima e embaixo, ou dos lados. Nesse caso nem é um problema tão grave, mas se você pagou para ter uma tela 18:9, seria útil aproveitar toda sua extensão, não é mesmo?

lg q6 front
LG Q6, mostrando que as 18:9 também chegam nos intermediários / © AndroidPIT

Mais difícil de alcançar

Essa seria uma desvantagem mesmo se a tela continuasse na proporção atual, de 16:4, mas com uma tela mais comprida, fica mais difícil alcançar o conteúdo disponível. Para o caso de arrastos que pegam a tela inteira, como em navegadores, não faz tanta diferença, mas no caso de um jogo, onde seu dedão precisa ter 25 centímetros para alcançar rapidamente um comando, já passa a ser mais complicado.

E você? Vê mais vantagens ou desvantagens em um display 18:9?

102 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. há 2 semanas

    Eu gosto desse novo aspect ratio, só acho que já passou da hora das desenvolvedoras começarem a adaptar aos apps.

    As consumidores também precisam entender que vídeos se fazem com o celular na horizontal.

  • Sidney há 2 semanas

    Eu não sou fã desse formato, mas já me acostumei. É bem diferente do notch que é impossível de acostumar ou achar que há alguma vantagem. Seria interessante ver uma matéria sobre as vantagens e desvantagens do notch. Na parte de vantagens teria que colocar: nenhuma!

  • Léo Walk há 2 semanas

    Estou no aguardo do aproveitamento 100% da tela, as chamadas zero bordas com tudo embutido na tela (sensor biométrico, câmera frontal, etc.)

  • Sidney há 2 semanas

    kkkkkkkkkkk

  • Henrique Ariel há 2 semanas

    Todo aspecto diferenciado do padrão 16:9 terá pontos negativos. Tenho um ultra wide 21:9, raros os filmes que posso aproveitar esse recurso, alguns canais no youtube e coisa parecida. Alguém sempre ficar de fora, não tem como produzir conteúdo em 21:9, 16:9, 18:9 para o mesmo video/filme. O ideal é ver se a nova tela terá mais pontos positivos que negativos, caso contrario recomendo ficar no "normal" mesmo haha.

64 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações