O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
112 Compartilhado 65 Comentários

Enquanto no iOS 95% dos aparelhos usam criptografia, no Android são apenas 2%!

Um dos problemas trazidos pelo diferente número de versões do Android é em relação a segurança. Uma matéria do Wall Street Journal publicada esta semana jogou luz ao tema e divulgou um dado importante: apenas 2% de todos os Androids do mundo são criptografados! Mas o que isso significa?

Só para incluir aqui dados para comparação, 95% dos dispositivos iOS mantém os dados de seus usuários protegidos por criptografia. O Google começou a dar mais atenção à criptografia a partir do Android 5.0 Lollipop. Com a nova versão, o sistema passou a permitir ativar a camada de proteção durante a inicialização do sistema.

No Marshmallow, aparelhos low-end não contarão com a criptografia por padrão

No Marshmallow um passo a frente rumo a proteção dos dados. A versão 6.0 permite que os aparelhos que vierem com o sistema pré-instalado de fábrica conte com a criptografia por padrão. No entanto, isso tem um porém. No Lollipop o desempenho do aparelho e a autonomia da bateria podem ser prejudicados ao ativar o recurso.

No Marshmallow há uma limitação de hardware - apenas aparelhos que conseguirem ler os dados criptografados acima de 50 MB/s podem vir com o recurso ativado já na instalação.  Ou seja, aparelhos low-end não contarão com a criptografia por padrão.

Com isso, o Google se vê numa encruzilhada já que não depende apenas das fabricantes liberarem a atualização. É preciso também que o aparelho tenham bom hardware, já que a criptografia pode impactar negativamente no desempenho, visto que o recurso pode ser ativado nas configurações do Android desde a versão Honeycomb, só que 98% dos aparelhos Android não utilizam a proteção extra.

Criptografia é bom para todo mundo - menos para a justiça - já que os dados só ficam acessíveis para quem possui a senha. A expectativa é com o passar dos anos o número de dispositivos Android que usam a proteção aumente, graças a implementação do recurso vindo de fábrica e uma melhora geral no hardware dos aparelhos.

Você costuma criptografar o seu Android? Acha esse recurso importante? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: WSJ

65 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi