O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
64 Compartilhados 29 Comentários

Estes apps lites funcionam muito bem mesmo em celulares de entrada

Se o seu smartphone já está meio antigo ou o dinheiro só deu para comprar aquele modelo de entrada, então é possível que o seu telefone tenha de "suar” para rodar aplicativos mais pesados, ficando bem lento em diversos momentos. Mas sem pânico. Logo abaixo, sugerimos apps lites que permitem que você execute diversas funções no aparelho sem fazê-lo pedir água. 

São aplicativos leves, que não exigem muito da configuração e da bateria do aparelho e ainda permitem que você economize dados do seu plano. Com eles, você pode acessar redes sociais, tratar imagens, gerenciar e-mails, navegar pela internet, entre outras funções.

Para fazer o teste com os apps, utilizamos um Galaxy J7 - gentilmente cedido pela Samsung - cujas configurações permitiram que o desempenho dos aplicativos fossem melhor medidos. 

Confira! 

Facebook Lite

Projetado para funcionar em conexões lentas, a versão Lite do Facebook também faz um bom trabalho em smartphones com configurações limitadas. Com menos de 1MB, ele ocupa espaço ínfimo e exige bem menos da configuração do aparelho, ao contrário do seu irmão mais “robusto”, que faz qualquer smartphone chorar. 

FACEBOOKLITE
Facebook Lite: faz quase tudo que o seu irmão robusto faz, mas sem esganar o celular/ © ANDROIDPIT

Claro que, por se tratar de uma versão Lite, o app não traz alguns dos recursos presentes na versão full da rede social, como a possibilidade de subir vídeos. Mas, se você quer usar apenas os recursos básicos e ver o que anda acontecendo no mundo e na vida dos seus amigos de forma rápida, o Facebook Lite faz bem a lição de casa, sem esfolar o telefone. 

LITEVSFACEBOOK
Lite vs.Facebook: diferença monstruosa de consumo de recursos do telefone/ © ANDROIDPIT

Ele funciona muito bem se: você costuma acessar pouco seu Facebook ao longo do dia, em média de 3 ou 4 vezes. Mas usuários heavy da rede social devem optar pela versão full do aplicativo, que traz mais recursos e o atualiza sobre notificações. Mas, claro, consome muito mais dados e exige mais do hardware, como você pode na comparação acima.

Facebook Lite Install on Google Play

Opera Mini 

Esta versão Lite do navegador (3.6 MB) consegue ser econômica tanto no consumo de dados na hora de navegar pela internet, quanto na hora de rodar no seu smartphone. 

É possível realizar diversos ajustes na sua configuração para economizar dados do seu plano de telefonia. Você pode compactar imagens, utilizar a compressão de dados de vídeos para acelerar a reprodução e ainda ajustar as configurações do display do telefone para uma melhor leitura e ainda poupar a bateria do aparelho. 

OPERAMINI
Opera Mini: seu plano de dados agradece/ © ANDROIDPIT

Por fim, o ganho em performance é outro ponto que merece atenção. Entre as configurações do Opera Mini você encontrará opções para ajustar o modo como as imagens serão exibidas ou salvas. É possível compactar fotos para que o carregamento das páginas seja mais rápido.

Há pouco mais de um mês, Bruno Salutes, um dos editores do AndroidPIT, realizou um teste comparativo entre o Opera Mini e o Chrome. Entre os dias 6 e 8 de março, o Mini processou 121 MB de dados. Desse total, 51,43MB foram compactados pelo navegador. O Chrome, por sua vez, recebeu 453 MB de dados - mais do que o dobro - compactando apenas 98,32MB desse total.

OPERAVSCHROME
Opera Mini vs Chrome: o primeiro é uma ótima opção para economizar no plano de dados do telefone / © ANDROIDPIT

Além de consumir mais por conter menos opções de compactação, o gerenciamento de dados nativo do Chrome se mostrou menos eficiente em comparação ao Opera Mini.

Ele funciona muito bem se: você não quer gastar a menor quantidade de dados possível do seu plano de telefonia ao navegar pela internet. 

 

Baixe o Opera Mini para o seu Android

CloudMagic 

O CloudMagic (26 MB) é um gerenciador de e-mails que poupa a bateria e o processador do seu telefone, concentrando todas as notificações de mensagens em um único aplicativo, via nuvem. Ele suporta as principais contas, como Gmail, Outlook, iCloud, Yahoo, Office 365 e qualquer IMAP. 

CLOUDMAGIC
CloudMagic: gerenciador de e-mails a partir da nuvem/ © ANDROIDPIT

Além de administrar as notificações via nuvem, o CloudMagic também tem suporte aos calendários do Gmail, criando eventos e respostas automáticas e é compatível com ferramentas como o Evernote, além de fazer downloads em segundo plano e realizar uma limpeza remota de todos os seus dados de e-mail em caso de roubo. 

Em uma comparação entre o CloudMagic com a conta nativa do Gmail, o serviço do Google ocupa menos espaço no aparelho. No entanto, as notificações de mensagens acabam consumindo o dobro de dados, bem como muito mais memória cache.

CLOUDVSGMAIL
CloudMagic: mais pesado que o Gmail, mas não esgota o celular com notificações/ © ANDROIDPIT

Além disso, mesmo ocupando maior espaço, a grande vantagem do CloudMagic é agregar várias contas de e-mail, de vários serviços diferentes, sem a necessidade de ter um app dedicado a cada um deles, esgotando o telefone com notificações.

Ele funciona muito bem se: você quer agregar diversos serviços de email em um só espaço e não quer sofrer com notificações constantes, já que os e-mails são enviados da plataforma cloud da ferramenta para o aplicativo. 

Newton Mail - Email & Calendar Install on Google Play

PicShop Lite 

O PicShopLite (36.2 MB)  consegue realizar o tratamento de fotos fazendo um uso bastante reduzido da memória do seu telefone e, consequentemente, não comprometendo a performance do aparelho. 

PICSHOP
PicShop: app básico para tratar imagens sem exigir muita memória do smartphone / © ANDROIDPIT

Com o programa, você pode editar as imagens, bem como realizar ajustes de brilho e contraste,  adicionar filtros e molduras, entre outros efeitos, como Olho de Peixe e Ponto Focal. Há ainda uma versão paga do app com maior número de recursos, mas a edição gratuita funciona muito bem, obrigado.  

Comparamos o PicShop Lite com o Google Fotos que, mesmo não sendo específico para tratamento de imagens, oferece recursos do gênero. O representante do Google é mais pesado, mas consome menos memória cache. No entanto, o PicShop consome menos dados do aparelho, tem um número maior – e mais legal - de recursos e também compartilha imagens para diversos canais, incluindo o próprio Fotos. E você não sofre com o recurso de backup automático que pode drenar seus dados e os recursos do smartphone.

PICSHOPvsFOTOS
Além dos diversos recursos de tratamento o PicShop também compartilha as imagens com várias plataformas / © ANDROIDPIT

Ele funciona muito bem se: você quer um app de tratamento gratuito, que não exija demais do smartphone, com um número razoável de recursos e que compartilhe as imagens para diversas plataformas. 

PicShop Lite - Photo Editor Install on Google Play

Kiss Launcher

Este launcher para Android é para quem gosta de algo mais radical. Isso porque ele traz apenas uma barra de buscas e exige que você digite o nome do app (ou contato, ou jogo, etc) para ter acesso ao mesmo. E não vamos negar: em um primeiro momento você pode estranhar bastante. Seu visual é totalmente cru e não vai agradar aqueles que querem algo com mais design.

KISSLAUNCHER
Kiss: uma experiência radical - e útil - de launcher para seu Android/ © ANDROIDPIT

No entanto, depois do primeiro baque, o Kiss Launcher pode ser bem útil. Ele entrega tudo o que você busca de uma forma incrivelmente rápida, salva na tela inicial os seus apps favoritos e é bastante leve: tem apenas 270k e não vai comprometer em nada no desempenho do seu smartphone. 

KISS Launcher Install on Google Play

Mas se você achou o Kiss uma opção uma opção muito extrema de launcher, pode optar pelo Holo Launcher, igualmente leve (2.4 MB), mas com um design mais tradicional e que pode agradar aos não tão "aventureiros". 

E você conhece mais apps lites que não "esganam" o smartphone? Compartilhe com a gente!

 

29 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi