O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
228 Compartilhado 141 Comentários

Melhores ROMs customizadas baseadas no Android Nougat

Os usuários Android mais avançados sabem que uma bela maneira de personalizar e otimizar seu aparelho é usando uma custom ROM. Neste artigo você vê algumas das melhores custom ROMs baseadas no Nougat do momento, desde as mais simples, como a LineageOS, até as mais customizáveis, como a Resurrection Remix.

LineageOS

Continuação da antiga CyanogenMod, a LineageOS busca ser uma custom ROM simples, sendo bem parecida com as ROMs stock de aparelho da linha Moto e Nexus, tanto no visual quanto na parte de recursos. A ROM é a mais conhecida das presentes neste artigo.

Um item que, segundo usuários da LineageOS, falta em relação a CyanogenMod é o motor de temas, já que a LineageOS não tem motor de temas próprio ou suporte ao substratum. Porém, a equipe da ROM está trabalhando no motor de temas próprio da ROM. Você pode verificar o suporte oficial e baixar as builds com suporte oficial neste link.

AndroidPIT lineage os hero
A LineageOS é a mais simples, porém a mais famosa / © AndroidPIT

ViperOS

A ViperOS é uma ROM baseada na LineageOS e desenvolvida por um time de desenvolvedores brasileiros. A ROM tem como foco estabilidade, porém tem inclusa recursos de customização que seriam úteis aos usuários para melhora a experiência da ROM.

A ROM leva uma vantagem pois o time de desenvolvedores tem incluso usuários do OnePlus 3T, sendo este celular famoso pela otimização do software; e Moto G3, aparelho conhecido pelo hardware relativamente fraco. A ViperOS tem chamado bastante atenção dos usuários de custom ROMs, principalmente pela estabilidade e otimização.

Você pode verificar o suporte oficial e baixar as builds com suporte oficial neste link.

AOSiP/halegonOS (XOS)

As ROMs AOSiP e halogenOS (também chamada de XOS) são baseadas no AOSP-CAF, com o mesmo propósito da ViperOS, ou seja, ser estável e oferecer opções de customização que proporcionem o usuário a melhor experiência, evitando assim possíveis bugs pela quantidade alta de opções de customização. Por serem baseadas no AOSP-CAF, a estabilidade e fluidez de ambas são incríveis.

Aos que devem estar se perguntando o que seria CAF, não é nada mais além da sigla do Code Aurora Forum, site da Qualcomm onde são liberados os kernels e outros sources para as fabricantes que utilizam os SoCs da empresa. Devido a ter sido feito um trabalho no source para os aparelhos que utilizam chips da Qualcomm, a estabilidade e fluidez são fantásticas.

Lembrando que ambas são ROMs diferentes e que seus desenvolvedores tem focos diferentes para as ROMs. A verificação do suporte oficial e download das builds de ambas as ROMs devem ser verificadas no fórum do site XDA-Developers.

Paranoid Android

Outra velha conhecida da comunidade, a Paranoid Android recentemente sofreu alterações que fizeram a ROM “renascer”. A ROM é bastante conhecida pela alta quantidade de recursos de customização além de sua estabilidade. Baseada no AOSP, ela ficou tão famosa a ponto de alguns desenvolvedores irem para a OnePlus, onde, obviamente, trabalham na divisão de software da empresa.

Se a questão é customização acima da AOKP e estabilidade igual ou melhor, a Paranoid Android sem dúvidas é uma ROM excelente. Você pode verificar o suporte oficial e baixar as builds com suporte oficial neste link.

AndroidPIT paranoid android 6
Uma das mais antigas, a Paranoid Android se reinventou com uma atualização que deixou muito usuários felizes / © AndroidPIT

AOKP

Uma das ROMs mais antigas que existem no universo das custom ROMs, o Android Open Kang Project, é baseado na LineageOS. A AOKP tem como mascote um unicórnio, que como alguns sabem, é o mascote também da Dirty Unicorns. Ela é uma bela ROM e possui alguns recursos a mais do que a ViperOS, por exemplo, como o Control Pie. A ROM é bastante conhecida por ter bastante recursos de customizações e ser muito estável.

A AOKP tem as nightlies e recoveries próprias, porém alguns desenvolvedores não são autorizados a fazer builds não-oficiais com alguns recursos a mais, tais como alguns gestos e apps de modificação do sistema, tais como kernel auditors. Obviamente que as recoveries disponibilizadas pela equipe da AOKP não podem ser utilizadas com as builds não-oficiais. Você pode verificar o suporte oficial e baixar as builds com suporte oficial neste link.

PureNexus

A PureNexus, originalmente, era uma ROM exclusiva dos celulares do Google, porém o trabalho da comunidade no código-fonte da mesma, possibilita que a mesma seja levada a outros aparelhos. Muito estável e com alguns recursos de customização a PureNexus sem dúvidas é a ROM ideal. Ela já vem com os GApps pré-instalados para não ocorrer qualquer erro durante a instalação da mesma.

A PureNexus consome mais bateria, porém não tem como se queixar dela. A verificação do suporte oficial e download das builds de ambas as ROMs devem ser verificadas no fórum do site XDA-Developers.

nexus 5 image
PureNexus era a ROM exclusiva dos Nexus (Nexus 5 na imagem) / © AndroidPIT

Resurrection Remix

Simplesmente a ROM mais amada da comunidade, a Resurrection Remix é só a ROM com mais opções de customizações que tem atualmente. A ROM ganhou fama depois de ter conseguido estabilidade com uma tonelada de recursos. A ROM é dita como uma das mais fluídas também. Baseada na LineageOS, a ROM também é uma das mais comuns dentre os aparelhos Android no XDA-Developers.

Você pode verificar o suporte oficial e baixar as builds com suporte oficial neste link. Em alguns aparelhos, como o Moto Maxx, tem builds oficiais mais recentes no fórum do XDA, não disponíveis no site de downloads. Motivo? Não tenho a mínima ideia.

AOSP Extended

Uma das ROMs mais elogiadas da atualidade, a AOSP Extended (AEX) tem conquistado fãs pela sua fluidez. Com o mesmo princípio da ViperOS, AOSiP e outras presentes neste artigo. A ROM ganhou fama tão rápido que se tornou bastante comum entre a comunidade em meses e elogia-la também é bastante comum.

Se você quer fluidez e bateria, a AEX é uma bela opção. Você pode verificar o suporte oficial e baixar as builds com suporte oficial neste link.

AndroidPIT lg g4 stock android 2
AOSP Extended pode ser instalada em muitos dispositivos / © AndroidPIT

Lembrando que…

A melhor ROM para determinado aparelho, pode não ser a ideal para todos os demais. Em alguns aparelhos, as ROMs citadas podem nem mesmo serem compatíveis com alguns modelos. Outra questão importante é: “cadê a CitrusOS, AquariusOS, Vertex, Carbon ROM e etc? Não se preocupe. As ROMs no artigo são algumas das mais elogiadas na comunidade. Infelizmente não temos como descrever sobre todas agora, visto que o objetivo do artigo não é ser uma enciclopédia.

Você já usou alguma dessas ROMs? Qual outra você já usou ou está usando neste momento?

228 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Vinicius Da Silveira há 1 mês

    Ai você fica todo animado com o artigo, e logo depois lembra que tem um celular com processador Mediatek

  • Leandro Marques há 1 mês

    Pra quem quer custom ROM, tem que fugir mesmo de mediatek...

  • Sidney Piesco há 1 mês

    Poxa vida, quase meia noite, abro o AndroidPit para dar uma olhada rápida e dou de cara com esta reportagem do Henrique Pereira. Fui obrigado a ler tudo porque tem muita informação bem legal. Parabéns Henrique pela reportagem. Por sua culpa vou dormir tarde hoje...kkkk

  • AC&MM há 1 mês

    É interessante que os desenvolvedores das ROM's primam alguns aparelhos em detrimento de outros que são melhores ou, até mesmo, melhores do que os suportados pelos desenvolvedores.
    Até hoje eu procuro uma Custom ROM pro Moto X Force e não encontrei nenhuma. Ou melhor, eu encontrei uma LineAge OS não oficial e tentei instalar, mas não funcionou. Pro Moto G4 Plus é mais fácil de encontrar. Dá pra encontrar até pro Moto G1 ou Moto G2.

  • Henrique P.
    • Blogger
    há 1 mês

    É a vida...

141 Comentários

Escreva um comentário:
  • Bom dia a todos. Estou usando a Ressurection Remix no momento e fiquei interessado em experimentar a AEX , principalmente por conta dos comentários do pessoal a respeito do ganho de autonomia na bateria.
    tenho um Samsung S5 e o mesmo, devido já aos 3 anos de uso já, tem apresentado problemas na bateria, que hoje está durando bem menos do que durava antes. O problema é que pesquisei no link que é disponibilizado aqui e a AEX não tem suporte ao S5. É isso mesmo pessoal ? Nesse caso, alguém poderia me indicar outras opções boas para o Samsung S5 ?
    Desde já, agradeço a todos aqui do Fórum. Muito obrigado pessoal.

  • usei bastante custom Rom no meu antigo moto g1, hoje tenho um xiaomi e não me sinto tentado a sair da miui.
    Depois de um tempo parece que todas as roms aosp são apenas mais do mesmo! Gostava da ressurection remix por seu poder de personalização, mas as ultimas builds que testei estavam extremamente bugadas(talvez seja um problema do meu smart)

    Espero que essas Roms novas que estão surgindo (como viper OS e AEX) possam mudar esse quadro, e tirar essa 'mesmície' das custom roms

  • Eu estou querendo instalar a Remix resurreicion 7.1.2, estou usando a stock Android 7, no moto x style, mas não estou conseguindo instalar será que tenho que voltar para stock 6.0 para conseguir!!!

  • Sem sombra de dúvidas na minha opinião Ressurrection Remix, eu usei bastante no Nexus 6P antes de eu trocá-lo, e pra quem gosta de modificações completas na interface é a melhor opção.

  • Uma dúvida: existe alguma rom para o Zenfone 3 que não seja a da própria Asus? Já dei uma procurada, mas nada encontrei. Incrivelmente, para os Zenfone 2 com processador Intel, tem até uma quantidade razoável...

  • Tive um redmi note 4 com mediatek e gostei demais! Acho muita besteira ficar mudando de rom. Minha opinião.

  • Tenho usado a ViperOS no meu OnePlus 3T, recomendo demais, mais ainda por ser brasileira, desenvolvimento nacional, vida longa à Viper. Quanto às outras, já testei quase todas, se não no 3T, em outros celulares que possui, e a verdade seja dita, depois que você entra no mundo das Custom Roms, a Stock dificilmente te satisfaz, fora o suporte de novas versões, algo meio esquecido pelas fabricantes, android ainda reina!

  • Eu instalei recentemente a AOSP Extended (AEX), só uma coisa que está ruim é o rádio FM que fica parando de funcionar constantemente. Tirando isso a ROM está funcionando muito bem.

  • Eu tenho um moto maxx. Aparelho fantástico e não deixa a desejar para nenhum, literalmente. Mas quando voce coloca o Ressurection Remix, é a mesma coisa de fazer um upgrade! A diferença pra rom stock é muito grande. Melhor de todas!

  • Foi uma verdadeira ODISSEIA instalar a primeira vez, hehe, deu um nervoso, mas valeu muito a pena.
    1. Desbloquear Bootloader
    2. Fazer root
    3. Instalar custom recovery
    4. Flashear ROM, gapps, kernel e TV digital.
    Mas depois fica mais facil quando aprendemos a criar pontos de restauração com o TWRP, se algo der errado... eh só "voltar no tempo".

  • Se não houvesse roms customizadas o meu Moto E 2014 ainda estaria com Android 5.1 Lollipop,
    agora roda com Android 7.1.2 Nougat, patch de segurança 5 de junho de 2017.
    Solução para smartphones que não recebem mais atualizações oficiais!

  • ViperOS fica bom em um Xperia Z3?

  • Usando Viper OS....Simplesmente fantástica! para quem procura fluidez e customização indico essa Rom...O modo tema escuro fica lindo no smartphone, recomendo testarem...( Moto X 2014 )

  • Estou com Tesla N ROM 7.1.2. AOSP-CAF
    Ótima recomendo👍
    Samsung J500M

  • Ótima matéria Henrique, tive q comentar para elogiar, são tantas custom roms que eu nem sabia da existência, atualmente estou usando a LOS no meu Moto G3º ET. Gostei da rom, é tão simples como a stock e ótimas funções presentes.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi