O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
179 Compartilhados 138 Comentários

Três motivos pelos quais o Moto G4 Plus supera o Lenovo Vibe A7010

Lançado recentemente, o Moto G4 Plus é o modelo mais avançado da nova linha Moto G e, curiosamente, ele compete em pé de igualdade com outro dispositivo da mesma, digamos, família: o Lenovo Vibe A7010. Como eu tive a oportunidade de passar algumas semanas com ambos, resolvi compará-los e separar os três principais pontos que fazem o Moto G4 Plus ser superior ao Vibe A7010 em minha opinião. Conheça-os a seguir.

1. Processamento

Os dois dispositivos são embalados por processadores octa-core, ou seja, com oito núcleos de processamento. Enquanto a velocidade máxima atingida pelo chipset do Moto G4 Plus é de 1,5 GHz, o Vibe A7010 consegue chegar até 1,3 GHz na arquitetura da MediaTek. Na prática, esses números podem sim apresentar uma ligeira diferença na performance do dispositivo, que vai variar de acordo com o app ou o jogo que está sendo executado.

O processador da MediaTek, o MT6753T, foi lançado em 2014, enquanto o SoC da Qualcomm é um modelo mais recente, lançado em 2015. Pode parecer pouca diferença, mas, quando comparamos os recursos técnicos que são oferecidos por cada chipset começamos a notar algumas diferenças interessantes. Uma delas é o suporte ao OpenGL 3.1, que não existe no chipset da MediaTek e que chegou com o Android Lollipop.

motog4plus androidpit user
O Moto G4 Plus é mais potente  / © ANDROIDPIT

Para quem não conhece, a tecnologia OpenGL, basicamente, permite que detalhes gráficos de jogos e da interface do usuário, como efeitos de transições e sombreamento, sejam mais bem detalhados. Isso, unido à placa gráfica, acaba resultando numa experiência um pouco mais interessante com jogos que exigem mais processamento.

Como o Snapdragon 617 é um chipset mais recente, sua placa gráfica, a Adreno 405, também é mais potente do que a presente no MediaTek, a Mali-T720 que, pessoalmente, é uma GPU que não me agrada. Outros processadores da MediaTek possuem placas gráficas melhores, como as famosas PowerVR Series.

vibe a7010 hands on
O Lenovo Vibe A70110 perde em processamento / © ANDROIDPIT

Outro ponto a favor do Moto G4 Plus é que o desenvolvimento do sistema em cima dos processadores da Qualcomm costuma andar mais rápido, visto que estes chipsets são mais populares. O dispositivo, inclusive, já está confirmado para receber as duas próximas versões do Android e também sai de fábrica com o Marshmallow. 

Já o Vibe A7010, que poderia muito bem ter saído com o mesmo SO, ainda está rodando com o Lollipop 5.1 e segue sem previsão para receber o Marshmallow.

2. Tela e resolução

Ainda que ambos os aparelhos tenham a mesma resolução de tela, isso não significa que você verá tudo do mesmo jeito. Pelo contrário, a qualidade do painel pesa bastante nessa balança. E nesse caso, posso dizer, sem medo de errar, que a tela do Moto G4 Plus é a melhor entre todos os modelos da linha Moto G já lançados até aqui. Digo isso não pela resolução apenas, mas também pelo equilíbrio das cores, do brilho e do contraste.

lenovo moto g4 plus sensor
Tela FullHD do Moto G4 Plus / © ANDROIDPIT

Os dois dispositivos possuem telas de 5,5 polegadas, mas, quando comparados, fica evidente que existe uma diferença na qualidade das imagens. O Lenovo Vibe A7010 possui cores mais lavadas suaves, enquanto no G4 Plus elas são um pouco mais vívidas.

As fontes do sistema, por exemplo, são exibidas de forma extremamente nítida no modelo da Motorola, o que torna a experiência de uso ainda melhor.

vibeuinormallenovovibereview
Tela FullHD do Lenovo Vibe A7010 / © ANDROIDPIT

3. Câmera

Entre esses três pontos que separei para este artigo, o mais negativo para o lado do Vibe A7010 é sua câmera. O software desta funcionalidade no modelo da Lenovo é bom, captura fotos rapidamente e possui um pós-processamento interessante, pouco agressivo. Mas, a qualidade das fotos capturadas pelo aparelho é apenas 'Ok'.

Por outro lado, o Moto G4 Plus possui a melhor câmera da categoria, tanto em números quanto na prática. As imagens registradas por esse dispositivo possuem um bom nível de detalhamento. A Motorola está tão confiante com sua nova câmera que, pela primeira vez, ela resolveu desenvolver um software que permite ao usuário controlar todos os elementos da lente manualmente, como ISO, obturador, temporizador e macro.

lenovo moto g4 plus software camera
Software de câmera do Moto G4 Plus / © ANDROIDPIT

Basicamente, o Moto G4 Plus ganha pelos seguintes motivos: potência, câmera e qualidade de tela. O Vibe A7010 continua sendo uma ótima opção para quem procura um smartphone com boa relação custo/benefício, tanto que o dispositivo não compete tão diretamente com o G4 Plus no preço. Tem uma diferença de quase 300 reais aí.

E Você fica com qual aparelho do nosso comparativo?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gaki Kunashii há 6 meses

    E ai brother, ta recebendo quanto para fazer propaganda heim?
    kkkkkkkkkkkkkk
    (Não me leve a mal, mas seu jeito de falar tem um ar muito comercial)

  • Jairo rios há 6 meses

    Enquanto o moto G4 plus ganha na câmera disparado (único item que realmente faz diferença) perde feio no quesito som para o Vibe .

  • Alexandre Rocha há 6 meses

    Tenho um Vibe e adoro,ainda que não tivesse comprado daria preferência a ele,achei esse moto G4 muito feio,vibe tem melhor som,melhor sensor digital e muito mais bonito além de melhor preço ,pra mim o moto g4 só leva mesmo grande vantagem na câmera ,mas mesmo só fossem o mesmo preço ficaria com o Vibe!
    E ele tem sim data para previsão de atualização pro Marshmallow ,até agosto!

  • Lorenzo Freitas Rodrigues há 6 meses

    Esse foram os três motivos q o moto g4 plus detona o vibe a7010 agora cadê os três motivos pelo qual o vibe a7010 detona o moto g4 plus???? Os vibeiros(assim q eu chamo quem usa o vibe) tão querendo esse comparativo, vamos falar alguns deles:
    Qualidade sonora
    Opção com ou sem gaveta de apps
    Design
    Super autonomia
    Preço
    Não esquenta
    Tem praticamente 2 celulares em apenas um(sendo assim tem como ter 2 whats, 2 face, 2 YouTubes sem nenhum app)
    Galera comenta ai algumas outras coisas q o vibe a7010 é melhor q o moto g4 plus e tbm deixa aquele like maroto que já devia ter dado lá no começo do meu comentário

138 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi