O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
190 Compartilhado 31 Comentários

Review preliminar do BlackBerry Priv: será que o Android salva a BlackBerry?

Chegou a hora. A BlackBerry, com seu Priv, lança seu primeiro smartphone Android no mercado, descartando seu próprio sistema operacional BlackBerry OS. Será que a mudança de sistema operacional basta para colocar a BlackBerry de volta num caminho de sucesso? Confira a resposta no nosso teste.

BlackBerry Priv – Data de lançamento e preço

O BlackBerry Priv foi lançado hoje, dia 6 de novembro no Canadá, Estados Unidos e Europa. O dispositivo entrou em pré-venda em diversas lojas online desses países, mas será entregue apenas na segunda metade deste mês. O dispositivo custa 749 dólares (o equivalente a R$ 2.831,00 sem impostos ou taxas).

BlackBerry Priv – Desenho & Qualidade de Construção

O que é isso? É um Samsung Galaxy S6 Edge que é vendido como um smartphone da BlackBerry? Não, é mesmo o BlackBerry Priv. Como ambos os dispositivos possuem tela dual Edge, é inevitável pensar no carro-chefe da sul-coreana à primeira vista. Quanto ao tamanho, contudo, existem diferenças. O curioso é que as 5,4 polegadas do BlackBerry Priv estão exatamente entre os tamanhos do Galaxy S6 Edge e Galaxy S6 Edge+.

androidpit BlackBerry Priv 2
O display dual edge lembra o da Samsung.  / © ANDROIDPIT

Mas vamos à parte traseira do BlackBerry Priv. Aqui a empresa usa um tecido de fibra de carbono da indústria aeroespacial. A maioria também conhece o material pelo seu uso na Fórmula 1. Ele é utilizado no cockpit do carro. Com isso, o Priv é muito resistente. Nas mãos o material é como um policarbonato com uma camada soft touch. A vantagem dessa composição é a pegada: o Priv não escorrega fácil das mãos.

Nas laterais se encontram os botões de volume e o de ligar e desligar. Como particularidade temos entre os botões de volume um botão extra que torna o smartphone mudo imediatamente. Ideal para reuniões.

androidpit BlackBerry Priv 4
Alta tecnologia foi usada na parte traseira do BlackBerry Priv. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal domina naturalmente o display dual edge, mas abaixo da tela se encontra também o alto-falante um pouco proeminente. Para acessar o teclado físico, basta empurrar a tela para cima e temos o QWERTY.

De maneira geral, o BlackBerry Priv causa uma boa impressão. A tela desliza facilmente no trilho, e todo o mecanismo é construído de maneira robusta, e não me parece que estrague tão cedo com o uso repetido.

androidpit BlackBerry Priv 8
O alto-falante é bem potente. / © ANDROIDPIT

BlackBerry Priv – Tela

Como já mencionado no começo, o BlackBerry usou no Priv uma tela de 5,43 polegadas de diagonal e tecnologia Dual Edge AMOLED e resolução WQHD. A BlackBerry não informou se essa tela foi comprada da Samsung. Isso não surpreenderia, pois o display do Priv entrega uma imagem nítida e com ótima representação de cores.

androidpit BlackBerry Priv 7
A tela AMOLED de 5,4 polegadas e resolução WQHD.  / © ANDROIDPIT

As bordas curvadas da tela não são apenas decorativas. Elas são usadas pela BlackBerry para oferecer informações extras. Se o dispositivo estiver conectado à tomada, na borda esquerda vemos a barra de carregamento.

Ao lado desse truque, a borda esquerda da tela também tem um uso prático: a barra de produtividade. Quando puxada para o meio da tela, a barra mostra as informações mais importantes da BlackBerry hub, como emails, informações da agenda, mensagens das redes sociais, mensagens de sms e chamdas perdidas.

BlackBerry Priv – Características Especiais

Em que pensamos quando ouvimos o nome BlackBerry? Diante dos meus olhos aparece sempre um smartphone com um teclado físico. Este também é o caso do Priv, mas dessa vez a fabricante o escondeu atrás do display. Quando se deseja escrever emails mais longos, documentos ou outras mensagens, basta empurrar a tela para cima e o teclado físico é mostrado.

O teclado, apesar de fino, se mostra ideal para a digitação rápida. Por termos de clicar em teclas físicas, temos a resposta tátil imediata que num teclado virtual só pode ser imitada pela vibração. Quando acessamos o teclado físico empurrando a tela, o teclado virtual desaparece automaticamente do display.

androidpit BlackBerry Priv 9
O teclado físico também pode ser usado como touchpad. / © ANDROIDPIT

O teclado não serve apenas para a digitação de textos, ele também pode ser usado como trackpad. Podemos então marcar passagens de texto, copiar e usar em outras partes do documento, etc. Enquanto digitamos, o sistema oferece três opções de palavras, e podemos escolher uma com um deslize para cima ou para baixo no teclado físico. Uma função bem interessante a que podemos nos acostumar bem rapidamente.

Como todo o teclado pode ser usado como Trackpad, ele pode ser usado também para a leitura de sites. Podemos rolar a página de qualquer ponto do teclado (e também mover o site horizontalmente). Isso é particularmente prático quando se deseja alternar páginas de início.

Também existem várias outras funções e atalhos que podem ser acessados do teclado físico. Eles serão explicitados no review completo do aparelho.

BlackBerry Priv – Software

Foi-se o tempo do BlackBerry OS. Pela primeira vez a companhia canadense produz um smartphone que roda com o sistema operacional Android. O Priv chega ainda com o Android Lollipop, mas já se trabalha no update para o Android 6.0 Marshmallow. Ainda não se sabe, contudo, quando ele será distribuído.

A vantagem é enorme. O usuário pode obviamente instalar os aplicativos da Play Store. Contudo, a BlackBerry não seria a BlackBerry se não oferecesse também recursos e serviços próprios. Em primeiro lugar deve-se mencionar a BlackBerry Hub. Nessa central de mensagens, agrupam-se num único lugar os emails, sms, mensagens de redes sociais e compromissos na agenda. No começo parece estranho, porque estamos acostumados a usar apps individuais para cada notificação ou mensagem, mas com o tempo a hub se mostra um serviço bem prático, pelo acesso rápido.

BlackBerry Priv Software 1
A barra de produtividade, o layout adaptável e o DTEK. / © ANDROIDPIT

Outra característica do BlackBerry diz respeito à segurança e privacidade. A palavra mágica para o máximo de segurança é a BlackBerry DTEK. Este recurso não é apenas uma solução de software, mas é uma combinação de hardware e software. Uma configuração em separado permite restringir o acesso de Apps ao microfone, câmera, informações de localização e dados pessoais. No curto tempo do nosso hands-on não pude averiguar com detalhes os pontos fortes e fracos do sistema, no teste final saberemos se a empresa fez um bom trabalho ao integrar o Android.

BlackBerry Priv – Performance

A fabricante canadense construiu o Priv quase com o hardware idêntico ao instalado no LG G4. Em outras palavras, isso significa que o Priv roda com o Qualcomm Snapdragon 808 com seis núcleos e 3Gb de memória RAM. A memória interna de 32 GB não é particularmente grande, mas ela pode ser aumentada em até 2 TB graças à entrada para cartão microSD.

Com essas especificações, esperamos que o BlackBerry Priv tenha os mesmo resultados de benchmark (e por consequência a mesma performance) do ótimo LG G4. Aguarde nosso teste completo para tirarmos a prova.

BlackBerry Priv – Câmera

No passado, a BlackBerry não atribuiu grande importância para uma câmera decente. Mas com o BlackBerry Priv a fabricante canadense chegou finalmente ao presente. A câmera principal grava fotos em formato 4:3 com um máximo de 18 megapixels. Graças ao sistema de focagem automática rápida, as fotos podem ser feitas de maneira bem ágil. O estabilizador ótico de imagem também ajuda os instantâneos, mas também para a gravação de vídeos. Aguarde as nossas fotos de teste no review completo do Priv.

androidpit BlackBerry Priv 5
A câmera traseira de 18 Megapixels. / © ANDROIDPIT

BlackBerry Priv – Bateria

A bateria do BlackBerry Priv é relativamente grande. Com uma capacidade de 3.410 mAh a bateria do BlackBerry Priv supera a de seus concorrentes  de forma significativa. Em comparação, o Samsung Galaxy S6 Edge Plus e o Note 5 contam com 3.000 mAh. Segundo a BlackBerry, a grande bateria confere a autonomia de impressionantes 22,5 horas em uso normal. É um pouco difícil de acreditar, principalmente por causa da tela AMOLED WQHD e do hardware potente. Aguarde o nosso teste completo da bateria do Priv.

BlackBerry Priv – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Modelo:
    • STV100-1
    • Fabricante:
    • BlackBerry
    • Dimensões:
    • 147 x 77,2 x 9,4 mm
    • Peso:
    • 192 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3410 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,4 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 2560 x 1440 pixels (544 ppi)
    • Câmera frontal
    • 2 megapixels
    • Câmera traseira
    • 18 megapixels
    • Flash:
    • Dual-LED
    • Versão do Android:
    • 5.1.1 - Lollipop
    • RAM:
    • 3 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 808
    • Número de núcleos:
    • 6
    • Velocidade máx.
    • 1,8 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

O mais recente smartphone da BlackBerry que eu pude testar foi o Passport. Claro que era uma categoria completamente diferente de smartphone, porque rodava com o sistema operacional BlackBerry 10. Agora mudando para Android, abre-se um mundo novo para os usuários da companhia. De repente, há milhões de aplicativos disponíveis na Google Play Store em um smartphone BlackBerry. Adicione-se a isso a alta qualidade habitual de processamento da BlackBerry, um display dual edge de ponta que até agora só tínhamos na Samsung e, claro, o teclado físico. Este último não só serve para digitação de texto rápida, mas também como uma espécie de touchpad para aumentar a produtividade.

Falando de produtividade: a BlackBerry Hub é, à primeira vista, um recurso muito útil, porque aqui todos os e-mails, mensagens, contatos e compromissos são agrupados e você pode ver muito rapidamente uma informação importante. Por enquanto o BlackBerry Priv parece bastante convincente e dá um sopro de vida nova ao mercado de smartphones Android. Mas eu duvido que a BlackBerry vá realmente fazer concorrência à Samsung, LG e companhia com o Priv. É muito mais um teste para a empresa canadense, para saber como os serviços e características da BlackBerry são recebidos no mercado Android. O Priv é, portanto, mais um meio do que um fim. Não é o smartphone que está em primeiro plano, mas os serviços e aplicativos. É preciso testar com mais detalhes o dispositivo, e nosso review final dirá como se sai essa aposta da BlackBerry no mundo Android.

190 Compartilhado

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi