O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 20 Compartilhado 14 Comentários

Por que a função "Multi-Usuário" está habilitada apenas em tablets?

E a Google apresentou a segunda geração do Nexus 7, na quarta-feira passada, trazendo a função multi-usuários com mais recursos para a versão Android Jelly Bean 4.3. Como aterrissei hoje no AndroidPIT, depois de três semanas de férias, ainda não tive a chance de manifestar a minha opinião, mas lá vai: pequena, necessária, mas só aumenta a expectativa para uma verdadeira (e esperada) melhoria do OS da Google com o Android Key Lime Pie. Na semana passada, Dan Morrill, engenheiro da Google, respondeu uma questão que vem sendo levantada desde o lançamento da versão Android 4.2: Por que a função "Multi-Usuário" está habilitada apenas para tablets? Confira.

android multi user tablet
Você "dividiria" o seu smartphone Android? / © Google, Inc.

As possibilidades de multi-usuários foram ampliadas no Android 4.3 para incluir opções de restrição a perfis. O que deve ter vindo como uma boa nova para quem não quer compartilhar informações como número do cartão de crédito, por exemplo. De tanto bater nesta tecla - ou talvez por não se ter muito a falar - muitos usuários se perguntaram os motivos pelos quais este recurso não está disponível também para smartphones Android. Para mim parece claro: você divide seu smartphone? 

Dan Morrill escreveu na plataforma reddit: 

... não é de todo claro como ele deve funcionar em um telefone, especificamente no que diz respeito às chamadas e SMS. Suponha que você tenha o compartilhamento de dispositivos habilitado e, em seguida, recebe uma chamada. Quem recebe? Você troca o perfil do usuário atual? Somente o proprietário do smartphone recebe? Se somente o proprietário pode responder, não existe ligações para o segundo usuário? É pior para o usuário atual um telefone tocando e ele não podendo atender, ou pior para o pai perder um telefonema de seu chefe porque o Júnior estava jogando Angry Birds?

O engenheiro ainda citou uma pesquisa como razão principal do Google para deixar multi-usuário fora desta atualização da Jelly Bean. Aparentemente, os usuários respondem negativamente à ideia de compartilhamento de telefones, o que não acontece com tablets. Apesar deste manifesto, Morrill diz que o time de desenvolvedores da Google pode revisitar a ideia de multi-usuário para telefones móveis, mesmo que só para casos de uso muito específicos:

Teria sentido algo como um modo de bloqueio, para que o Júnior possa jogar Angry Birds com suas próprias pontuações.

Além disso, o engenheiro deixou claro que a opção de compartilhamento que existe atualmente em tablets é suscetível de ativação no AOSP. Enquanto isso, os usuários avançados podem tentar Mods ou ROMs personalizados, e não existe impeditivo para que as fabricantes ativem o recurso em seu software personalizado.

Durante as últimas três semanas, percebi ainda mais a importância deste recurso, visto que muitas pessoas usavam meu tablet com certa frequência, já que era um dos únicos gadgets disponíveis entre meus familiares. O fato de alguém poder acessar a minha conta de e-mail ou mesmo baixar um app na Play Store sem motivo, me deixava incomodada. Entretanto, meu smartphone é algo muito pessoal para "dividir" com uma segunda ou terceira pessoa, por isso, não sinto necessidade de utilizar o recurso multi-usuário nele. E você? 

A função "multi-usuário" faz sentido em smartphones?

 

Via Android Police Fonte: Reddit

20 Compartilhado

14 Comentários

Escreva um comentário:
  • Um smartphone multiusuário é fundamental para quem não quer misturar assuntos. Sua vida pessoal x profissional, sua vida pessoal x sua vida sexual, entre outras. Tirando a mim como exemplo. Eu sou divorciado, com três filhos, e sou bissexual. Levo uma vida dupla, permanentemente "no armário" de onde eu não tenho a menor intenção de sair, pois vivo maravilhosamente bem dessa maneira. 99% dos bissexuais que eu conheço, levam essa minha vida dupla, e adorariam ter esses dois mundos muito bem divididos, e separados, dentro de seus smartphones. Para os meus dois mundos eu tenho linhas celulares distintas, WhatsApps distintos, emails distintos, Facebooks distintos, e por aí vai. Sou obrigado a levar dois celulares pra onde quer que eu vá. Isso não seria necessário caso meu Android fosse multiusuário. E eu não sou minoria. Alfred Kinsey, que produziu o relatório Kinsey, o maior estudo sobre sexualidade humana já feito até hoje, estabeleceu cientificamente que 56% de nós não somos exclusivamente heterossexuais. Também temos as mulheres sexualmente reprimidas, que adorariam ter aqueles aplicativos sociais para achar parceiros sexuais, mas gostariam de tê-los muito bem separados de seus outros aplicativos... Emfim. O Android multiusuário para celulares é sim muito necessário para muitas pessoas.

  •   28

    + Rafael Dantas

    Concordo plenamente.

  • +Camila

    É realmente curioso como apesar de termos recebido um sistema finalmente com cara de terminado ainda tem gente que reclama. O gerenciamento avançado de múltiplos usuários é um avanço, que se justifica nos tablets mas nem tanto nos smartphones. Realmente smarts são muito mais pessoais.

    O que se espera do Key Lime Pie é a utopia do Android: tudo o que temos hoje nos dispositivos de ponta só que em aparelhos mais "humildes". Não acredito que isso possa acontecer, pelo menos não do jeito que imaginam.
    Meu Nexus 7 (2012) ficou melhor com o 4.3, mesmo não usufruindo de todas melhorias. Realmente acredito que o Jelly Bean 4.3 é o melhor sabor de jujuba até hoje, bem acabado e pronto pra se tornar dominante no cenário atual.
    Quanto aos que estão pensando no que virá, deixo as sábias palavras de uma tartaruga de galápagos: O Ontem é história, o Amanhã um mistério, mas o Hoje é uma dádiva, por isso se chama Presente.

  • Saudades de seus posts +Camila. Acho que multiusuário no meu Nexus 4 não é necessário, não compartilho ele com ninguém. Quanto ao up date do 4.3, tive alguns problemas com a play store que deu erro, mas já resolvido e o gmail que não está notificando as novas mensagens como antes, não sei se é um erro ou alguma configuração que não me atentei. Por fim, alguns apps estão com uma notificação persistente, que não some, ocupando espaço na área de notificações. No geral, achei muito bom o up date.

  •   28

    + Jefferson

    Estou de acordo. :-)

  • Parabéns +Camila Rinaldi ótimo post...
    O que viu de realmente significativo no JB 4.3 ?
    Estou como vx 'fuçando' td... Mas o que ví de realmente significativo foi no App da câmera... Tem algo de mais impacto que possa me falar...
    Google Nexus 4 - JB 4.3

  • Interessante que esta função não estará presente em smartphones, mas eu fico pensando em tablets que tem conectividade 3G. O meu por exemplo se houver atualização 4.3 para ele vai ter multiusuários usando o mesmo chip, a mesma internet e enviando e recebendo mensagens... Acho interessante ter, mas talvez nunca usaria.

  • Faz sentido até porque smartphone é pessoal, cada um tem o seu e o tablet é mais "doméstico" podendo ter multi-usuários.. até por que os tablets nexus vem na prioridade sem entrada para cartão SIM e sendo assim um tablet player de multimidia e não um tablet com funções de celular.

  •   60

    pois é +Daniel, esse é o único caso viável sim para celulares e acho que a google tem muito a ganhar sim ,pois se bem trabalhado , vai ser vendas que vão tirar da Apple e blackbary, ruindows phone, e assim por diante, teria só a ganhar a meu ver.

  •   28

    Lembro sim +Jefferson
    Nestes casos seria realmente interessante. Mas ja para o usuario comum, não vejo vantagem, eu pelo menos não compartilho o celular.
    Talvéz se tivesse uma forma do Google trabalhar esta ideia junto as operadoras seria uma mão na roda para os clientes de planos corporativos e mais ainda para os vendedores dos planos rs. Mas não sei se seria financeiramente viavel para o Google.

    Abraço

  •   60

    eu acho que a ativação de perfis , nos celular seria bom em aparelhos corporativos, tivemos um caso no fórum que essas função seria muito bem vem vinda,principalmente as restrições, o +Daniel deve lembrar do caso,onde o gerente estava reclamando das modificações e de download de arquivos que os funcionários faziam,acho ,que nesse aspecto sim cabe esse recurso. ótimo post Camila, como sempre.

  •   28

    +Camila
    Eu achei super interessante a questão de gerenciamento das permissões dos aplicativos e também toda o esforço para a melhoria da segurança dos dispositivos. Outros fatores como melhoria de desempenho, redução no consumo de bateria, eu teria que ver na pratica.
    Relatos de incompatibilidade com alguns apps ( como o MX Player por exemplo) são isolados e até, se verdadeiros, compreensíveis ( cabe dar o tempo para os desenvolvedores adequarem seus apps). Existem relatos também de falhas em processos, mas pelo que vi tem solução simples e geralmente são resultados de uma atualização sem uma limpeza antes ( é sempre bom fazer uma limpa antes de atualizar o dispositivo, para que não ocorra um errinho bobo né?)
    Quanto a grande questão: se a mudança era tão pequena porque não esperar e lançar logo o 5.0?

    Primeiro as mudanças não são pequenas, foram sutis? Foram, mas vejo relatos de que a melhora nos dispositivos foi muito perceptivel, e o mais importante, foi perceptivel em todos os aspectos em que o 4.3 se prontificou a melhorar.
    Não sabemos como vai ser o Android 5.0, acho precipitação clamar por algo que não se sabe o que é de fato. Esperamos que seja melhor? Claro, sempre queremos uma evolução, mas sabemos que vai ser melhor? Não.
    Na verdade a anciedade é por uma mudança radical na interface, uma nova animação ( easter egg), novos widgets, ou seja é uma preocupação estetica. Se perguntarmos, o que você gostaria que tivesse no Key Lime Pie que o Jelly Bean 4.3 não lhe oferece? Quais seriam as respostas plausiveis?
    Quer um sistema mais fluido? Otimo todos querem, mas a fluidez do 4.3 não lhe agrada?
    Ou seja é preciso identificar o real motivo da ansia pelo 5.0, por que o Jelky Bean é um ótimo sistema, foi fortemete melhorado, mas esta melhora toda esta sendo ofuscada por uma espectativa em algo que ninguém sabe, com certeza, se vai realmente ser melhor.

    Abraço.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    29/jul/2013 Link para o comentário

    Obrigado, Daniel! Estou aqui cavocando o Android 4.3 e descobrindo coisinhas bem interessantes... o que achaste deste update?

  •   28

    Ótimo artigo.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi