O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 1 vez compartilhado 28 Comentários

Spotify: Saiba por que você precisa mudar a sua senha já!

Na semana passada, escrevi um artigo com dicas e truques para o Spotify, e muita gente concordou comigo sobre este ser um dos melhores apps para o streaming de música que temos na Play Store. Contudo, parece que ele não é tão seguro assim. Uma lista com detalhes dos usuários vazou e várias contas foram hackeadas. Saiba como se proteger.

Que tipo de informação vazou?

Neste sábado, um documento privado e sob os cuidados da empresa, foi publicado no site Pastebin.com, um canal de compartilhamento de texto. O documento continha parte da base de dados do Spotify. A lista já foi removida, mas o dano já tinha sido causado. Neste documento, tínhamos as seguintes informações:

  • Endereços de e-mail
  • Tipo de pacote contratado
  • Data de renovação do contrato
  • País de procedência
  • Senhas
Usuários reportaram que viram ações suspeitas em suas contas como mudanças em suas playlists

Felizmente, os detalhes bancários dos afetados não foram expostos. A equipe da TechCrunch teve acesso à lista e testou alguns dados que permitiam o acesso a diferentes contas. Até o momento, não se sabe especificamente qual é a quantidade de afetados.

spotify pastebin
Lista revela detalhes de usuários do Spotify no Pastebin / © Pastebin

Como identificar se o seu Spotify foi hackeado?

Segundo um funcionário da empresa, o aplicativo não foi hackeado. Em suas palavras: "o Spotify não foi hackeado e músicas e usuários estão seguros. Nós monitoramos o site Pastebin regularmente e quando encontramos informações de autenticações do Spotify, checamos a autenticidade das mesmas e informamos imediatamente o usuário afetado pedindo que ele mude a sua senha."

O pior ainda pode ter sido a troca de e-mails e senhas

No entanto o Spotify notificou mais usuários do que o normal neste final de semana, pedindo que estes mudassem as suas senhas. Alguns usuários reportaram que viram ações suspeitas em suas contas como mudanças em suas playlists e novas músicas sendo inseridas no histórico do aplicativo.

Para se ter uma ideia, algumas pessoas até disseram que foram rejeitadas no meio de uma música, que acontece quando a conta é ativada em outro dispositivo. Mas o pior ainda pode ter sido a troca de e-mails e senhas.

O que fazer se o seu Spotify foi hackeado?

O Spotify já tem um histórico de falhas no sistema de segurança. Mesmo a empresa negando qualquer possibilidade da plataforma ter sido hackeada. Em 2009, 2014 e novembro de 2015, o Spotify já foi alvo de ataques de segurança.

AndroidPIT virus 2
O Spotify já tem um histórico de ataques no seu banco de dados / © ANDROIDPIT

Portanto, recomendo que, tendo uma conta premium ou não, você confira se não há nenhuma ação suspeita na sua conta e mude sua senha o mais rápido possível, especialmente se você usa as mesmas credenciais para fazer o login em várias contas.

Tente evitar senhas que você já usa em outras contas e serviços, pois isso evitará problemas futuros. Para garantir a mudança faça o logout em todos os dispositivos que usam a conta.

Caso a sua conta tenha sido hackeada e você não consiga mais acessar seu perfil, é necessário entrar em contato com o serviço de atenção ao cliente do Spotify para esclarecer o problema e recuperar a sua conta.

Você foi afetado por este vazamento? Houve alguma mudança na sua conta?

1 vez compartilhado

28 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi