O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 28 Compartilhado 10 Comentários

Galaxy S5 vs HTC One M8: Qual possui o melhor modo de economia de energia?

Um dos recursos mais impressionantes do Galaxy S5 é, sem dúvidas, o fato de que o aparelho pode aguentar até 24 horas em 10% do nível da bateria. O curioso é que no MWC 2014, por exemplo, outras fabricantes passaram batidas por este tipo de recurso. A Sony, por exemplo, preferiu aumentar a capacidade da bateria da sua flagship de um ano para o outro, mas não trouxe um recurso similar ao da Samsung. Porém, o recém lançado HTC One M8 chegou ao mercado com um modo de economia de energia que pode ser comparado ao do Galaxy S5 e a companhia taiwanesa garante 15 horas de vida ao smartphone em 5% da bateria com o modo de poupança ativado. A pergunta aqui é: qual é o melhor neste quesito: Galaxy S5 ou HTC One M8?

br teaser power final
Samsung Galaxy S5 em modo de baixo consumo de energia (esquerda); HTC One M8 em modo de poupança extrema de energia (direita). / © AndroidPIT

Vídeo comparativo

Enquanto o M8 possui o chamado modo de poupança extrema de energia, o S5 possui um modo de baixo consumo. Mas quais são as reais diferenças entre os serviços? Funcionalmente falando não existem muitas diferenças, pois ambos possuem uma limitação no uso de recursos e aplicativos do smartphone. O grande contraste diz respeito ao hardware. Porém, antes de entrarmos em detalhes sobre como ambos funcionam, assista ao vídeo comparativo abaixo:

Assista ao vídeo no YouTube.

Noções de hardware

A principal diferença entre os dois modos é realmente dependente de hardware: o Galaxy S5 tem um display Super AMOLED, enquanto o One M8 tem uma tela de LCD. As telas AMOLED não são tão boas sob a luz solar direta, mas possuem a vantagem de conservar mais bateria, pois os pixels são iluminados somente quando elas mostram cores. Se a tela mostrar um número maior de pontos escuros, você não estará usando muitos pixels e, logo, energia. Já as telas LCD, por outro lado, tem um melhor desempenho em ambientes abertos, mas tem que iluminar todos os pixels quando a tela está ligada, mesmo os de cor preta. Logo, o Galaxy S5 tira proveito dos efeitos de escala de cinza no modo de economia de energia enquanto o mesmo recurso no HTC One M8 ainda usa cores.

Acesso e ativação

Ambos os modos de economia de energia são facilmente acessíveis a partir do menu de configurações de cada dispositivo. O Galaxy S5 permite apenas que você acione manualmente o modo de baixo consumo de energia (e ainda conta com o modo de economia de energia regular com restrições aos dados em segundo plano, ao uso limitado da CPU e às opções de tons de cinza). Uma vez ligado, o Galaxy S5 vai demorar um pouco para ativar tal função, pois precisa deixar todo o software do aparelho em tons de cinza. Redefinir o smartphone para o modo regular também leva algum tempo.

baixo consumo energia galaxy s5
Para ativar o recurso no Galaxy S5 basta acessar as configurações rápidas do aparelho. / © AndroidPIT

Já no modo de poupança de energia do HTC One M8, a ativação acontece de forma rápida e é igualmente simples de ligar e desligar. A grande diferença aqui é que, além de ser capaz de iniciar e parar manualmente o modo, você também pode programá-lo para ser ativado automaticamente quando a carga da bateria atingir certo nível: 5%, 10% ou 20% de energia restante.

HTC One M8 bateria
No modo de poupança extrema de energia, é possível ligar o recurso de forma automática quando o nível da bateria atingir 20, 10 ou 5%. / © AndroidPIT

Conclusão

As duas fabricantes optaram por um bom paliativo para oferecer aos usuários a possibilidade de usar os dois dispositivos por mais tempo. A HTC possui um recurso bem mais limitado, mesmo oferecendo a ativação do modo de poupança extrema de energia de forma automática. Assim, é preciso dizer que nesta comparação é a Samsung quem leva a melhor, pois oferece um serviço bem mais customizável aos usuários e a tela AMOLED nestas condições será sempre a vencedora.

Você acha os modos de economia de energia um verdadeiro diferencial na escolha de um smartphone premium no atual mercado de dispositivos móveis? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

28 Compartilhado

10 Comentários

Escreva um comentário:
  • Valeu Camila.. Vc deu um toque muito preciso aos usuários.. Forte abraço..

  • eu tenho uma pergunta quando vai sair a atualização 4.4 para o galaxy 5

  • A opçao de programar o HTC one m8 a entrar nesse modo. Muito me agradou

  • Parabéns pela matéria Camila e não incomode-se com comentários como o do Rafael Dantas, pois afinal apesar de vivermos em uma democracia muitas vezes não temos o direito de expressar nossas opiniões.

  • camila tudo bem que nao seja igual mais o certo e fazer igual como a lg e a sony colocar uma bateria melhor eu tenho o lg g2 e bateria e muito boa.

  • essa funçao ja tem na sony mais a samsung e htc deveriam tambem colocar uma bateria mais potente igual a lg e a sony

  • ótima materia ! pena é qe o One M8nao vai ser lancado oficialmente aqui no brasil ! uma bateria qe dure é o mais importante de um smart hoje sem duvida ! falam mal da sansumg mais ela manda bem nos seus tops !!!!!!! eu gostei da palavra paliativo qe vc uso , afim qem gasta uma grana num smart qe é usar ele né o bom seria uma boa autonomia em modo extremo !!!

  • como sempre, Camila acerta no comentário! Ao dizer "nesta comparação é a Samsung quem leva a melhor" deixa evidente sua imparcialidade. Pois o fato de ter uma autonomia de bateria e display melhor não significa que este aparelho "seja melhor w pronto!", como vejo muito fã afirmando.

  • não sei qual o melhor ,mais que é muito bom .

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi