O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
297 Compartilhado 22 Comentários

Chrome para Android ganha recurso que economizará 70% mais dados em redes 3G/4G

A Google anunciou em seu blog um novo recurso para o navegador Chrome para Android que pode economizar até 70% de dados em redes móveis. A notícia é ótima, especialmente para aqueles que não podem pagar por um plano de dados mais robusto, com uma franquia de internet maior.

Batizado de Data Saver, este modo de navegação promete tornar o acesso à internet mais rápido e leve. Ele entra em ação quando identifica que a sua rede está lenta demais. Isso pode acontecer tanto por causa da velocidade contratada baixa ou, ainda, por você está em uma área cuja cobertura é precária. Quem anunciou esta nova funcionalidade foi o Gerente de Produto do Google Chrome, Tal Oppehneimer.

O Data Saver Mode remove das páginas web a maioria das imagens, deixando apenas aquelas essenciais para o completo entendimento do conteúdo.

Assim, imagine que você está lendo uma notícia que está demorando demais para carregar. Com o Data Saver ativado, o Chrome carregará apenas o texto e as imagens contidas no corpo do texto, deixando todo o resto de lado. Sem dúvidas, isso torna o carregamento das páginas mais rápido e consumindo menos dados.

Além disso, haverá um botão com o qual você poderá optar por carregar as imagens posteriormente, quando estiver em uma rede de maior velocidade. Há também a opção de escolher quais imagens você quer que sejam carregadas se, porventura, algumas imagens do corpo do texto forem deixadas de lado.

data saver
Função Data Saver permite escolher quais imagens você quer caregar / © Blog do Chrome

Inicialmente, o Data Saver Mode será testado na Índia e Indonésia, países emergentes com alta densidade populacional e que contam com conexões lentas. Mas a empresa garante que outros países receberão a função nos próximos meses. Espero que chegue logo no Brasil, ainda mais com as franquias de internet cada vez mais caras. Infelizmente, a Google não deu nenhuma informação adicional sobre a portabilidade desta função para outras plataformas.

O que você acha desta novidade? Usa a sua internet móvel para navegar muito na internet?

 

22 Comentários

Escreva um comentário:
  • Bom essa função eu já tenho no moto g 2014 Android 6.0 mas no Android 5.0.2 e 5.1.1 CM tbm mas deve ser pq abaixo atualizações antecipada antes de chegar na play store

  • Tecnicamente isso é perfeito, mas vamos aguardar....

  • Boa iniciativa..
    Vamos ver na pratica

  • Já havia percebido uma ferramenta similar no chrome, com uma mensagem de redução do tamanho do pacote por estar navegando em uma rede fraca.
    Pensei ser uma ferramenta já usual.

  • MIGREM PARA A TIMBETA, se conseguir o blablablâmetro com 4000 pontos, pagará 0,30 centavos o dia que usar, e uma net razoável de 100MB, e não cancela só reduz

    • O problema de conseguir ser Tim beta é que alguém como beta lab precisa te convidar.

    • Pra quem não é beta tem também um "método" onde se utiliza internet ilimitado sem pagar nada mais por isso, pesquisem no Google as palavras chave "http injector tim" e ponham os resultados nas últimas 24 horas nas ferramentas de pesquisa e nunca mais pague nada para essas operadoras malditas, livre-se das garras desses infelizes. Boicote ás operadoras já!
      No futuro você mesmo poderá fazer suas configurações e ajudar a comunidade =D

  • Eu uso o firefox pra isso, quando quero ver uma página sempre abro em modo artigo que só vem as imagens referentes ao conteúdo, ajusta o preto no fundo que é ótimo pra ler, e só carrega as imagens referentes ao texto. Mas vai ser muito bom a google colocar isso, se o chrome tivesse modo leitura seria ótimo.

  • Pra mim o serviço não funcionaria bem.
    No 4G por exemplo, a cobertura é boa, a velocidade é boa então o serviço não seria ativado por conta da cobertura.
    Até que minha velocidade fosse reduzida por conta da franquia, o serviço também não seria ativado.

    Nós precisamos é reclamar muuuito desses planos porcos que as operadoras vendem e pedir planos com franquia ilimitada.

  • Já tava na hora, o ópera já é muito otmizado nesse sentido, o chrome ainda tinha uma baixa economia.

  • E os ads do de um site de noticias por exemplo como ficarão?

  • Muito não só quando estou na rua por que em casa tenho wifi ent essa novidade não é muito útil pra mim mais Parabéns a Google mais uma vez pensando nos usuários o segredo é esse

  • Não deixo de ter o Chrome instalado e atualizado, a opção de poder ter meus favoritos do PC no android é muito útil, mas o UC Browser para mim é bem mais simples, rápido e prático de usar, além de ter suporte ao Flash Player que para quem assiste animes em sites de animes (no qual boa parte ainda usa a tecnologia de flash player no site) é essencial.

  • Uso bastante e achei ótima esta novidade!

  • Essa opção com certeza vai agregar junto a que já aparece no chrome no android, pela imagem ele vai te avisar como uma notificação ao inves de somente abrir a pagina informando "carregamento lento"

  • Muito bom, economia sempre é bem vinda.
    Ótima Matéria.

  • Não sei qual é o algoritmo usado para determinar a função de redução, mas se não me falha a memória, o Chrome já apresenta essa função, não sei se esta agora vai ser mais incisiva nesse aspecto.

    Opera também trabalha com esse modo de economia de dados.

    • Uma vez eu estava em uma região que não funcionava 4G, ai ao abrir uma noticia no Chrome a mesma foi carregada dentro de um url do Google onde aparecia apenas o corpo da noticia e imagem em baixa qualidade. Achei interessante.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi