O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 789 Compartilhado 334 Comentários

Android O: quais dispositivos irão receber a atualização

Atualizado: Vaza lista de dispositivos da Sony

Com uma nova versão do Android em desenvolvimento, o Android O, o jogo das atualizações do sistema operacional começa de novo. Todos querem ter as novas funções do software o mais rápido possível. Mas quais são os smartphones e tablets que receberão o Android O afinal de contas? Confira abaixo quais são as fabricantes que já confirmaram a intenção de atualizar seus aparelhos. Atualização: vaza a lista de dispositivos da Sony que deverão receber o Android O. Confira os detalhes aqui.

Destacar mudanças recentes

Pesquisar por nome da fabricante

Google Pixel Google Nexus Motorola
LG Nokia Samsung
Sony    

Pequena introdução ao Android O beta

Nos últimos anos, a Google vem oferecendo a versão de testes aos desenvolvedores, com o objetivo de acelerar o processo de atualização de aplicativos e serviços. Assim, com o Android O não seria diferente. Abaixo, você confere o programa de updates do Android O:

  • Prévia 1 - fase alpha (encerrada)
  • Prévia 2 - atualização incremental, beta;
  • Prévia 3 - APIs finais e SDK oficial; 
  • Prévia 4 - imagens praticamente oficiais disponíveis para teste final; (estado atual)
  • Lançamento oficial do AOSP e ecossistema.

Para saber quais são as novas funções introduzidas ao sistema com o Android O, clique aqui.

Android O beta - Google Pixel

  Android O
Google Pixel C Sim
Google Pixel  Sim
Google Pixel XL Sim

Os primeiros aparelhos a receber a atualização do sistema são os Nexus e Pixel. Neste momento, por se tratar de uma versão ainda em desenvolvimento, os aparelhos não receberão o update Ove-the-Air (OTA). Desta forma, para contar com a atualização, será necessário instalar o novo OS manualmente.

Android O beta - Google Nexus

  Android O
Google Nexus 5X Sim
Google Nexus 6P Sim
Google Nexus Player Sim

Como instalar o Android O beta prévia 4 no seu Nexus ou Pixel

A Google liberou a quarta prévia do Android O beta para desenvolvedores, que ocupa 205.4 MB e modifica o firmware para OPP4.170623.014. Todos os dispositivos listados acima, tanto da linha Nexus quanto Pixel, já contam com o update Over-the-Air (OTA). Instalei a nova versão no Nexus 6P da redação e, abaixo, você confere a confirmação do número da nova versão:

android o 4 preview
Android O 8.0.0 / © AndroidPIT

Vale lembrar que esta é a última prévia antes do lançamento oficial do Android O. Nesta versão tivemos o envio de correções e, claro, otimização da API final do Android O (API 26). Entre as novidades, uma curiosidade, o Ester Egg agora é um polvo:

Se você ainda não é cadastrado no programa beta do Android, acesse este link e habilite o dispositivo (Nexus ou Pixel). Após esse procedimento, você receberá em seu smartphone uma notificação para atualização do sistema, que o levará para a versão preliminar via OTA. Caso isso não aconteça, acesse Configurações > Sistema > Atualização.

Nota: versões beta podem conter erros que alteram o comportamento do sistema. Após o final do programa, o dispositivo será atualizado para a versão final e estável. Se você fizer o processo reverso antes do término do programa de prévias, irá perder todos os dados armazenados no dispositivo. Faça um backup antes.

Você também pode usar as imagens de fábrica para instalar manualmente a versão prévia em seu smartphone compatível. Contudo, ainda não estão disponíveis no site oficial do Android Developers. Depois que estas estiverem publicadas, utilize o processo abaixo, substituindo, claro, a imagem do sistema da primeira prévia pela da segunda.

Instalação manual do Android O beta: o primeiro passo para fazer essa atualização é habilitar o modo USB debugging. Em um artigo separado, explicamos como fazer isso no PC:

Depois, baixe a Imagem de fábrica do seu smartphone Nexus ou Pixel. Neste processo, você também vai fazer o desbloqueio do bootloader. Agora, o próximo passo é abrir a pasta de Downloads na qual a Factory Image foi baixada e extrair o arquivo [nome do dispositivo]-[número de build]-factory-[código].tgz (ou similar) com um programa de descompressão como o 7-zip.

Abra a pasta descomprimida e extraia o arquivo [nome do dispositivo]-[número de build]-factory-[código].tar de dentro dela. Mova o conteúdo da pasta [nome do dispositivo]-[número de build] para a pasta ADB Plataform Tools e dê um clique duplo no arquivo flash-all.bat.

A Imagem de fábrica será instalada no seu Nexus ou Pixel. O processo demora alguns minutos. Quando terminar, pressione qualquer tecla do teclado para fechar o prompt de comando. O Nexus finalizará a instalação e reiniciará.

Se você encontrar algum erro, primeiramente verifique o ADB-Tools e, caso necessário, instale uma versão mais recente dele. Também é possível "flashear" as imagens separadamente. Execute os comandos nessa ordem:

fastboot flash bootloader <Bootloader-nome_arquivo>.img
fastboot flash radio <Radio-nome_arquivo>.img
fastboot reboot bootloader
fastboot flash recovery recovery.img
fastboot flash boot boot.img
fastboot flash system system.img
fastboot flash cache cache.img
fastboot flash userdata userdata.img






Quando o Android O chega para smartphones não-Google?

Como de costume, o Android O passará por algumas fases de desenvolvimento até chegar à versão final. Essa última, deve ser liberada no terceiro trimestre do ano, quando as fabricantes poderão trabalhar em cima da versão final para adaptar suas interfaces.

Opinion by Camila Rinaldi
Ainda vai levar algum tempo para este update chegar oficialmente ao seu smartphone não-Google.
O que você acha?
50
50
1712 participantes

Passado o período de testes, o Android 8.0 O deverá ser liberado para os demais aparelhos não Nexus ou Pixel. Assim, você poderá aguardar pela atualização do sistema operacional do seu smartphone Android em meados de novembro ou dezembro de 2017 se seguirmos o clássico programa de atualização do sistema operacional Android pela Google.

Contudo, algumas fabricante já saíram na frente e confirmaram alguns dos dispositivos que pretendem atualizar. Já outras sabemos por antemão que terão seus principais modelos atualizados para a nova versão do Android. Essa lista você confere logo abaixo:

Android O - Motorola

  Android O
Moto Z Previsto
Moto Z Play Previsto
Moto Z2 Play Previsto
Moto Z2 Force Previsto
Moto G5 Previsto
Moto G5 Plus Previsto
Moto G5S Previsto
Moto G5S Plus Previsto

Por não ter tantos serviços exclusivos embarcados no seu software, a Motorola sempre conseguiu liberar rapidamente o update para as versões mais recentes do seu software. Por isso, nossa previsão é de que pelo menos os cinco dispositivos listados na tabela acima recebam o update para o Android O com certeza. Os demais modelos deverão ser divulgados pela fabricante em uma lista oficial. logo, se seu aparelho não aparece na lista, não fique se preocupe, pois essa é apenas a nossa sugestão e não uma confirmação da empresa. 

AndroidPIT lenovo moto z review 3577
A Mototola é sempre uma das primeiras fabricantes a atualizar seus dispositivos / © AndroidPIT

Android O - LG

  Android O
LG G5 Previsto
LG G5 SE Previsto
LG G6 Previsto
LG Q6 Previsto

Assim como a Motorola, a LG ainda não divulgou a lista oficial de update para  a versão do Android O. Contudo, com base no ciclo de 18 meses para atualização do software, ambos LG G5 e LG G6 estarão aptos a receber o novo software.

Android O - Nokia

  Android O
Nokia 3 Confirmado
Nokia 5 Confirmado
Nokia 6 Confirmado

A Nokia já confirmou quais são os dispositivos que receberão com certeza o a atualização do sistema para Android O. Assim, os Nokia 3, 5 e 6 são os aparelhos da empresa que aparecem na lista de modelos já confirmados.

AndroidPIT NOKIA 5 6033
Assim como a Motorola, a Nokia pode chegar na frente por ter um software enxuto / © AndroidPIT

Android O - Samsung

  Android O
Samsung Galaxy S8 Previsto
Samsung Galaxy S8+ Previsto
Samsung Galaxy A3 (2017) Previsto
Samsung Galaxy A5 (2017) Previsto
Samsung Galaxy Tab S3 Previsto
Samsung Galaxy S7/Edge Previsto

A Samsung lançou o Galaxy S8 em março deste ano e, sem dúvidas este deverá ser o primeiro modelo da linha, junto com a sua versão Plus, a receber o update do software para Android O. Os demais modelos que adicionamos á lista também deverão ser atualizados levando em consideração o ciclo de updates do Android que é de 18 meses.

Android O - Sony

  Android O
Sony Xperia XZ Premium ( G8141, G8142) Confirmado
Sony Xperia XA1 ( G3121, G3123, G3125, G3116, G3123) Confirmado
Sony Xperia XZs ( G8231, G8232) Confirmado
Sony Xperia XA1 Ultra ( G3221, G3212, G3223, G3226) Confirmado
Sony Xperia XZ ( F8331, F8332) Confirmado
Sony Xperia X ( F5121, F5122), X Compact Confirmado
Sony Xperia X Performance Confirmado
Sony Xperia L1 (G3311, G3312, G3313) Confirmado

A Sony é tradição quando o assunto é atualização dos seus smartphones. A empresa pode demorar para entregar o update, mas é sempre consistente e estável. Na lista acima, estão todos os dispositivos que apareceram em uma lista vazada com os modelos que terão com certeza o update para Android O.

Na realidade, os aparelhos mencionados aqui não são necessariamente uma surpresa, visto que fazem parte do portfólio atual da fabricante apto a receber a nova versão do Android.

Via PhoneArena

AndroidPIT sony xperia xz premium 9483
A Sony é tradição de software bem atualizado / © AndroidPIT

E aí, você está ansioso para ter o update do sistema operacional do seu smartphone para Android 8.0 O?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todos as informações sobre as atualizações para Android O. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

789 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

334 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi