O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 215 Compartilhados 67 Comentários

Essa é a prova de que a Google quer tornar o Android cada vez mais produtivo

Quantas vezes você já passou por essa situação: sua equipe de trabalho envia um documento e você quer responder da forma mais rápida e eficiente possível, mas seu dispositivo limita suas opções. O sistema operacional Android vem otimizando seus recursos nos últimos anos e se tornando mais produtivo, e a prova disso é a adição de pequenos recursos de forma nativa ao sistema. Agora, parece que a plataforma vai cortar etapas com a captura de tela parcial.

De acordo com o desenvolvedor @MrWasdennnoch, a equipe do Android adicionou ao código do SO Android Nougat (AOSP) uma linha contendo a opção de fazer "Partial screenshot" (ou captura de tela parcial). Essa opção dentro do código da nova versão do Android significa que poderemos fazer uma cópia de pontos específicos da tela do smartphone. Assista ao vídeo abaixo e entenda como isso funcionaria:

Os desenvolvedores estão certos em investir nesta função?

Desde domingo, quando vi este tópico no Reddit, fico me perguntando se é isso que realmente precisamos no Android. A conclusão que cheguei é que sim, precisamos de um sistema operacional mais redondo e, poder fazer screenshots parciais faz com que cortemos uma série de etapas na hora de selecionar imagens ou objetos na tela.

Para se ter uma ideia, para enviar apenas 1/3 do conteúdo de uma captura de tela hoje, você precisaria: 1) capturar a tela; 2) voltar para a tela inicial; 3) Abrir o Google Fotos; 4) procurar a pasta "Screenshots" e selecionar a imagem 5) clicar no botão de edição; 6) Clicar na opção "Cortar"; 7) Redimensionar e cortar a imagem; 8) Salvar; e, finalmente, 9) Compartilhar.

Usando a ferramenta de captura de tela parcial, basta apenas uma ação: selecionar a parte que interessa na imagem e capturar a tela, depois disso, você poderá compartilha-la sem problemas.

CR
Camila Rinaldi
Otimizar recursos para diminuir etapas de processos é equivalente a trazer uma grande função à plataforma Android.
O que você acha?
531 participantes
50
50

O Google podia ainda oferecer outras opções, tais como a edição direta a partir da barra de notificações ou mesmo o botão de edição de imagem do Google Fotos quando lançamos a captura de tela pela primeira vez. Contudo, o screenshot parcial me parece o mais acertado.

Como ter a opção de screenshot parcial no Android?

Bom, em primeiro lugar, o que você precisa saber é que algumas fabricantes como a Samsung, a LG e a Huawei, por exemplo, já contam com essa função há algum tempo. Logo, quem realmente se beneficiária com a captura de tela parcial seriam aos usuários das linha Nexus, Pixel, Moto e até mesmo dos Quantum, visto que estas séries utilizam o Android praticamente puro.

Neste momento, no entanto, a função está escondida no código do Android Nougat e pode ser usada caso você tenha um bom conhecimento de programação. Neste caso, modificando a linha 53 de TakeScreenshotService (atalho aqui) para takeScreenshotPartial, você talvez consiga ativar a função no seu aparelho com alguma ROM baseada no Android 7.0 Nougat.

O autor do vídeo acima, Maxr1998, conseguiu isso ao realizar o processo no seu Nexus 4 rodando com NitrogenOS.

E aí, você concorda comigo quando digo que otimizar recursos para diminuir etapas de processos é equivalente a trazer uma grande função à plataforma Android?

Os comentários favoritos dos leitores

67 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi