O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
447 Compartilhados 50 Comentários

As autoridades não precisam da ajuda do WhatsApp para acessar suas conversas

Há alguns dias, a justiça brasileira pediu a suspensão dos serviços do WhatsApp pela terceira vez no país alegando que a empresa se negou a oferecer dados da troca de mensagens entre suspeitos criminais investigados pela polícia. Contudo, de acordo com dois especialistas em segurança e criptografia, as autoridades brasileiras podem sim dar a volta em torno da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp para acessar os dados e as comunicações dos usuários.

Há várias formas de as autoridades darem a volta em torno da criptografia de ponta a ponta

Neste final de semana, a revista ÉPOCA conversou com especialistas em segurança e criptografia Riana Pfefferkorn, pesquisadora responsável pela área de criptografia do Centro para Internet e Sociedade da Stanford Law School, e Robert Muggah, especialista em segurança e desenvolvimento e diretor de pesquisas do Instituto Igarapé. De acordo com ambos os especialistas, a justiça está perdendo o controle sobre o domínio de informação dos cidadãos e, por isso, muito provavelmente acaba fazendo exigências incabíveis, como no caso do bloqueio do WhatsApp no país:

"As autoridades pressionam as companhias de tecnologias a fornecer backdoor porque elas costumavam ter muita informação disponível de forma fácil. Criptografia forte significa que o trabalho da polícia não é mais tão fácil como antes", diz Riana em entrevista.

Mas é possível burlar a criptografia do WhatsApp?

Dizer que as mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta significa que apenas o remetente e o destinatário das mensagens são capazes de ler o seu conteúdo. Isso significa que, usando serviços como o WhatsApp e o Telegram, você pode falar, escrever ou enviar a imagem que quiser sem se preocupar se o servidor do WhatsApp ou terceiros irão interceptar e ler as suas mensagens.

Criptografia forte significa que o trabalho da polícia não é mais tão fácil como antes

Contudo, de acordo com o que foi dito pelo especialista Robert Muggah, é possível burlar a criptografia do WhatsApp:

"Há várias formas de as autoridades darem a volta em torno da criptografia de ponta a ponta para acessar os dados e as comunicações de seus usuários. Isso inclui backups, com informações salvas na nuvem e no Google Drive, por exemplo; intimação, que é o ato de requerer informações [não criptografadas] das próprias empresas, sem a necessidade de que elas acessem o telefone; "infiltração", quando autoridades podem monitorar assuntos ao conseguirem se infiltrar em grupos de conversas ou em canais; e a penetração, que é hackear um laptop, já que WhatsApp e Telegram também podem ser acessados pela web."

Bom, isso não bem novidade. Há um mês, publicamos aqui no site um vídeo mostrando um usuário que conseguiu hackear o WhatsApp e o Telegram ao burlar o SS7 (Sistema de Sinalização nº 7), um protocolo de telefonia que remonta à década de 1970, para poder utilizar a conta de um usuário qualquer e acessar às conversas nos dois serviços de mensagens.

Usando o SS7, o hacker faz com que o seu telefone seja "confundido" com o da vítima em questão. Desta forma, o usuário consegue acessar o WhatsApp e o Telegram com o número de telefone da pessoa que está sofrendo o ataque, e pode ter o controle total das conversas da vítima produzidas a partir de então. Como esse tipo de interceptação de dados é conduzido sem o consentimento do usuário, a privacidade aqui estaria sendo violada.

Logo, você pode estar se perguntando se existe uma maneira democrática e segura de burlar a criptografia de ponta a ponta sem violar a privacidade dos usuários? Bom, segundo Riana afirmou à revista, "não":

"Usuários estão se comunicando por criptografia de ponta justamente para proteger a privacidade, então medidas que burlam essa proteção são invasivas e desrespeitam o direito fundamental das pessoas à privacidade e à liberdade de expressão. É inconsistente com a democracia. Minar a segurança de um aplicativo criptografado, como inserir um backdoor ou hackear o smartphone, se torna uma medida insegura para todos os usuários."

Logo, como podemos ver pelas respostas acima, obrigar empresas como o WhatsApp e o Telegram a desabilitar o uso da criptografia ou simplesmente proibi-la não é a solução. Muito menos suspender o funcionamento dos serviços no país. O que as autoridades brasileiras poderiam - e deveriam - fazer é investir em tecnologia da informação para obter dados de forma mais efetiva.

E aí, você se sente realmente seguro com a criptografia de ponta a ponta de serviços como o WhatsApp e o Telegram?

Fonte: Época

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maurício Nascimento há 4 meses

    Só vão ver meus erros de português...

  • André Gustavo há 4 meses

    Já nos tiraram o Direito à Legítima Defesa por meio das armas de fogo, o Direito à Privacidade com certeza vai ser tirado também e o Direito à liberdade vai ser só questão de tempo, afinal a moda hoje é suprimir Direitos. Claro que como cidadão e usuário de qualquer sistema informatizado sempre soube que essa balela de criptografia era conversa para boi dormir.

50 Comentários

Escreva um comentário:
  • Se é assim, pra que bloquear, faz a %¨$¨&* do procedimento e pega, esquece a ajuda que não virá.

  • Camila, concordo com você, pois o ministério públicos a própria Justiça brasileira tem que ter a consciência que eles tem se acostumar com os avanços tecnológicos como a quebra da criptografia bem como a digitalização de todos os processos judiciais.

  • observem eu nao me importar :)

  • Privacidade no mundo de hoje é mera ilusão. Só de ter um smartphone, você já não tem mais privacidade. Quer privacidade em comunicação? Dê um bilhete com uma mensagem para alguém e mande ela queimar depois de ler. Qualquer outro meio de comunicação estará com a privacidade ameaçada, por um simples motivo: A informação passa por outras pessoas/empresas/sistemas antes de chegar ao destino. Cartas, Fax, telefonemas, SMSs, mensageiros instantâneos, e-mails, etc... Tudo passara por algum lugar antes de chegar ao destino. A verdade é que eles deveriam colaborar. Conversas de infidelidade ou fotos de "nudes" são o menor dos problemas. Coisas perigosas e prejudiciais à sociedade podem circular nesses programas de mensagens. E como disse o camarada num comentário lá embaixo, para todos que discordam, fica a pergunta: E se esse escudo de privacidade tão forte mascarar um ato criminoso que afetaria você, sua família ou sua vida?

    • Ou use o Chat Secure, faça todas as conexões através da rede TOR, utilize proxies e VPNs mesclados, assim você teria um pouco mais de privacidade.

    • Acontece que isso é a política das empresas cara, se elas quebrarem a regra para uma excessão eles vão achar que virou festinha e vão querer que elas quebrem para outras ocasiões também, e aí a confiança que os usuários tem nelas vai acabar. Se você tivesse uma empresa com uma determinada política e por algum acaso autoridades viessem pedir que você quebrasse essa sua política para um caso, porque você "pode" ter informações que eles precisam (o que ñ é o caso do Wpp porque ele Ñ MANTÉM NOSSAS CONVERSAS NO BANCO DE DADOS DELES), você quebraria? Sabendo que depois de fazer isso sua empresa estaria arruinada pois mais ninguém confiaria em você? Entenda, se uma empresa volta com sua palavra (como Microsoft faz várias vezes), as pessoas ñ confiam mais nela, ñ querem mais usar. "Ah mas se tivesse sua família envolvida...", mudemos o ponto de vista, e se esse caso envolvesse a família dos donos da empresa, adivinha? Eles ainda assim ñ poderiam fazer nada, pois ñ possuem nada. As conversas estão no celular da pessoa e se a pessoa apagar, e apagar os backups até mesmo os salvos na nuvem, e as mensagens do outro smartphone também e seus devidos backups já era cara, nem se eles pegarem o celular da pessoa eles conseguem a conversa.

  • Enquanto o app não fornecer os dados à justiça, eles ficarão bloqueando o whats.

  • libera logo, quem nao deve nao teme

  • Se o Mark Zuckerberg usa fita cola ou fita adesiva no computador. Para aumentar a sua privacidade. Depois de ser vítima de alguns hackers que descobriram sua senha......será que ele iria confiar nesta criptografia do WhatsApp......duvido....

  • É engraçado! Quando aparece alguma coisa de graça a nossa democracia está em cima!
    Porque a polícia, ao invés de usar as mídias existentes pra achar bandido, não saem da cadeira e vão atrás do problema, ou seja, fazer juz ao salário para que são pagos!
    Com relação aos juízes que insistem neste assunto, é porque está sobrando tempo, pois milhares de processos estão aguardando a tua decisão!
    Vivemos num mundo de crime, de medo!
    Ao invés de olhar dentro de casa fica perdendo tempo e dinheiro do povo, com decisões corriqueiras!
    Nós não conseguimos nem combater o crime no RJ é fica buscando Estado Islãmico!
    Para por favor! Não prejudique o povo, que desfruta deste whats pra conversar, pois as operadoras cobram R$1,00 por msg enviada! Isto vocês não mudam!
    Vai democracia acabada!!!

  • O povo gosta de ficar falando que é contra o Whatsapp liberar informações, mas acontece que, se acontecer um caso na familia que dependa dessas informações, quero ver se mantém o que diz..... o calo só dói quando o sapato apertado entra....

    • Continuaria defendendo eles ñ liberarem o que eles Ñ TEM. Caralho, será que é tão difícil as pessoas entenderem que eles ñ guardam as conversas de ninguém!? Se eles querem tanto assim as conversas pega o celular do cara é torce pra ele ñ ter apagado nada, nem os backups da nuvem. Muito mais simples do que insistir pra uma empresa liberar o que ela ñ tem.

  • O que escrevo no Telegram, ou Whats, são coisas simples do cotidiano com meus contatos, então, não tenho nada a temer.

  • Só o mexer do olhar eles já querem hackear... Particularmente, não faço parte dessas tolices...

  • Brasil, um pais onde tem uma das melhores e maiores inteligência kkkk pra copiar o q os verdadeiros criadores estrangeiros pelo amor de deus a justiça brasileira não sabe nem o q e uma linha telefônica porra vem com essa q pode burlar pelo texto foi um hacker brasileiro que descobriu poxa aí hackrs da rusia parece q vcs tem um fan... justiça brasileira. Sou brasileiro mais admito q é uma vergonha viver aqui... alépuliticoapolíticos corruptos também um monte de justiça injusta... sabe de nada inocente

  • Depois da ultima atualização BETA notei a pasta WhatsApp Animated Gifs.... Logo teremos Gifs no Whatsapp kkkkk

  • Se foi criado pelo homem, certamente tem um jeito, de burlar ou de obter informações.

    Mas isso é herança de quando se conseguia uma gravação telefônica ou grampear alguém em dois palitos.

    Mas óbvio que no Brasil, a coisa samba mais do que o necessário.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi