O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 310 Compartilhado 40 Comentários

Android O: quais dispositivos já podem rodar a versão alpha do SO

O Android O foi anunciado oficialmente no dia 21 de março, contudo, até o momento temos apenas a versão alpha do novo sistema operacional disponível para desenvolvedores e usuários com interesse em testar as novidades. Abaixo, você confere quais dispositivos já podem instalar a versão alpha do Android O.

Nos últimos anos, a Google vem oferecendo a versão de testes aos desenvolvedores, com o objetivo de acelerar o processo de atualização de aplicativos e serviços. Assim, com o Android O não seria diferente. Abaixo, você confere o programa de updates do Android O:

  • Preview 1 - inicia hoje, na fase alpha;
  • Preview 2 - atualização incremental, beta;
  • Preview 3 - APIs finais e SDK oficial;
  • Preview 4 - imagens praticamente oficiais disponíveis para teste final;
  • Lançamento oficial do AOSP e ecossistema.
O Android O passará por algumas fases de desenvolvimento até chegar à versão final

Quais dispositivos receberão o Android O

Android O: atualização dos Nexus e Pixel

Os primeiros aparelhos a receber a atualização do sistema são os Nexus e Pixel. Neste momento, por se tratar de uma versão ainda em desenvolvimento, os aparelhos listados abaixo não receberão o update Ove-the-Air (OTA). Desta forma, para contar com a atualização, será necessário instalar o novo OS manualmente.

  Android O alpha
Google Nexus 5X Sim
Google Nexus 6P Sim
Google Nexus Player Sim
Google Pixel C Sim
Google Pixel  Sim
Google Pixel XL Sim

Como instalar o Android O no seu Nexus ou Pixel

Antes de mais nada, faça um backup dos seus dados e tenha em mente que você está instalando a versão alpha do novo OS, ou seja, você terá que lidar com instabilidades dos sistema.

Agora, o primeiro passo para fazer essa atualização é habilitar o modo USB debugging. Em um artigo separado, explicamos como fazer isso no PC:

Depois, baixe a Imagem de fábrica do seu smartphone Nexus ou Pixel. Neste processo, você também vai fazer o desbloqueio do bootloader.

Agora, o próximo passo é abrir a pasta de Downloads na qual a Factory Image foi baixada e extrair o arquivo [nome do dispositivo]-[número de build]-factory-[código].tgz (ou similar) com um programa de descompressão como o 7-zip. Abra a pasta descomprimida e extraia o arquivo [nome do dispositivo]-[número de build]-factory-[código].tar de dentro dela. Mova o conteúdo da pasta [nome do dispositivo]-[número de build] para a pasta ADB Plataform Tools e dê um clique duplo no arquivo flash-all.bat.

A Imagem de fábrica será instalada no seu Nexus ou Pixel. O processo demora alguns minutos. Quando terminar, pressione qualquer tecla do teclado para fechar o prompt de comando. O Nexus finalizará a instalação e reiniciará.

Se você encontrar algum erro, primeiramente verifique o ADB-Tools e, caso necessário, instale uma versão mais recente dele. Também é possível "flashear" as imagens separadamente. Execute os comandos nessa ordem:

fastboot flash bootloader <Bootloader-nome_arquivo>.img
fastboot flash radio <Radio-nome_arquivo>.img
fastboot reboot bootloader
fastboot flash recovery recovery.img
fastboot flash boot boot.img
fastboot flash system system.img
fastboot flash cache cache.img
fastboot flash userdata userdata.img






Quando o Android O chega para smartphones não-Google?

Como de costume, o Android O passará por algumas fases de desenvolvimento até chegar à versão final. Essa última, deve ser liberada no terceiro trimestre do ano, quando as fabricantes como a Sony, Motorola, Samsung e LG poderão trabalhar em cima da versão final para adaptar suas skins de fabricante. Exemplos como este, estão no update para Android Nougat e Marshmallow, que ainda patinam para chegar aos aparelhos disponíveis no mercado:

Opinion by Camila Rinaldi
Ainda vai levar algum tempo para este update chegar oficialmente ao seu smartphone não-Google.
O que você acha?
50
50
264 participantes

Depois de passado o período de testes, o Android O deverá ser liberado para os demais aparelhos não Nexus ou Pixel. Logo, você poderá aguardar pela atualização do sistema operacional do seu smartphone Android em meados de novembro ou dezembro de 2017 se seguirmos o clássico programa de atualização do sistema operacional Android pela Google.

Logo, apesar da euforia gerada com o anúncio de uma nova versão do Android, tenha em mente que ainda vai levar algum tempo para este update chegar oficialmente ao seu smartphone não-Google.

E aí, você já instalou o Android O no seu Nexus ou Pixel? O que achou das novidades.

Os comentários favoritos dos leitores

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
310 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi