O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
289 Compartilhado 52 Comentários

O aplicativo de videochamadas do Google pode sim ofuscar o FaceTime

O Google anunciou um aplicativo de videochamadas para Android, o Duo. Muitos usuários não entenderam qual é a estratégia da empresa com este serviço, visto que muitos outros apps, incluindo o próprio Hangouts, já realizam essa função. Pensando nisso, resolvi escrever este artigo para compartilhar com vocês a minha visão sobre o novo app e onde o Google quer chegar com ele. Me acompanhem.

Como você faz uma videochamada para outro contato usando o Android? Se você não tem o Hangouts instalado, é preciso procurar por algum app na Play Store que tenha esse recurso, como o Skype, por exemplo. O mais complicado, na maioria dos casos, é pedir para que o outro contato baixe esse novo aplicativo apenas para falar com você.

Só nesse meio tempo, além dos dados de internet que são consumidos, muitos acabam desistindo da ideia. O Hangouts não se popularizou entre o usuário comum, mas caiu no gosto das empresas como uma ferramenta poderosa para vídeo-conferências em equipe. Certamente, o Google percebeu que o Hangouts não era uma unanimidade entre os usuários da plataforma e, por isso, resolveu oferecer uma solução focada na praticidade e que mira num único alvo: o FaceTime.

O Duo será o oposto do FaceTime, mais popular e acessível

O Duo não é um app que exige um login ou que sincroniza contatos com o Google+, pelo contrário, o app é uma solução para quem quer fazer uma videochamada de maneira simples e intuitiva. Você, certamente, pode estar se perguntando: qual é a utilidade das videochamadas hoje em dia? Pois bem, saiba que esse recurso chegará em breve pelas mãos do WhatsApp e, logo, a popularização dos chats por vídeos será algo inevitável. 

Pensando nisso, o Google resolveu se antecipar lançando um app focado nesse recurso. Tendo em mente o Hangouts como uma opção comprovadamente menos popular, qual outro serviço o Android poderia competir com as videochamadas do WhatsApp? A Apple, por sua vez, tem o FaceTime, mas, o serviço da maçã é tão restrito e impopular quanto o Hangouts atualmente.

booyah app video chamadas
As videochamadas vnao chegar em breve pelo WhatsApp / © ANDROIDPIT

Fui usuário do iOS por anos e, atualmente, utilizo um Macbook que vem de fábrica com o FaceTime instalado. Consigo contar numa mão quantas foram as vezes que liguei para um contato que tinha iPhone ou Mac para fazer uma videochamada: duas vezes. O Duo tem tudo para ser mais popular, visto que o app da Google estará disponível tanto para Android quanto para iOS.

O FaceTime será um aplicativo que estará fadado ao esquecimento

Mesmo com a possível popularidade que as videochamadas terão em breve, acho pouco provável que a Apple decida abrir mão da exclusividade do FaceTime. Além de ganhar em diversidade, o Duo pode chegar com mais força apadrinhado pelas fabricantes.

Sim, num cenário bem provável, consigo ver a Samsung, a Sony e a Motorola embarcando o Duo de fábrica em suas interfaces proprietárias.

duo androidpit setting
O Duo não dependerá de contatos do Google Plus / © ANDROIDPIT

Claro, um aplicativo nativo não é sinônimo de sucesso, mas, devemos considerar que o Duo possa ser disponibilizado em meio ao 'boom' das videochamadas implementadas pelo WhatsApp. Além disso, o Google já deu sinais de que o Duo não será uma exclusividade do Android N, visto que o app será lançado em datas que divergem com o anúncio da versão final do SO. Novamente, pergunto: onde fica o FaceTime com isso?

O FaceTime será um aplicativo que estará fadado ao esquecimento, assim como outros apps que foram ofuscados no mercado por um fator muito similar: o excesso de exclusividade. O Duo será tão prático de usar quanto o FaceTime. Tem o mesmo objetivo do app da maça, mas, virá no momento mais propício, será abraçado pelas fabricantes e terá um alcance de popularidade que o FaceTime nunca se interessou em ter.

E você acha que o aplicativo do Google tornará o FaceTime ainda mais impopular? Qual sua opinião?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lordney há 10 meses

    A maioria dessas empresas não estão nem aí para os usuários, elas querem é boicotar as outras empresas porque não aguentam ver o sucesso e querem passar a perna e se manter no topo... De tudo! O que eu acho é que empresas como google e facebook deveriam parar de querer dominar tudo e passar a focar em seus próprios serviços. Tipo, o google que manda bem no android, youtube, gmail, buscador, maps entre outros e quer fazer o que outra empresa faz só para tomar o posto dela? Vai aperfeiçoar os seus e deixa o que está dando certo em paz. O mesmo é o facebook querendo passar a perna no snapchat, o que vai ser mais um desperdício de tempo e dinheiro numa coisa que poderia ser usada para melhorar o próprio facebook entre outros produtos da empresa. Claro que deve haver concorrência, mas não o que estamos vendo no cenário atual. Menos dominação geral e mais qualidade de serviço.

52 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pode até ser!!! Mas duvido muito que o Duo, seja bem popular, pois o brasileiro não curte muito vídeo chamada. Deve-se o fato de termos uma péssima conexão 3G e 4G, creio tb que brasileiro é tímido em relação a serviços de vídeo chamadas, os de streming. Caso do Periscoupe que nos EUA chega a ter 1.000 transmissões por dia, enquanto aqui não passa de 90 dia.

  • Se o novo serviço da Google for integrado ao sistema androíd pelo menos, como o "esquecido" facetime... Tenho certeza que vai ser uma bomba! Pois isso já é algo que a Apple traz em praticidade, em apenas o usuário ir em sua agenda e ter a possibilidade de usar. Amo Apple, mas estou na expectativa de bombar em multi plataforma.

  • Com certeza será um matador de Facetime por ser multiplataforma, se a empresa de Cupertino fosse mais esperta abria logo para o Android além do Facetime o iMovies, iTunes e afins para os usuários acessem seus conteúdos independente da plataforma. Hoje vejo o Google se agigantando abrangendo várias plataformas enquanto a Apple se apequenando sob o IOS.

  • Com a banda larga andando ao contrário duvido muito que vídeo chamadas caia no gosto do povo, conto de dedos pessoas no meu círculo que dispõe do Skype para uma vídeo chamada de qualidade.

  • Nossa, só por que a vídeo chamada chegará no What'sapp o povo irá usar muito, irá se popularizar? Isso depende de cada país jovem, no Brasil isso não irá colar, não vejo por exemplo as pessoas usando a chamada de voz do What'sapp, ninguém usa direito, pois consome dados e no Brasil, a internet não ajuda, será interessante apenas lá fora.

  • O Duo tem tudo pra ser um ótimo app e cair no gosto do povo. Agora esse Allo com esse nome tosco de se pronunciar. Design do app e balões beeeem toscos com cores nada a ver e limitado em opções (porém o google assist faz coisas bacanas). Gostaria deverás se isso fosse embutido no Telegram.

  • Mais do mesmo! E mais, com a futura forma de cobrança da banda larga no Brasil, esses aplicativos com certeza serão sub aproveitados por aqui.

  • claro que não né todo mundo que tem um iPhone eu mesmo tenho condições mais jamais compraria hum iPhone por vários motivos um deles é essa restrição só iPhone pra iPhone tá na hora de acabar com isso liberdade isso é o que o Android te dar

  • Talvez o mais inteligente tivesse sido promover o Hangsout , e não criar mais um app mais do mesmo .

  • Uso e curto muito o Facetime. Se vier para multiplataformas, com certeza desbancará muito o Facetime. Ansioso pela chegada desse App.

  • Parece muito interessante.

  • tou empolgado por ele

  • A verdade é que vídeo chamadas nunca deslanchou, talvez quem mais use é quem tem parentes muito distantes, particularmente nunca vi ninguém no meu círculo de amigos/conhecidos falando de vídeo chamadas.

  • Qlq função é sempre bem vinda...quanto menos app para baixar melhor fica..

  • Quase instalando o APK que vazou..kkk
    No entanto,vejo a entrada ou mesmo a disposição da Google para entrar neste nicho de mercado,de certo promissor,mas assim como os colegas daqui do site comentaram,só o serviço sendo inovador o bastante,para ganhar este mercado,que não deixa de ser interessante uma nova forma de se comunicar.

  • Acho besteira falar que o Facetime (video) está fadado ao esquecimento, sou usuário da apple desde 2005 (ipod) e do iPhone e Macbook desde 2009 e do Android desde 2014, mas em muitas viagens eu, minha familia (todos tem iPhone) e ate muitos amigos usamos o Facetime pra nos comunicar (video e voz), para mostrar os lugares, quando vou ao mercado e preciso confirmar o produto para comprar, ate um primo meu fez durante o nascimento do filho, ele é simples de usar, voce acessa a agenda do iPhone e chama! Com o whatsapp, chamadas de voz ficaram mais populares entre iOS e Android, se o whatss liberar chamadas de video pode ofuscar, mas pelo menos eu nao deixaria de usar o facetime pela facilidade.
    Acredito que o Allo deveria ser integrado ao Android como o Facetime é com o iOS

    • Bruno Salutes
      • Admin
      • Equipe
      há 10 meses Link para o comentário

      Ricardo, exatamente, acho que você tocou num ponto chave dessa questão. O sucesso do FaceTime está ligado ao produto e não ao software, ou seja, é preciso que um número X de usuários comprem um iPhone ou Mac para usá-lo. Isso requer um investimento. Eu usei iPhone por quatro anos e os meus contatos do iMessage e do FaceTime sempre foram os mesmos nesse período. A exclusividade do FaceTime é o ponto forte e também fraco dele. Já o Duo, está ligado ao software, ou seja, o sucesso dele dependerá da quantidade de downloads que o mesmo terá. Ele vai funcionar em conexões mais lentas independente do celular da pessoa. Como eu disse, o sucesso do Duo está ligado a estratégia de divulgação que será adotada pelo Google, e também pela boa vontade dos usuários em testá-lo.

    • Sim. Também uso muito o FaceTime num iPad com familiares. Não tem nada mais prático.
      Já usei Hangouts também, entre aqueles que o tem instalado. Mas não é tão prático. Notei que familiares se enrolam para atender Hangouts.
      Estarei de braços abertos tanto ao Allo quanto a um FaceTime que viesse ao Android.

Mostrar todos os comentários
289 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi