O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 214 Compartilhado 64 Comentários

Samsung Galaxy S6 vs. Galaxy Note 4 - comparativo dos tops de linha

O Galaxy S6 e o Note 4 são os dispositivos topos de linha da família Galaxy. O S6 é a aposta da marca em 2015 para o mercado de smartphones, ao passo que o Note 4 já é o rei do mercado de phablets Android desde 2014. Como se saem esses dois excepcionais dispositivos num comparativo direto?

note 4 galaxy s6
Comparamos o Note 4 com o Galaxy S6. / © Samsung, ANDROIDPIT

Galaxy S6 vs. Note 4 - Design

Clara diferença neste aspecto, sobretudo devido ao fato de que o Note 4 tem seis meses de idade, e o S6 acaba de ser anunciado. O Galaxy Note 4 só tem metal nas bordas do dispositivo, ao passo que a tampa traseira é de plástico e pode ser retirada, assim como a bateria. 

No S6 encontramos uma carcaça de metal com a parte traseira totalmente em vidro, algo novo na Samsung. A melhora da linha visual e do design em geral é patente. Trata-se de um dispositivo bonito, bem construído e à primeira vista agrada muito mais do que o seu antecessor, o Galaxy S5.

galaxy s6 vs galaxy note 4 06
A parte traseira dos dois dispositivos. / © ANDROIDPIT

Claro, o tamanho também é uma diferença importante, uma vez que o Note 4 possui uma tela de 5,7 polegadas e o Galaxy S6 de 5,1. Por ser um phablet com funções especiais para S Pen, esse tamanho se justifica no caso do Note 4.

Galaxy S6 vs. Note 4 - Tela

Ambos os dispositivos possuem uma resolução incrível, QuadHD, o que em cifras quer dizer 2560 x 1440 pixels. No caso do S6 a densidade é de 577 pixels por polegada, ao passo que no Note 4 é de 515 ppi, devido ao tamanho maior da sua tela. Esta diferença de densidade é imperceptível para o olho humano.

galaxy s6 vs galaxy note 4 08
QHD em ambas as telas. / © ANDROIDPIT

Ambos os displays foram feitos com a tecnologia SuperAMOLED, com cores e contrastes geniais. São, sem sombra de dúvidas, duas das melhores telas que podemos encontrar no universo Android, o que torna a reprodução de vídeos uma experiência fantástica nos smartphones.

Galaxy S6 vs. Note 4 - Software

Outra das grandes diferenças, apesar de não parecer à primeira vista. A capa de personalização presente em ambos é a TouchWiz, mas no Note 4 trata-se da versão antiga, mais sobrecarregada, pesada e com muito bloatware, e faz com que o dispositivo apresente pequenos atrasos durante o seu uso.

Por outro lado, o Galaxy S6 estreia uma nova TouchWiz, mais leve, reformulada do zero, e com menos aplicativos pré-instaladas, o que torna a experiência do usuário mais fluida. No nosso teste do Galaxy S6, não notamos nenhum atraso.

software note 4 androidpit
Novas formas de escrever com o Note 4. / © ANDROIDPIT

No Note 4 encontramos um software que não existe no S6, devido à presença da S Pen. Todos os aplicativos e acréscimos disponíveis para seu manejo funcionam perfeitamente, e a quantidade de usos que tem a S Pen faz com que você possa editar, escrever e usar a multitarefas (entre outros). O software detecta o ângulo e pressão com o qual se escreve, e sabe automaticamente que tipo de traço usar.

Galaxy S6 vs. Note 4 - Performance

O processador Snapdragon 805, que embala o Note 4, tem quatro núcleos a 2,7 GHz combinado com 3 GB de memória RAM, tornando o phablet muito potente, que não fica devendo para nenhum dispositivo mais moderno. Sim, o aparelho tende a aquecer bastante com o uso intenso, mas não me parece que esse seja um problema grave.

Quanto ao Galaxy S6, o novo Exynos 7420 vem embalando o carro-chefe. Trata-se de un Octa-core, 64 bits Quad 2.1GHz + Quad 1.5Ghz. Ele é de fabricação própria da Samsung, e acredito que, no momento, entre este processador e o Snapdragon 810, ele pode ser considerado o melhor. Ficamos à espera para usá-lo de maneira intensa para comprovar o rendimento na prática, mas os prognósticos são os melhores possíveis.

galaxy s6 vs galaxy note 4 04
A parte inferior é totalmente diferente. / © ANDROIDPIT

Galaxy S6 vs. Note 4 - Câmera

A câmera principal do Note 4 é de 16 megapixels, com um sensor Sony IMX240. Sensor idêntico ao do Galaxy S6. Vamos encontrar poucas diferenças, mas o S6 incorporou algumas novidades dignas de nota.

Primeiro, o foco ficou mais rápido, assim como a velocidade de disparo. Segundo, no software encontraremos os seguintes modos: Automático, Pro, Foco Seletivo, Panorâmico, Slow Motion, Fast motion, Virtual Shot e a opção de tirar fotografias em formato RAW.

samsung galaxy s6 hands on 21
O software da câmera do S6. / © ANDROIDPIT

Galaxy S6 vs. Note 4 - Bateria

O Note 4 tem uma bateria de 3.220 mAh, necessária para manter o dispositivo funcionando durante um dia inteiro com uma tela tão grande. Ele dispõe de modo Ultra de economia de energia, para evitar que nos deixe na mão quando na hora errada, bem como um carregamento rápido.

galaxy s6 vs galaxy note 4 05
Detalhe da lateral direita. / © ANDROIDPIT

Por sua vez, o Galaxy S6 tem apenas 2.550 mAh de bateria, que pode parecer pouco, mas a Samsung assegura que a otimização do software faz com que dure sem problemas um dia inteiro. Novamente, nossos testes práticos irão verificar essa capacidade. Por fim, seu carregamento sem fio e carregamento rápido fazem o diferencial deste high-end.

Galaxy S6 vs. Note 4 - Especificações técnicas

  Galaxy Note 4 Galaxy S6
Sistema  Android 4.4 de fábrica, TouchWiz  Android 5.0 Lollipop, TouchWiz
Tela 5,7 polegadas, Super AMOLED, 2,560 x 1,440 pixels (515 ppi) 5,1 polegadas,  Super AMOLED, QHD (2.560 x 1.440 pixels, 577 ppi)
Dimensões 153,5 x 78,6 x 8,5 mm 143,4 x 70,5 x 6,8 mm
Peso 176 g 138 g
Bateria 3.220 mAh 2.550 mAh
Câmera 16 MP / 3.7 MP  16 MP com OIS / 5 MP
Processador Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S)
Exynos 5433 (SM-N910C)
Samsung Exynos 7420, Octa-core 64 bits, 2,1 GHz
RAM 3 GB 3 GB
Memória Interna 32 GB + microSD 32 / 64 / 128 GB
Conectividade Bluetooth 4.1 BLE, micro USB, WiFi ac, GPS, NFC, IR LED, USB 2.0, MHL 3.0 Wi-Fi, HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1, Infravermelho

Galaxy S6 vs Note 4 - Conclusão

Melhor design geral para o Galaxy S6, mas com uma tela menor. Como os dois dispositivos são excepcionais, tudo vai depender do seu uso. Se precisa ou faz questão de uma tela maior, o Note 4 é a melhor pedida. Ele continuará sendo um ótimo dispositivo durante todo o ano. Se, por outro lado, você busca o que a tecnologia moderna tem de melhor a oferecer, com uma performance top, um visual nobre (e não se importa em pagar por isso), então o melhor é esperar a chegada do Galaxy S6.

Qual dos dois você prefere?

64 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
214 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi