O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
158 Compartilhado 46 Comentários

Este recurso promete trazer mais qualidade às imagens da Câmera do Google

Muitos leitores do AndroidPIT me enviam e-mails dizendo que não conseguem mais encontrar a Câmera do Google na Play Store. Eles estão certos, o app já não aparece mais na loja do Google no desktop, mas no smartphone ainda é possível baixá-lo. Acabo de fazer isso por um motivo bem simples, a próxima atualização da Câmera do Google deve trazer suporte para o formato RAW.

Não é uma novidade para quem conhece o sistema operacional Android há algum tempo que o software da câmera desenvolvido pelo Google é bem simples. Costumo dizer que para quem quer apenas uma câmera para lançar e tirar uma foto, sem grande expectativa, a câmera do Google até que faz um bom trabalho e possui recursos como Panorama, Photo Sphere e até efeito de foco. Porém, o software da Sony no Xperia Z2 me oferece muito mais opções.

RAW oferece mais opções aos usuários na pós-edição das imagens

Contudo, de acordo com uma análise no código do aplicativo Câmera do Google, o pessoal do Android Police percebeu que os desenvolvedores do Google estão pensando em oferecer novos formatos de imagem aos usuários. A novidade agora é o futuro suporte para imagens RAW.

androidpit google camera 1
Google pode trazer mais formatos de imagem ao software stock da câmera do Android / © ANDROIDPIT

Quando testei o Nexus 6P, percebi uma melhora considerável no desempenho da câmera. E, desde novembro de 2013 o Google fala em trazer os arquivos RAW para o software puro. A ideia é que a câmera do Google salve automaticamente as imagens capturadas nos formatos RAW e JPEG. Isso ofereceria mais opções aos usuários na pós-edição das imagens.

Por que o RAW seria legal no Android puro?

Pense que a maioria dos aplicativos padrão das câmeras salvam as imagens no formato JPEG. Assim, quando você faz uma foto, os dados do sensor de câmara passam por um processamento no qual a imagem é manipulada por uma série de algoritmos para produzir uma foto com qualidade.

Arquivos em JPEG são menores e possuem uma qualidade melhor à primeira vista

O formato RAW, também conhecido como DNG (Digital Negative), é projetado para armazenar todos os dados recolhidos pelo sensor de câmera com pouco ou nenhum processamento. Estes dados, mais tarde, no pós-processamento da imagem no PhotoShop, por exemplo, permite mais flexibilidade na hora da edição do que o JPEG.

Arquivos DNG são bem maiores e podem não parecer tão bons logo que capturados

De um modo geral, temos a impressão de que arquivos em JPEG são menores e possuem uma qualidade melhor à primeira vista. Porém, caso você queira fazer modificações e correções de exposição, por exemplo, será mais difícil, pois a imagem já foi processada antes, não é "virgem".

Arquivos DNG são bem maiores, ocupam mais espaço da sua máquina, e podem não parecer tão bons logo que capturados, mas com o software adequado, tempo, e habilidade, muitas vezes, eles podem ser utilizados para produzir um melhor resultado final.

As imagens que usamos para ilustrar os artigos no site são, em geral, capturadas em RAW para que nossos editores de fotografia possam melhorá-las ao máximo depois de capturadas. Ou mesmo para trabalhos mais criativos como o da nossa página de equipe.

Como ter a última versão da Câmera do Google

Para contar com a última versão da Câmera do Google no seu Android, faça o download do APK da versão 3.2.045 através desse link. Vale lembrar que o APK já está disponível e a assinatura de criptografia garante que o arquivo é seguro para ser instalado e que não foi adulterado de forma alguma.

E aí, o que mais você gostaria de ver no software da câmera stock do Android?

46 Comentários

Escreva um comentário:
  • Camila, eu fui um dos que informei sobre o 'desaparecimento' da Câmera Google, e pelo menos no meu dispositivo (Maxx, 4.4.4) ele ainda não aparece na google play.
    Em alguns fóruns, como reddit, existe o boato de que ela só esta disponível para aparelhos Nexus.

    Você conseguiu instalar normalmente no seu Sony?

  • Seria interessante também se o Facebook passar a utilizar o RAW nas postagens, pois o pós processamento deles destrói a qualidade de imagem que enviamos no Whatsapp e Messenger deixando uma qualidade final horrível ou ao menos se tivermos fotos no formato RAW e o Facebook passar a dar suporte a esse formato convertendo para JPG seria até interessante visto que se as fotos forem convertidas de RAW para JPG para depois serem postadas no Facebook o resultado final seria o mesmo que a imagem que temos hoje de uma foto tirada e salva no cartão de memória por nossos smartphones.

    • Seria interessante o facebook parar de usar aquela pseudo galeria com tudo bagunçado na hora de anexar uma imagem e simplesmente abrir a galeria padrão do celular. Além de desorganizada, fazia meu falecido moto g travar só de rolar pra baixo.

  • O interessante de tudo isso, é que o Android foi um projeto de um OS feito para Câmeras serem inteligentes. E depois a Google o comprou e transformou em OS mobile para smartphones.


    Mas sempre sofreu em ter software para câmeras bem ruim. Espero que isso melhore LOGO! (já fazem quase 10 anos)

  • Muito bacana esse artigo.

  • Esta tecnologia pelo o que lembro surgiu primeiro nos Lumia, nos aparelhos com câmera de 41 MP. Por isso a Nokia criou esta tecnologia, de criar dois tipos de fotos, uma para publicar e outra mantendo a qualidade.

    • A tecnologia Pureview não se trata disso, não tem RAW. Mas de fato o sensor gigante tira uma foto enorme em formato JPEG, que depois de processada, se transforma numa menor de 5mp com uma qualidade absurda, é uma espécie de zoom reverso. O usuário também tem a opção de manter a foto gigante para futura edição, caso deseje. Pena que a Microsoft engavetou o projeto e outras empresas não se interessaram em desenvolvê-lo.

    • é uma tecnologia já existente mas que foi adicionadas as câmeras de smartphones

    • Queria ver um Smartphone com uma câmera Pura e Original como as das câmeras que temos hoje com obturador grande etc com um Flash de câmera digital normal e uma bateria extra apenas para uso da câmera, claro o smartphone ficaria gigantesco, mas no fim das contas a qualidade seria perfeita.

  • No LG G4 já vem com essa opção (RAW) de fábrica no próprio software no modo manual, mas não acho útil para 99% das pessoas que tiram fotos e para o 1% que esqueceu sua DSLR até quebra o galho.

  • Fotos em Raw além de permitir total edição em aplicativos de PC, ainda por cima resgata cores e brilhos que se perdem em outros modos...Único porém é o tamanho da foto que fica imenso....mas sem isso não seria possivel total edição...Muito top.

  • Finalmente google, essa atualização estar muito legal !!

  • Finalmente.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi