Como serão os smartphones em 2050?

AndroidPIT lenovo moto z review 3610
© nextpit

Há 8 anos embarcamos nessa aventura Android com o HTC Dream. A lei da oferta e da procura nos leva a ver o universo dos smartphones sob uma perspectiva única: a da competição entre os fabricantes. Essa atingiu proporções tão grandes que mal respeitam as leis do mercado, mas é a tecnologia que é o motor de toda a indústria. Como os smartphones irão evoluir nos próximos anos? Qual será o futuro do smartphone?

O tempo passa e muitas coisas mudam. Quem poderia imaginar que o tempo passaria tão rápido? Analisando, com calma, podemos perceber que a indústria de smartphones começou a estagnar, mesmo que a tecnologia tenha potencial para crescer anualmente. Buscamos processadores cada vez mais rápidos para fazer basicamente as mesmas coisas nos nossos smartphones, só que cada vez melhor e mais rápido.

Entretanto, vemos um número grande de tecnologias promissoras, como a realidade virtual, que pode ser tanto uma maravilha tecnológica quanto uma aberração social (o futuro dirá, ou talvez eu seja só pessimista mesmo).

Como serão os smartphones daqui alguns anos, quando as tecnologias que estão em desenvolvimento estarão maduras o suficiente? Vamos sonhar um pouco e tentar imaginar o que pode acontecer?

O smartphone deixará de existir como é hoje

Eu acho que o smartphone como conhecemos está um tanto desatualizado, e precisa de uma tecnologia inovadora para lhe dar um facelift. O que há de extraordinário hoje? É uma pequena caixa feita por diferentes fabricantes que oferecem mais ou menos a mesma coisa (de um ponto de vista puramente técnico). Em outras palavras, estamos em um impasse.

Vários fabricantes apresentaram patentes de tela dobrável, mas o sistema que me parece mais interessante é o da Lenovo: um dispositivo que pode ser usado como telefone e também ser envolto no seu pulso, transformando-se em uma espécie de smartwatch. Se bem desenvolvida, essa tecnologia poderia permitir, no longo prazo, um dispositivo único, facilmente transportável e com muitos benefícios estéticos.

A inteligência artificial no centro de tudo

Tenho uma opinião bastante mista em relação à inteligência artificial, talvez influenciada em demasia pelo filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” e pelo computador HAL 9000. Não há dúvidas que a IA vai desempenhar um papel importante na gestão cotidiana dos nossos dispositivos e da nossa agenda. A Google se move nessa direção com o Assistant que, além das funções citadas, também promete ajudar a pedir comida, comprar passagens de avião, etc.

Os telefones provavelmente sempre terão interfaces diferentes, graças às diferentes fabricantes, e certamente terão diferentes tipos de Inteligência Artificial, que serão a representação daquilo que você necessita, já que irão direciona-lo àquilo que poderia ser útil a você, como apps de informação. Isso é mais “fácil” para a Google, já que ela tem o buscador mais usado no mundo, mas a concorrência será mais difícil nesse nível.

Google i o Home 00
A página inicial do Google funciona com o Google Assistant / © Google

Em resumo, imagino uma forma de IA que centralize tudo o que se pode fazer com um smartphone e seja acessível por comandos de voz.

Controle simplificado para smartphones

Reconheço que farei aqui um extrapolação digna de ficção científica, uma perspectiva futurista que nem Julio Verne ousou (não me considero um escritor ou um visionário com o senhor!). O conceito de interface cérebro-máquina (ICM) pode não soar familiar para você, mas é simplesmente uma tecnologia que combina os pensamentos de um indivíduo com ações práticas. Podemos imaginar que no longo (longuíssimo) prazo será possível controlar o smartphone com nossos pensamentos, vestindo um pequeno artefato perto da nossa cabeça.

Controlar o smartphone com o cérebro certamente soa conveniente, mas também preocupante. Por um lado, ainda não sabemos com precisão os efeitos das ondas sobre a nossa saúde e, embora o mercado tenda a popularizá-las (fones de ouvido sem fio, por exemplo), não sabemos se elas têm algum impacto ou não. Por outro lado, corremos o risco de nos tornar como os seres humanos do desenho animado Wall-E, um cenário de desastre que não desejo para ninguém.

AndroidPIT Samsung Gear IconX 7354
Permanecer em contato constante com ondas pode ser problemático / © NextPit

Penso que provavelmente teremos um dispositivo dobrável, fácil de transportar, que pode ser usado de maneira simples, por exemplo, através de toques e de uma interface neural (a interface de toque é necessária). Com esse telefone, você pode acessar a todas as informações de seu interesse por um motor de busca (parceiro?) e vários aplicativos, além de controlar seus dispositivos elétricos ou qualquer outro objeto conectado à rede.

Pequeno apartamento

Quero deixar claro que esse não é necessariamente o cenário que quero ver, mas sim o que parece mais lógico. Constantemente estamos nos esforçando para facilitar a nossa vida e nossas ações, o que é uma das definições de tecnologia. Smartphones não são uma exceção à regra, uma vez que tentam fazer tudo a partir de um único dispositivo (incluindo controle da iluminação da sala). A Google está indo nessa direção (o que talvez não seja bom) com o Google Assistant, então não é impossível que os outros sigam seus passos.

Será que estamos indo longe demais? Sabemos que desde os tempos antigos liberdade de ação e boas intenções não são suficientes para alcançarmos bons resultados, o mito de Édipo mostra bem isso. Mesmo buscando o bem, o curso da tecnologia (que permanece intrinsecamente ligado à economia, não podemos esquecer) não vai ter apenas efeitos positivos, por isso, é bom mantermos a cautela.

Como você imagina o futuro dos smartphones?

Ir para o comentário (84)
Benoit Pepicq

Benoit Pepicq
Editor

Benoit é um apaixonado pelas novidades tecnológicas e por tudo que diz respeito à informática. Grande fã do Android desde 2011, ele se juntou à equipe do AndroidPIT para compartilhar seus conhecimentos sobre o Android com os leitores do site.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
84 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Yuri Adriel 2
    Yuri Adriel 18/05/2019 Link para o comentário

    os técnicos de celular vão se fuder hahahaha


  • 1
    Edson MS (Eddie) 08/02/2017 Link para o comentário

    Acredito que será um dispositivo versátil e com um processador absurdamente poderoso, talvez um processador quantico ou neuromórfico ou um mix dos dois, com capacidade para viabilizar uma inteligência artificial tão avançada que ajudará as pessoas a controlarem todos os aspectos de suas vidas, inclusive na tomada de decisões. Existirá ainda conexões de internet na faixa dos Terabits que aliada a enorme capacidade de processamento possibilitará a completa imersão em ambientes virtuais, tornando possível a telepresença em escala global, mudando a forma como interagimos com o mundo e nós mesmos. Óculos e lentes farão a projeção das imagens e pequenos sensores na cabeça vão capturar as ondas elétricas no cérebro e transformarão esse estímulo cerebral em comandos para o dispositivo, o homem e a máquina vão literalmente de fundir, melhorando habilidades neurológicas, e transformando o ser humano em uma espécie de ciborgue.


  • Adriano S. 13
    Adriano S. 16/11/2016 Link para o comentário

    Mix de hololens tela dobrável e sustituira o pc como conhecemos hj.


  • Douglas P. 15
    Douglas P. 15/11/2016 Link para o comentário

    Acredito que o texto fugiu no tema! Por que não colocaram: "Como o mundo vai se comportar com os smartphones do futuro em 2050?


  • Vinicius Nunes 5
    Vinicius Nunes 14/11/2016 Link para o comentário

    Da forma como estamos dizimando com os recursos naturais da Terra! Acredito que não haverá vida no planeta!!!


  • klods dell 31
    klods dell 14/11/2016 Link para o comentário

    Se nosso consumismo desenfreado não parar Estaremos brigando por água, andando a cavalo como num filme pós apocalíptico


  • Reginaldo T. 15
    Reginaldo T. 14/11/2016 Link para o comentário

    Acredito que talvez esse aparelho com formato retangular, com telas e interface de toque deixe de existir futuramente.
    Além da miniaturização, a tecnologia será ainda mais integrada as nossas roupas e corpos.
    Não precisaremos de uma tela, pois tudo será projetado a frente de nossos olhos ou até em nossas retinas, os controles serão pelo pensamento, voz, gestos, tudo muito natural, instintivo.

    Roberto Oliveira


  • 8
    Miguel 14/11/2016 Link para o comentário

    Vocês precisam focar mais a inteligência artificial. Dela surgirá um novo mundo mil vezes superior as ideias do livro "admirável mundo novo". Uma nova sociedade terá que ser estruturada, seja gradualmente, seja subitamente. Robôs, cyborgs, sistemas altamente inteligentes, mto mais que os seres humanos serão o dia a dia no futuro


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 14/11/2016 Link para o comentário

    Creio que lá nós usaremos implantes que nos permitirão fazer coisas similares. Sabe esses chips NFC implantado nas pessoas? Creio que teremos algo com essa ideologia.

    Miguel


  • 4
    alexandre mendes 14/11/2016 Link para o comentário

    A meu ver com a nova velha descoberta do sistema de fusão a frio que uma grande empresa prometeu para ano que vem e alguns cientistas da area acreditam e outros não, se vier a confirmar muito da tecnologia atual, gastos energeticos e outras coisa mais mudarão de configuração e importancia. Um smarthphone poderá ou não a convergir para uma estrutura modular de interface neural. Não e dificil nem impossível e ja esta em fazes de testes em primatas tetraplegicos. Daí para aplicabilidade em sistemas de comunicação e um pulo, basta conseguir baratear a tecnologia, coisa de no maximo 10 anos. Os biochips provavelmente serão a melhor forma de uso da comunicação pessoal.. Se a tecnologia de fusão a frio se confirmar, satelites baratos cobrirão a terra eternamente fazendo com que todos tenham este acesso.

    Roberto OliveiraMiguel


    • 26
      KARALBPIN 14/11/2016 Link para o comentário

      Quanta merda cara!!! Para de fumar maconha ou essa merda ainda vai te matar!!!


    • klods dell 31
      klods dell 14/11/2016 Link para o comentário

      Depois acabou filme do Spielberg e voltou realidade do mundo caótico destruição pela ganância do homem


      • John T. 28
        John T. 15/11/2016 Link para o comentário

        mais respeito carlos


  • 62
    Conta desativada 14/11/2016 Link para o comentário

    2050, está muito longe de acontecer, claro que a tecnologia sofre uma constante mudança, talvez telas dobráveis, seja uma realidade de fato, o qual será interessante. Mas, praticar exercício de futurologia é sempre complicado. Esperamos que bem antes disso, tenhamos as baterias sendo carregada por energia solar, isso não é tão difícil, basta algum engenheiro criar e fazer. Tornar a bateria mais eficiente energeticamente, será a grande chave e o X da questão, pois em matéria de hardware, processamento, memória e até armazenamento, leia-se, telefones com 64 GB, 128 GB e 256 GB, é mais do que suficiente para todos.

    Precisamos urgentemente, resolvermos o problema energético, criar um equilíbrio, ai sim, será prazeroso usar um telefone, onde você terá pelo menos a bateria sendo recarregada automaticamente, e ainda podendo durar pelo menos 5 dias, é impossível? Não, basta alguém criar um sistema novo e reinventar a roda.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 14/11/2016 Link para o comentário

    Imaginar o futuro é a mesma coisa que jogar na mega sena! Vc passa a vida inteira tentando adivinhar quais os números serão sorteados e nunca acerta! ^^

    Conta desativada


  • 13
    Aldo 14/11/2016 Link para o comentário

    Aff, parei na metade da leitura. Parei e pensei : coisa mais ridícula, não vou perder meu tempo com isso....

    klods dellDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 14/11/2016 Link para o comentário

      Já que perdeu seu tempo tbm comentando aqui, faz igual a mim brother... Da uma pensada rapidinho! ^^


    • klods dell 31
      klods dell 14/11/2016 Link para o comentário

      Só li titulo e já dei pitaco kkkkk

      Deivis Schuman


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 14/11/2016 Link para o comentário

    smartphones em 2050? Serão os mesmos que usarão em 2025/2030.... Afinal a humanidade vai encontrá-los qnd escavar os escombros de predios, casas e fábricas.... tudo destruído apos o mundo passar pela terceira guerra mundial... ou ate mesmo o tão temido apocalípse zumbi (rs)... Em 2050 nossa maior tecnologia será paus e pedras.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 14/11/2016 Link para o comentário

      E não é que vc pode esta certo brother?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.