O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 101 Compartilhado 109 Comentários

A briga entre Apple e Samsung pode afetar o futuro do Android?

A Apple processou com sucesso a Samsung por infringir sua patente em 2012, mas a verdadeira batalha começou agora. Apesar das alegações da Maçã, a Suprema Corte de Justiça dos EUA  está revendo o caso. Como este é o primeiro envolvendo patentes tomada pelo tribunal em mais de 120 anos, o resultado poderia ter um efeito enorme no design dos futuros smartphones, incluindo o Galaxy S8.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
2911 participantes

A concepção dos dispositivos Android está no balanço

O caso da Apple contra a Samsung na Suprema Corte americana poderia ter um impacto massivo no design de todos os futuros dispositivos Android. A companhia perdeu o caso em 2012 e foi obrigada a pagar US$ 548 milhões para a Apple. Agora, a empresa sul-coreana reivindica parte deste pagamento - US$399 milhões - alegando que não foram justificados.

A Samsung foi penalizada por copiar o design dos iPhones, que incluía as bordas arredondadas do aparelho e seus ícones. Porém, estes detalhes são só parte do que fez os modelos da empresa realmente populares. O verdadeiro problema da Apple seria a perda de mercado para a concorrência, e é isso que a Samsung está alegando nessa nova etapa do julgamento.

 

O design dos dispositivos da Samsung é só uma pequena parte da sua popularidade

 

Mas a Samsung não está sozinha nessa. Muitas outras empresas de tecnologia estão envolvidas. Facebook e Google lideraram a "campanha", com uma carta amigável à corte à favor da Samsung. Eles declaram que uma vitória da Apple poderia resultar em mais processos de patentes e reduzir a inovação.

AndroidPIT galaxy s7 vs iphone 6 2
O design dos dispositivos Android seriam afetados com este caso / © ANDROIDPIT

Uma perda para a Samsung é uma perda para o Android

Uma derrota da Samsung pode ser devastadora para a inovação dos smartphones, especialmente para o design. A decisão da Suprema Corte estabelece um precedente legal para os fabricantes de telefones no futuro. Então, se a Apple ganhar, qualquer empresa poderia ir para um tribunal e pedir uma indenização por violação de patente. O acusado teria pouca escolha a não ser pagar o montante total concedido pelo processo.

Todos os anos, as fabricantes apresentam algumas mudanças em seus carros-chefe. As alterações mais bem aceitas serão incorporadas nos dispositivos da próxima geração. Estes detalhes não são copiados ou, como diria a Apple, "roubados". Estas especificações são usadas por todas as fabricantes para deixar seus aparelhos ainda melhores.

Esta partilha de inovação é saudável para todos que estão criando uma nova geração de smartphones. As fabricantes competem entre si pelo mercado e os preços dos dispositivos abaixam. Se queremos que os preços continuem caindo, sem perder a qualidade dos dispositivos, uma vitória para a Samsung é a melhor opção.

shutterstock androidpit supreme court
Os EUA devem proteger as patentes, mas também a inovação / © ANDROIDPIT, shutterstock

Os Estados Unidos recompensa inovação e concorrência

Os EUA é um país que incentiva a inovação e a competição através do livre mercado. É parte da nossa cultura e nós estamos orgulhosos disso. Se a Apple quiser continuar divulgando seu status de empresa 100% americana (apesar da maioria de seus produtos ser feito no estrangeiro) eles têm que começar a agir como tal. Se outra fabricante faz um produto de melhor qualidade, você não fica chorando por aí: você se adapta, aperfeiçoa seus próprio produtos ou vai a falência.

A Apple deveria observar a evolução da concorrência e trabalhar para continuar gerando inovação

A Apple não inventou o smartphone. Eles também não inventaram os celulares, o telefone fixo, nem a eletricidade. Estes foram construídos ao longo de gerações de progresso tecnológico. Ao invés de observar a evolução de seus competidores e trabalhar para continuar gerando inovação - no que eles são muito bons, diga-se -  a Apple usa seus recursos para intimidar os concorrentes fora do mercado norte-americano.

Por causa das ações como as da Apple, fabricantes como a Xiaomi hesitam em competir nos EUA, com medo de ser multados por violação da patente de designs. Não queremos que isso continue. Nós queremos mais competição. Infelizmente, no momento, tudo que podemos fazer é esperar que a Suprema Corte americana faça a coisa certa e dê ganho de causa à Samsung.

E você, o que acha dessa batalha? Comente aqui. 

101 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

109 Comentários

Escreva um comentário:
  • As verdadeiras marcas que realmente a Samsung compete é Motorola e Sony, Apple está longe disso.

  • Essa é a função da apple ganhar dinheiro processando os outros, se outras fossem processa-lá já estaria pobre, mas isso não passa apenas de inveja, pois apple está perdendo para sua maior inimiga, e ela não aceita perder

  • Essa história é antiga já, mas sempre achei falta de noção da Apple esse processo por "bordas arredondadas", sendo assim ia ter que processar todas as outras marcas de smartphone....

  • Essa Apple é muito nojentinha. Vive implicando com a Samsung, sendo que outras fabricantes copiam o design do iPhone na cara de pau. Na verdade, creio que é perseguição!

  • Um cria e o outro copia
    Sempre foi assim e não vai mudar

  • Não gosto de nenhuma das duas, então prefiro ir para o próximo tópico...

  • a favor da Samsung sempre

  • Sério que tem gente defendendo a Samsung? Repito, logo a Samsung?

    Alguém já deu-se ao trabalho de ler aquele artigo da Vanity Fair, em 2014? Se não, deem uma procurada por "The Great Smartphone War" no Google que é o primeiro resultado (em inglês, obviamente).

    O "Blog do iPhone" (ignorem o site, apenas deem uma lida no texto) o traduziu, vocês conseguem encontrar por "Copiar os outros está no DNA da Samsung".

    Adoro e uso Android mas eu não apoio, não apoiei e jamais apoiarei uma empresa dessas de maneira ALGUMA.

  • Vou lembrar vcs sobre oq é inovação. ....... inovação é oq a Motorola fez com o top de linha dela fafricou um aparelho q não quebra mesmo vc jogando ele do 5 andar no cimento!!!! e não igual a Samsung que num ano tira a proteção de água no outro coloca a proteção de água ou a Apple que aumenta o tamanho das tela e no outro ano diminui o tamanho das Telas é uma palhaçada essas duas.. e cobram o olho da cara pela mesmice!! Se Moto X Force e sua tecnologia inquebrável fosse fabricado pela Samsung ou Apple custaria mais de 10.000 aqui... Como des "Boris Casoy" isso é uma vergonha kkkk.

  • Sempre a Apple fazendo vergonha

  • Serei sempre à favor dos Android.

  • Eu acho que a samsung está em um melhor momento agora.
    A Apple ta perdendo muito mercado, por isso essa briga toda com a líder no segmento de smartphone, a Samsung.
    Não gosto de ambas, mas admito que a Samsung tá um patamar acima das demais marcas, com seus S e Notes, porque a Samsung só presta nessas linhas premium, seus intermediários e os de entradas são péssimos quando comparamos com as demais.

  • se eu não me engano o design do Iphone 6 e muito parecido com um Samsung galaxy com Windows que foi lançado a um bom tempo atrás. me lembro de ver muita gente zoando disso.
    Eu acho que se a Nokia fizer um top de linha Android com um acabamento premium e um ótimo hardware, ela poderia superar a Samsung com alguns anos.
    Já a Sony precisa de um novo design urgente... e uma nova Ui.

  • Bom dia a todos!
    Realmente ao meu ver esta briga é "quase" que desnecessária, mas no mundo dos negócios vence quem é mais esperto, e dinheiro é dinheiro. A popularidade dos Smartfones da Samsung se deu a sua facilidade de adesão (compra), já que é tão fácil adquirir um aparelho com formas de pagamento "simples". (boleto, cartão, crediário em lojas credenciadas, etc..). Minha opinião, iPhone são os melhores aparelhos no mercado, desempenho, sistema operacional e designer. Sem tirar o mérito da Android e suas respectivas aliadas (Motorola, LG, Samsung, etc.. ), como disse, minha opinião!

  • Quem assistiu a 2001: Uma odisséia no espaço sabe que todos copiaram o filme. Lá é onde aparecem as primeiras imagens de dispositivos sem botões e com toques na tela com formato retangular.
    ;)

  • mais um capitulo da novela samsung e apple as duas libertina.

  • essa briga de macho e femea e antiga eu quero e que se exploda samsung e apple nao uso nenhuma das duas fabricante que robao o bolso do consumidor vao pega outro besta nao eu.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi