O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 106 Compartilhado 47 Comentários

Com essas dicas você consegue achar apps legais no Google Play

“Por que usuários de Android odeiam apps?”, artigo escrito pelo meu colega do AndroidPIT inglês, Chris Marshall, chamou minha atenção. Será que nós não gostamos mesmo de apps ou faltam orientações que nos ajudem a aproveitar melhor a loja de aplicativos do Google? Otimista que sou, fico com a segunda opção e dou aqui cinco dicas para aproveitar a plataforma e escolher os melhores programas. 

Vá além da Escolha dos Editores

A aba “Escolha dos Editores”, onde editores de conteúdo do Google analisam as melhores opções de apps pode funcionar bem como um primeiro passo para conhecer o Google Play. Mas ele é apenas um guia inicial para quem se aventura na loja de aplicativos pela primeira vez . 

ESCOLHAEDITOR
A Escolha dos Editores é apenas o primeiro passo no Google Play / © Google Play

Primeiro, pense em que você, prioritariamente, vai utilizar o seu smartphone. Se o uso será destinado a games, utilitários e estudos, perca alguns bons minutos nessas categorias, buscando os aplicativos certos para o seu perfil, analisando o que cada um faz e se ele atende a sua necessidade. 

E se você tiver um tempinho a mais, busque vídeos do app que você se interessou no YouTube. É uma dica prática para ajudar na decisão de baixá-lo ou não. 

Perca tempo na seção de comentários

O espaço de comentários de um determinado app pode ser uma boa fonte de informações para quem estiver interessado em baixá-lo. Claro que há sempre aquelas observações que não fazem o menor sentido, mas é possível encontrar análises úteis sobre o programa, com os usuários narrando em detalhes sua experiência com o aplicativo. 

COMENTARIOS
Os comentários dos usuários sobre os apps podem ser uma boa fonte de informações / © AndroidPIT

E sim, o espaço de comentários do Google Play também é fonte para dar boas risadas, tantos são as observações descabidas, como essas aqui.

Tenha poucos, mas fieis, apps instalados no seu smartphone

Tente manter uma coleção relativamente pequena de apps que você mais usa sempre a mão no seu Android. A partir deles, você poderá explorar melhor outras novidades das suas categorias preferidas e tem boas chances de descobrir coisas legais. 

Quer um exemplo? Se você gosta de apps de viagem, então deve ter o Decolar.com no seu telefone e usa o programa sempre que precisa pesquisar passagens e hotéis. Mas se você der um passeio na categoria “Turismo e local”, pode achar outros aplicativos igualmente úteis para planejar sua próxima viagem (Kayak), comprar passagens mais baratas (Momondo)ou encontrar dicas do local que pretende visitar (Yelp). E por aí vai!

MOMONDO DECOLAR
Tenha sempre aqueles apps mais fieis no seu smartphone / © ANDROIDPIT

Faça uma “faxina” periódica nos apps do seu smartphone

Até entendemos que você baixa tudo o que vê pela frente para experimentar e acaba esquecendo os apps em algum canto do seu smartphone. Com o passar do tempo, no entanto, essa prática deixa a memória do seu aparelho no limite e, consequentemente, o seu telefone tende a ficar mais lento. E você deixa de descobrir coisas legais com medo de que o dispositivo trave de vez. 

AndroidPIT smartphone clean
Uma faxina nos apps do seu smartphone é sempre bem-vinda / © ANDROIDPIT

Logo, faça uma “faxina” periódica no seu smartphone e veja quais apps você não está usando mais e aproveite para desinstalá-los. Existem programas como o Avast e o CCleaner que podem te ajudar nessa tarefa, indicando os aplicativos menos utilizados e pedindo permissão ao usuário para deletá-los.  

Tire o escorpião do bolso

Ainda que existam bons aplicativos gratuitos – e que vivem de publicidade dentro deles – não existe fórmula mágica: os melhores apps são pagos. Logo, veja quais são os programas que melhor vão atender a sua necessidade e faça um esforço em pagar por eles. 

hero money dinerico
Sim, as vezes você precisa pagar por um bom app / © ANDROIDPIT

Claro que não estamos falando para você desembolsar fortunas por um aplicativo, mas, às vezes, pagar por um app realmente útil faz você ganhar em produtividade e evita perder tempo com uma ferramenta errada. Isso vale principalmente para utilitários e jogos.

E você também tem dicas de como aproveitar melhor o Google Play? Conte para gente!

106 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fellipe Paz 22/mar/2016

    Foda se teleguiar por comentário na play store porque os cidadãos num sabe comentar nesse inferno

    Exemplo : Acabei de abrir essa matéria se for boa dou 5 estrelas

    Exemplo 2 : (o cara tem um moto g ou pocket 2) Jogo lixo vive travando não baixem, quero reembolso da minha vida dev filho de uma senhorita que realiza um movimento circula uniforme com auxílio de uma bolsa na encruzilhada

    Exemplo 3: Adorei, melhor app do mundo (o cara dá uma estrela)

    Exemplo 4 : Gente olha a nave

    Exemplo 5: não gosto de calor nem de frio pra mim 0° tá perfeito

    Exemplo 6: mentira eu apontei para o sofá ê só apareceu osso MT mentiroso esse app

    Exemplo 7: não baixem isso eu axei que fazia vento. Aye até fez um pouquinho... Mais aí me toquei que era vento da janela ê não do cell

    Exemplo 8: ótimo app chego rápido o táxi acabei de embarcar, moço muito educado e bonito só que ele corre muito mais não tenho medo de velocidade estranho ele entrou num caminho diferente aí gente nunca vim aqui tô com medo, vou pedir para ele parar o táxi, gente ele tá fugindo que não em escuta, aí gente manda ele para, aí n aconselho o APP, Aí aconselho sim, chegamos

  • Lígia B. 23/mar/2016

    Olhar os comentários sobre os apps que pretendo instalar, é uma coisa que sempre fiz, embora muitos realmente alguns vão lá pra fazer gracinha. Limpar apps que dificilmente uso também é hábito. Google Opinion Rewards também ajudou a comprar versões pagas de apps que já usava. Melhor coisa.

  • Davi 23/mar/2016

    Dica para ajudar a comprar alguns apps: Google Opinion Rewards. Você recebe algumas pesquisas por semana, normalmente não demora mais que 1 minuto para responder e ganha alguns centavos na sua conta da Google Wallet para cada pesquisa respondida. Depois pode usar os trocados para comprar qualquer coisa da Play Store.
    Com ele comprei versões pagas de vários apps que já usava nas versões free há algum tempo.

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi