O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
558 Compartilhados 194 Comentários

Os fatos mais inacreditáveis sobre o Android

Com tantos sites e blogs dedicados ao Android, podemos pensar que o sistema operacional do Google não guarda segredos a serem descobertos. No entanto, existem fatos pouco conhecidos que irão surpreender até ao fã mais informado. Veja abaixo os principais fato sobre o Android.

Microsoft, Nokia e Symbian já zombaram do Android

Quando os novos sistemas operacionais estavam começando a tomar forma, iOS e Android não eram os únicos jogadores importantes. Microsoft, Nokia e o Symbian já estavam no mercado hum certo tempo. Nenhum desses três concorrentes enxergavam no Android um forte competidor.

Na ocasião, os responsáveis pelo Symbian disseram: "Nós somos os únicos presentes em telefones reais e com um grande volume de apps construídos ao longo dos últimos anos". A Nokia, por sua vez, foi enfática ao dizer: "Nós não vemos nenhuma ameaça no Android". A Microsoft, mais cautelosa, explicou: "Não entendemos o impacto que esse sistema pode ter".

windows 10 mobile hero
O Windows Phone está quase desaparecendo / © ANDROIDPIT

Bom, nenhuma dessas três empresas tiveram um futuro muito positivo na indústria móvel. O Symbian acabou sendo utilizado nos smartphones da Nokia, até que a empresa resolveu substituí-lo pelo Windows Phone, o sistema da Microsoft que está quase desaparecendo. O Windows representa menos de 1% das vendas mundiais, enquanto o Android ocupa 85% dessa fatia.

Você sabe quem ama o Nexus 5? Whoopi Goldberg

Pode parecer que as celebridades optam por não usar o Android, muito menos um dispositivo Nexus, certo? Mas, esse não é o caso da atriz Whoopi Goldberg, que em 2014 usou o Twitter para expressar seu amor para o modelo principal da série naquele ano, o Nexus 5. Em seu tuíte, ela revela que adora o Nexus 5 vermelho, veja:

As duas primeiras versões do Android não tem nomes doces

Todas as versões atuais do Android possuem nomes de doces. Embora seja algo curioso e inusitado, tudo não passa de uma brincadeira que começou entre os desenvolvedores do Google. O primeiro doce foi o Android 1.5 Cupcake. Mas, antes da chegada desse update, existiram outras duas versões, a 1.0 e a 1.1, chamadas internamente de ''Astro Boy" e "Petit Four".

O último nome é um aperitivo muito conhecido na França e, talvez, a partir dele começou a história dos doces nomes do Android.

AndroidPIT marshmallow 0384
Marshmallow é o atual nome do Android / © ANDROIDPIT

O Android não era projetado para rodar em smartphones

Em 2013, Andy Rubin revelou durante uma conferência em Tóquio que o Android não era um sistema destinado aos smartphones. Na verdade, o SO foi projetado para ser usado em câmeras inteligentes, cuja a ideia era fazer com que o upload das fotos tiradas por essas câmeras fossem hospedadas diretamente pelo sistema num serviço em nuvem, originalmente chamado de ''Android Datacenter".

Entretanto, o mercado das câmeras começou a perder fôlego, e Rubin decidiu que o esforço poderia ser em vão. Assim, a equipe Android começou a concentrar suas forças em smartphones. Desde o começo, o Android foi concebido para ser livre, gratuito e sem impedimentos para a indústria interessada.

androidpit camera for beginners 1
O Android era pra ser um sistema para câmeras inteligentes / © ANDROIDPIT

Pode parecer pouco, mas, na época, a licença do Windows CE custava os olhos da cara para todos os fabricantes utilizá-lo. Investir na construção de SO do zero era algo inviável, portanto, o Android era uma saída interessante e econômica para as empresas de tecnologia e de telefonia.

O 'S' dos Galaxy não significa Samsung

Se você acha que nos modelos da linha Galaxy o 'S' representa 'Samsung', saiba que você está errado. Durante um lançamento, em 2011, a empresa revelou qual era o sentido da letra que acompanha seus modelos mais tops, conhecidos como Galaxy S.

Segundo a empresa sul-coreana, o 'S' vem de 'Super Smart', ou seja, super inteligente. Outras letras utilizadas pela Samsung possuem significados diversos, como o 'Y' de 'Young' - jovem - 'R' de 'Royal' - refinado 'e 'M' de 'magic'.

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 6
Os Galaxy S são os Super Smarts / © ANDROIDPIT

O Android é um homem

Bem, ao menos um homem-robô. Apesar de muitos dicionários definirem “android” como um robô com aparência humana, o prefixo grego andr- é masculino, e a ampla maioria dos robôs descritos como andróides tem a aparência de um homem.

Existem vários termos para robôs que têm aparência feminina: gynoid, fembot e robotess. A última palavra foi cunhada em 1921, na mesma peça teatral que criou o termo “robô”: R.U.R., ou Rossum’s Universal Robots.

Todo usuário Android deve agradecer a Steve Jobs

Calma, vou explicar. Entre 2005 e 2007, o Android tinha apenas um competidor em vista: a Microsoft, que na época era a maior e mais poderosa empresa de tecnologia do mercado. Até então, cada smartphone era diferente - a Motorola tinha um sistema, a Nokia tinha outro, a Samsung um terceiro - e a equipe Android pensava que a Microsoft era a empresa a criar um sistema operacional único.

Quando Steve Jobs anunciou o iPhone em 2007, a equipe Android percebeu que teria de voltar à mesa de projetos. Do contrário, os aparelhos da Samsung, Sony, LG e companhia seriam mais como um Blackberry ou um dispositivo com Windows CE.

IPHONE 2jpeg
Steve Jobs foi 'o cara' / © BETANEWS.COM

Em 2007, como agora, o Android era mais interessante do que o iPhone

A maioria pensa que a Apple revolucionou o software em smartphones, mas na mesma época a equipe do Android estava trabalhando em algo bem mais interessante: ao contrário do iPhone, que era em grande parte dependente do iTunes, não oferecia funções multitarefas e nem mesmo contava com o “copia e cola”, o Android desenvolvia um dispositivo chamado Sooner, com multitarefas, conexão com uma loja de apps online, suporte para smartphones e tablets e independência com relação a um PC ou laptop.

Infelizmente, o dispositivo Sooner era muito, mas muito feio. Um tijolo de plástico com teclado físico e uma pequena tela que não reagia ao toque. Em comparação, o iPhone parecia algo saído de um filme de ficção científica, usando um acelerômetro para orientar a tela, sua touchscreen e sua experiência de uso revolucionária. Por isso o Android soube se reformular e adotou as melhorias da Apple. Hoje, smartphones com teclados físicos são raros.

oneplus 2 iphone 6 plus finger scanner 1
O Android sempre foi mais interessante que o iOS / © ANDROIDPIT

O Android funciona no espaço

Em 2013, a NASA lançou um bando de "PhoneSats", satélites ultra-baratos equipados com smartphones Android. Os PhoneSats já viraram torrada - todos os três queimaram ao entrar na atmosfera - mas eles fizeram o seu trabalho de maneira admirável, enviando fotos de volta do espaço e demonstrando que é possível fazer satélites com hardware muito barato.

Os PhoneSats foram feitos a partir de dois HTC Nexus One e um Samsung Nexus S, e o custo total girou em torno de 3.500 dólares por satélite. Isso é realmente barato se pensarmos em satélites normais.

space games
O Android é o sistema das galáxias / © ANDROIDPIT

A NASA não foi a única organização a lançar smartphones Android no espaço. Também em 2013, o satélite STRaND-1 foi lançado em órbita a partir do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia, em nome da Surrey Satellite Technology (SSTL) da Inglaterra. O STRaND-1 foi o primeiro satélite com um smartphone em seu núcleo, um Nexus One.

Como SSTL explicou, "Smartphones são altamente avançados ao incorporar vários recursos importantes que são essenciais para um satélite, tais como câmeras, links de rádio, acelerômetros e processadores de computador de alto desempenho. Quase tudo, exceto os painéis solares e de propulsão". E os smartphones estão ainda mais inteligentes hoje.

Conhece outros fatos inacreditáveis do Android? Conte-nos nos comentários!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lyncoln Nogueira 17/dez/2014

    "Chupa, Apple!" foi boa kkkkk

  • Hebert 17/dez/2014

    o Android é o único homem que eu amo.

  • Léo Oliveira 10/ago/2015

    Me pergunto quando os usuários do iPhone vão perceber a quantidade de limitações que ele possui, não sou nenhum fanboy mais se você prestar um pouco de atenção o Android é um sistema open-source que as pessoas com algum conhecimento podem modifica-lo e criar várias customizações que podem se adequar a várias pessoas, já com o IPhone nem música você pode baixar sem ter que pagar pelo iTunes, e quanto o compartilhamento de conteúdo nem se fala, é apenas possível utilizar o bluetooth entre usuários de iPhone, sem tirar o mérito da Apple eu mesmo gosto muito do design do iOS e de alguns aspectos dos iPhones como as câmeras, mais sinceramente qualquer Moto G na minha opinião vale mais a pena que um iPhone 6 de R$5000.

  • Cleber d'Avila 18/dez/2014

    Faltou um comentário...ou melhor, o meu comentário para definir a diferença entre Android e IOS: "Ter um Iphone é como andar em uma Mercedes Benz alugada, vc pode ir, vir e impressionar mas nunca poderá colocar um acessório...ela não lhe pertence."

  • Willian Belizario 11/ago/2015

    Chupa épou kkkkk

194 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi