O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2.191 Compartilhados 307 Comentários

Android quase puro deixará de existir na linha Moto

Desde que a Lenovo anunciou seus planos sobre a marca Motorola, na última semana, muitos leitores do site nos questionaram sobre qual seria o futuro do OS nas mãos da fabricante chinesa. Agora, contudo, o presidente da Lenovo na China nos deu um prévia do que acontecerá com o Android quase puro presente nos dispositivos da linha Moto. Segundo ele, a interface do usuário da Motorola será mesclada com a Vibe UI, formando um padrão para novos dispositivos Moto e Vibe. Confira detalhes a seguir.

A entrevista do presidente da Lenovo na China, o Sr. Chen Xudong, ao site Tech Sina rendeu mais do que o esperado. Além de comentar detalhes sobre o futuro da linha Moto E e G, o SVP da Lenovo revelou informações valiosas sobre o futuro da interface do usuário presente nos atuais dispositivos da Motorola. Desde que a Motorola abandonou a interface Blur, em 2012, e investiu numa experiência de uso mais próxima do Android puro, muitos usuários se identificaram com a UI da empresa, principalmente pela a agilidade demonstrada pela Motorola na entrega de updates do sistema.

Segundo Chen, a intenção da Lenovo é unir a experiência de uso da Vibe UI com aquilo que temos na linha Moto. Entretanto, nenhum detalhe adicional sobre como essa mudança ocorrerá foi esclarecida pelo SVP. Agora, vamos procurar entender e prever como será uma Vibe UI "quase pura".

frontmotoxstyle
Interface do Android quase pura presente no Moto X Style.  © ANDROIDPIT

A linha Moto e Vibe serão destinadas a segmentos diferentes, como todos nó sabemos. A Moto será a gama topo de linha, enquanto a Vibe representará o segmento médio e de entrada. A Lenovo terá como missão agradar tanto os usuários do oriente quanto os ocidentais. Todos nós sabemos que interfaces coloridas, sem gaveta de apps, com loja de temas e papéis de parede são um sucesso na China - que o diga a MIUI da Xiaomi. Assim, com a chegada dos dispositivos Moto na Ásia, a Lenovo terá que realizar adaptações pontuais na interface do usuário.

Diferente do que acontecerá com as linhas, que serão divididas por segmento, a nova interface do usuário será o padrão da Lenovo tanto para a linha Vibe quanto para a série Moto. Isso faz sentido, visto que a linha Vibe será a representante do segmento intermediário; assim, estará mais presente na América Latina, só que dificilmente os usuários aceitariam uma interface tão diferenciada como é a Vibe UI, principalmente os brasileiros.

vibeuiandroidlenovovibe
Interface Vibe UI presente no Lenovo Vibe A7010. / © ANDROIDPIT

Particularmente, durante meus testes com o Lenovo Vibe A7010, notei que a interface da Lenovo é funcional e segue uma abordagem semelhante ao que temos na linha Moto: serviços em forma de apps e poucas interferências visuais nas configurações do sistema. A gaveta de apps, por exemplo, pode ser ativada ou desativada nas configurações de tela do dispositivo. Assim, pessoalmente, acredito que o trabalho da Lenovo ficará por remodelar os ícones - que são totalmente chineses e quadrados - e remover o excesso de cores e informações extras.

Não se preocupem, não devemos presenciar o retorno da Blur em sua versão "S"; contudo, podemos esperar por algo diferente daquilo que estamos acostumados na atual linha Moto. Outro ponto incerto é a entrega de atualizações, visto que a Lenovo não é conhecida por atualizar seus dispositivos na mesma velocidade que a Motorola; no entanto, só o tempos dirá se os novos "Moto by Lenovo" serão os futuros LGs.

E aí, como você imagina que será a versão do Android desenvolvida pela Lenovo para a linha Moto e Vibe?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lucas Assis há 10 meses

    Querem foder tudo ou é impressão minha?

  • Leandro Marques há 10 meses

    Vou ficar muito feliz em ver a Lenovo tomando no C# no mercado e perdendo vendas de quem sempre confiou na motorola...

  • Junior Fornazi há 10 meses

    simplesmente pasmo com estas declarações da Lenovo quanto ao Android quase puro, e o fim das linhas E e G... Uma empresa destas porca como ela, tinha q permanecer na China. A Google foi a melhor coisa para a motorola.... Alavancou a marca e a tornou sinônimo de sucesso.... Agora como usuário Android desde 2010, digo que ate o momento o melhor aparelho que comprei sem duvida é o moto x 2014, no qual dígito este comentário..... Quando for trocar vou de Nexus 6p... Não gosto da touchwiz da Samsung, e muito menos da LG, tenho um Z1 como aparelho para trabalho, mas como TB não aguentei a interface da Sony e já coloquei uma custom ROM...... uma pena a Lenovo fuder assim com uma linha tão bacana como a Moto......

  • 19
    Vaporeon há 10 meses

    Não, ninguém nunca percebeu que o android puro quase não tem função.
    Só você
    o diferentão
    inovador de funções
    chefe da Samsung
    só usa leitor biometrico
    não nasceu de 7 meses
    7 bilhoes de pessoas no mundo MAS SÓ VC PERCEBEU QUE QUASE NAO TEM FUNÇÃO

  • Anderson há 10 meses

    para mim que sou fã da Motorola e desse Android simples e quase puro, é uma notícia pior do que a outra.

307 Comentários

Escreva um comentário:
  • O melhor da Motorola é o Android puro e querem acabar com isso?Tomara que a nova linha Nexus venha para o Brasil.

  • Na boa, quem experimentou android da samsung ou outro e um Android puro sabe a diferença. A relidade é a seguinte, nem vou xingar aqui, mas se a Motorola não fabricar mais Android Puro, eu não uso mais Motorola. Simples assim. Acham que vou usar essa interface bost@ da Lenovo? No dia em que eles fizerem uma apresentação como o google fez sobre o Material Design eu passo a respeitar, se não, não. O Material Design é um sistema de Design absoluto. Tem muito estudo de UX e UI no Android puro e essas empresas vem é destroem isso tudo. Sinto vergonha alheia quando vejo esse chineses que não entendem de design falando essas abobrinhas. Não uso mais e nunca usarei outro Android que não seja o puro.

  • Só Nexus me salva agora! :(

  • A Lenovo vai acertar uma? Eles querem acabar coma Motorola mesmo?

    • Sim.
      Se você viu a Microsoft acabando com a Nokia, saiba que com a Motorola não será diferente.

  • Comprei no último dia do ano passado o Moto G Turbo Edition. Animado em ter mudado pra Motorola, 1 semana depois li a notícia que a desgraçada da Lenovo ia matar a Motorola e ainda por cima acabar com a linha E é G. Que péssimo investimento eu fiz. Pensei que ia ficar com um aparelho por pelo menos 2 anos com atualizações mas esse lixo chinês vai mudar a interface. Eu usava a Xperia UI. Mas fui assaltado e resolvi mudar da Sony por causa de rumor que a empresa ia vender suas patentes do setor mobile etc. Mas nem imaginava que a Motorola ia sumir. Eu sei que essa maldita já é dona da Motorola, mas quem ainda produz os smartphones é a Mobility. Ainda usarei um legítimo Motorola por pelo menos 10 meses e possivelmente estarei trocando de marca. Não vou usar Lenovo nem aqui nem na puta que pariu. Aliás, posso mudar pra Asus ou voltar pra Sony. Samsung nem a pauta e LG nem pensar, só se for o Nexus. Quem sabe o dólar caia e a Apple mude sua política de preços aí eu entro no iOS que dá longos anos de atualizações. Repito, Lenovo, jamais!

  • Bem que já estava na hora Android puro não tem muitas utilidades não

  • 1

    Vamos ver oq vai dar né! Android puro ou quase puro é bom, pois não tem muita função

  • O povo ta reclama de mas ninguém e obrigado a comprar um smartphone da lenovo não e só comprar de outra marca
    E ainda ficam dizendo que eles vão falirkkkkk
    Não julgar algo sem conhecer
    Dem uma chance experimentem e depois digam poderiam julgar

  • Triste pois foi um fator que me fez escolher Motorola frente outras marcas na compra de meu aparelho, mas esperemos para ver como ficará na prática.

  • 2013-2014 a melhor fase da Motorola em todos os tempos !

  • Não entendi bem a comparação com a LG no fim da matéria, sendo que a campeã de não atualizar seus aparelhos, é a Samsung (não que a LG seja exemplo, mas está longe de ser uma Samsung da vida).

  • Mudanças são sempre bem vindas, antes de criticar devemos esperar e ver se serão mudanças boas. Gosto muito da Lenovo e ela como maior fabricante de computadores do mundo, merece um voto de confiança dos usuários da motorola.

  • Muito triste mesmo perca da motorola já estou com a marca vários anos, desdo V3 para V9 depois para linha moto G da primeira geração agora estou com moto x 2 geração e para mim melhor aparelho, pelo simples fato dele não tem uma interface poluída de aplicativos, agora, tudo bem se a lenovo quiser retirar o android quase puro. Eu irei migrar para apple que nao curto, esperar nexus 6p se chegar no Brasil.
    Android na minha opinião melhor sistema.
    Mais fica com android poluído e demorar 3 anos para chegar uma atualização e depois ser esquecido, não é minha praia....

  • Da uma agonia na alma ver esta mistura de ícone quadrado com redondo. Quem tem TOC sofre com isso.

  • Ainda bem que sou Nexus Fanboy!!!

    A Motorola ja deveria ter tido acabado faz é tempo...

    Ainda acho que a Lenovo vai melhorar e muito a marca

  • O cara tava ouvindo Men at Work alí.. Foda!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi