O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
24 Compartilhados 6 Comentários

Android 4.2 é seguro

android 4.2 seguridad

O Android 4.2 oferece uma série de novos recursos, como a função Photo Sphere que permite ao usuário capturar e visualizar fotos panorâmicas de 360 graus em seu dispositivo e um teclado inteligente com digitação por gestos. Mas isso não é tudo: a Google aumentou a proteção dos dispositivos que tenham Android 4.2. Assim, o novo sistema introduz uma série de novos recursos de segurança.

O blogue Android Police teve acesso a um System Dump do Android 4.2, examinaram-no cuidadosamente e descobriram alguns novos recursos de segurança. Por enquanto não sabemos se esses novos recursos aparecerão na versão final do Android 4.2, mas as chances são muito grandes.

SELinux - Conceito de Segurança revisto

SELinux significa Security-Enhanced Linux e descreve uma série de mudanças no modelo de segurança do Linux. Até agora permite que um usuário Root possa ter acesso completo aos aplicativos do sistema. Se você acidentalmente der permissão para um aplicativo malicioso, então você pode danificar o dispositivo.
O SELinux é baseado em um conceito diferente: políticas de segurança definidas pelo administrador e referem-se a cada processo e cada objeto. Através deste conceito, o aplicativo está configurado de modo que o dano malicioso seria muito baixo, uma vez que o aplicativo não teria um acesso completo ao sistema.

«
Gráfico explicando SELinux. Foto: Centos.org

No Setting.apk do System Dump foram encontradas várias entradas que indicam o estado atual do SELinux em "Sobre" nas configurações. O que é importante é que esta é uma configuração opcional. A Google não vai negar completamente o acesso a root . Em vez disso, o Android Police suspeita que essas novas configurações sejam projetadas para agências governamentais e outras empresas onde a segurança é primordial.

Ativar sempre VPN - Distribuição de dados apenas na rede privada

Se estabeleceu em seu dispositivo uma rede privada virtual, o que equivale a uma VPN (Virtual Private Network), isso significa que um número de dados de entrada e saída, permanecerão sempre dentro da rede e, quando o telefone é reiniciado ou a conexão VPN é interrompida. Os dados são enviados regularmente através da Internet pública. Não há nenhum ajustamento, indicando que a ligação de dados pode ser feita apenas através de VPN. Com o Android 4.2 isso vai mudar: existem novas opções, você pode determinar com quem você deseja uma conexão de dados e que só é possível quando uma conexão VPN é estabelecida.

VPN Foto: How Stuff Works

Confirmação contra Premium-SMS

Um aplicativo malicioso pode enviar permissões para serviços premium sem o conhecimento de seus usuários. Isso é muito caro. Agora, com o Android 4.2, com mais segurança, irá ser-lhe perguntado antes de enviar um SMS para um serviço premium, para ter certeza se realmente é algo intencional da nossa parte ou não. Então, você pode permitir ou recusar e, enviar um relatório ao Google sobre este aplicativo malicioso. Portanto, os SMS para serviços de qualidade Premium são uma coisa do passado.

Aplicativos para detectar conteúdo malicioso

A Google incorporou em seu Play Store, vários mecanismos para assegurar que aplicativos maliciosos possam ser descobertos antes de chegarem ao público. Embora existam alguns aplicativos maliciosos, o Google Play é bastante seguro. Em vez disso, com aplicativos de fontes externas, não se pode dizer o mesmo, já que eles podem ser instalados sem qualquer supervisão. Claro, o App Center do AndroidPIT é uma exceção. Agora, nos podemos sentir mais tranquilos, já que o Google Android 4.2 oferece uma nova opção para que os arquivos APK externos sejam verificados antes da instalação, que é baseado em um banco de dados on-line que verifica o arquivo. Ainda assim, não fornece proteção a 100%, mas com isto a segurança melhorou muito.

Fuente: Android Police

Foto principal: Rainer Sturm/pixelio.de, Nico Heister/AndroidPIT

6 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi