O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
113 Compartilhados 62 Comentários

Este aplicativo só vai sair dos aparelhos da Motorola se você quiser

Acho estranho o comportamento de algumas fabricantes com relação aos apps que são instalados de fábrica em seus aparelhos. Alguns surgem silenciosamente em atualizações do sistema, enquanto outros são descontinuados e permanecem obsoletos sem que o usuário possa removê-los. A Motorola já foi a rainha dos bloatwares num passado não muito distante. Neste artigo, você vai descobrir o motivo pelo qual o App Box está instalado no seu smartphone Moto.

Durante o lançamento da nova linha Moto G, um aplicativo me chamou atenção, visto que este estava embarcado em todos os modelos que foram apresentados pela empresa, como o Moto G4 e o Moto G4 Plus. O App Box vem de fábrica nesses dispositivos e, aparentemente, ele não passa de uma seção com atalhos para a Play Store de aplicativos nacionais.

Em nosso fórum alguns usuários já relataram que o App Box pode ser encontrado entre a seção de apps instalados no sistema, embora o mesmo não esteja visível na gaveta de aplicativos. Isso acontece com alguns modelos da Motorola, como o Moto G 2015 e o Moto X Play. O App Box é irremovível e não pode ser encontrado na Play Store.

Resolvi entrar em contato com a Motorola para saber por qual motivo esse app vem instalado nesses aparelhos por padrão. Antes, quando a Lei do Bem estava vigente, os dispositivos que recebiam incentivos fiscais precisavam oferecer a loja BR Apps, que funciona da mesma forma que o App Box, para incentivar o desenvolvimento de aplicativos nacionais.

Abaixo, você confere o posicionamento da Motorola sobre o App Box: 

Nossas estatísticas demonstram que existe um grande número de usuários que acessa o BR Apps, hoje renomeado e modernizado para App Box e com um novo ícone. Desta forma continuamos com a estratégia de manter o aplicativo embarcado em nossos aparelhos como uma forma de dar mais visibilidade e promover aplicações nacionais, independentemente da continuidade da Lei do Bem.

Como vocês puderam ver, o App Box só existe por conta dos usuários que ainda acessam a loja BR Apps. Claro, não sou contra incentivar desenvolvedores locais, pelo contrário. Entretanto, sou contra qualquer aplicativo que não possa ser completamente removido pelo usuário, principalmente aqueles que não são essenciais para o funcionamento do sistema. 

Screenshot 20160526 201359
O App Box instalado no Moto G4 Plus / © ANDROIDPIT

A tendência no mercado é que esses apps irremovíveis sejam cada vez menos presentes. A própria Motorola foi uma das primeiras empresas que levantou a bandeira do software enxuto. A Asus, por exemplo, que é a fabricante que mais embarca bloatwares em seus aparelhos, aparentemente, está revendo essa estratégia. Tanto que a atualização do Marshmallow para o Zenfone 2 e Zenfone 2 Laser remove mais de 20 aplicativos desnecessários do sistema.

Com base na resposta da Motorola, gostaria de perguntar a vocês: Quem aí acessa o App Box ou o BR Apps?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fellipe Paz há 6 meses

    Problema é que você concorda com essa prática assim que liga o celular. Esta nas cláusulas de contrato de uso que provavelmente você nunca leu.

62 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi