O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 159 Compartilhado 107 Comentários

Cinco funções do Android que já estão "fora de moda"

Com a evolução cada vez mais rápida dos smartphones, muitos dos seus recursos acabam comprometidos com a velocidade dessas mudanças. Logo, diversas funcionalidades ficam relegadas ao esquecimento, sem nem mesmo "cair na boca do povo". Escolhemos cinco delas que já foram sem nunca ter sido e hoje estão "fora de moda" no mundo Android. Confira!

O projetor

A Samsung foi a primeira companhia a integrar um projetor em um de seus smartphones, o Galaxy Beam. Lançado em 2012, este modelo foi recebido com indiferença entre o público, principalmente por causa do seu enorme consumo de bateria, causado por quem? Sim, pelo tal projetor. A ideia até parecia boa, mas, anos mais tarde, ficou claro que esse recurso foi supervalorizado. 

Outras marcas até tentaram incluir um projetor em seus produtos, criando estranhos protótipos. Todas igualmente fracassaram. E, finalmente, essa função foi dada como perdida.

haz galaxia de Samsung AndroidPIT
Galaxy Beam: a ideia até parecia fazer sentido na teoria. Mas na prática.../ © SAMSUNG

A bateria removível

Com exceção do LG G5, a bateria removível desapareceu dos smartphones topo de linha. Os tempos em que essa característica era considerada essencial ficou para trás e até mesmo boa parte dos usuários não faz questão desta função.

Carregamento rápido, baterias mais robustas e auxiliares, carregadores sem fio...hoje há uma série de recursos que permitem que seu smartphone tenha mais autonomia. Logo, quase ninguém mais faz tanta questão de aparelhos que permitem a retirada da bateria. 

Batería Samsung Galaxy s5
Bateria removível: outra característica "demodê"/ © ANDROIDPIT

Sensor infravermelho

Ainda que haja, aqui e ali, fieis seguidores deste recursos, a verdade é que os sensores infravermelhos estão desaparecendo lentamente do Android. Eles estão sendo substituídos por tecnologias mais atrativas, como o Wi-Fi, NFC e o Bluetooth. Logo, eles simplesmente deixaram de ser relevantes. Até mesmo televisores, famosos por fazer uso desta funcionalidade, também tem começado a se desfazer deste sistema.

infrarrojos Samsung Galaxy S6
Cada vez menos smartphones contam com sensores infravermelhos/ © ANDROIDPIT

O teclado físico

Até poucos anos, a característica mais importante dos telefones era a presença do teclado físico que, com o tempo, foi ficando cada vez mais compacto e, finalmente, foi substituído pelas telas multitouch. Mesmo para uso profissional, muitos abandonaram o teclado QWERTY do Blackberry, preferindo os smartphones com telas maiores e mais úteis para determinados fins. 

Mas a Blackberry não se rendeu e, no ano passado, tratou de ressuscitar um smartphone com teclado físico, que consegue ficar escondido atrás da tela, sem comprometer seu design, bastante digno, diga-se. Estamos falando do Blackberry Priv, um modelo que, lamentavelmente, não teve o êxito que a empresa desejava. 

AndroidPIT BlackBerry Priv 9
A BlackBerry tentou ressuscitar o teclado físico no Priv. Infelizmente, sem sucesso / © ANDROIDPIT

O monitor de frequencia cardíaca

Com exceção da Samsung, há poucas marcas que seguem oferecendo um sensor para detectar as batidas do coração em seus telefones. Os smartwatches e smartbands, sem dúvida, contribuíram para o desaparecimento deste recurso nos smartphones. Sem contar com os aplicativos do Google Play, que podem servir ao mesmo propósito. 

Sem contar também que os resultados oferecidos pelos monitores de frequencia cardíaca dos smartphones também não são verdadeiramente interessantes. Nem mesmo são precisos, o que compromete sua utilidade.  

AndroidPIT Samsung S6 235123
Adeus monitor de frequencia cardíaca / © ANDROIDPIT

Que outras funções você adicionaria à lista?

159 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

107 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi