O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 75 Compartilhado 39 Comentários

Saiba o que o Google está fazendo para agilizar as atualizações de segurança

A questão das atualizações do Android para modelos não-Pixel, ou Nexus, é quase um caso perdido. Na última quinta-feira, contudo, um relatório divulgado pela empresa especializada em segurança mobile, a Skycure, apontou que aproximadamente 71% dos modelos vendidos pelas operadoras americanas estavam desatualizados quanto aos pacotes mensais de segurança no final de 2016. Obviamente, essa informação pegou o Big G de surpresa, e a empresa resolveu divulgar algumas informações interessantes sobre o processo de distribuição desses updates.

Além de um post em seu blog oficial, o Google concedeu uma entrevista ao site TechCrunch, onde alguns detalhes sobre o processo de distribuição de atualizações foram divulgados. Atualmente, a empresa está cuidando de dois programas betas para o Android, com o Nougat e, agora, com o Android O. O Big G não comentou sobre os trabalhos que estão sendo feitos para melhorar a fragmentação do sistema, focando mais na questão dos pacotes de segurança.

Segundo o Google, o ano de 2016 foi muito importante para a empresa, que conseguiu distribuir pacotes mensais de segurança para 735 milhões de aparelhos de mais de 200 fabricantes diferentes ao redor do mundo. É claro que muitos modelos ainda não estão rodando com o patch mais recente, como a própria empresa comentou:

Ainda há muito trabalho a fazer para proteger todos os usuários do Android: cerca de metade dos dispositivos em uso no final de 2016 não tinham recebido uma plataforma de atualização de segurança no ano anterior.

A empresa acrescenta ainda que parte do atraso está, geralmente, entre o contato do Google com as operadoras. Pouco adianta enviar rapidamente as atualizações para as operadoras quando nem sempre as mesmas distribuem o software aos seus clientes. Por parte das fabricantes, segundo o Google, existe um alinhamento melhor, onde a falha é detectada por alguma delas ou através de relatórios de segurança, como também pela comunidade de usuários. Todo trabalho então para nas mãos das operadoras ao final.

O Google passou a compartilhar mais dados sobre a necessidade de entrega dessas atualizações para as operadoras, o que facilitou o entendimento das mesmas quanto a essa questão. Algumas informações as operadoras sequer tinham, por exemplo. Assim, explica um dos chefes de segurança do Android, Adrian Ludwig: 

Não se trata de convencê-las de que é importante - eles já acreditam nisso - que estão fornecendo visibilidade sobre o status específico, que muitas vezes elas não tem.

O trabalho feito ao longo do último ano entre o Google e as operadoras fez com que o tempo médio de espera do usuário por um pacote mensal de segurança fosse reduzido de nove para seis semanas. A empresa acrescentou ainda que 78% dos modelos vendidos nos Estados Unidos, bloqueados e desbloqueados, estavam rodando com o software de segurança mais recente ao final de 2016, rebatendo o relatório da Skycure.

AndroidPIT security 3862
Google reduziu a espera média por updates de segurança  / © AndroidPIT

O ponto mais interessante nessa fala do Google está nas restrições do mercado americano, principalmente no que ele presenta de fato como base para medir o esforço do Big G com os demais mercados. Nos Estados Unidos, o Android não lidera o mercado como em alguns países asiáticos, europeus e principalmente nos emergentes. Na terra do iOS, além dessa cobrança ser "menor" por parte dos usuários, o número de modelos vendidos por marcas diferentes lá também é mais baixo.

Modelos intermediários e de entrada são verdadeiros sucessos em alguns países, e esse não é bem o caso dos EUA. Por outro lado, é exatamente nesses modelos a fragmentação acerta em cheio, seja em updates para o sistema ou pacotes corretivos.

Mesmo com esse esforço do Big G, as coisas não devem mudar radicalmente tão cedo, visto que você que está lendo este artigo deve ter um aparelho em casa que também não está rodando com o pacote mensal de segurança mais recente. Ou estou errado?

75 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Phelipe B. há 4 meses

    Google tem que desmembrar o sistema, lançar atualizações que independam das fabricantes/operadoras.
    Atualizar o núcleo do sistema com suas funcionalidades e transformar interface gráfica em apps separados do sistema.

39 Comentários

Escreva um comentário:
  • galaxy note 5 está com o patch de segurança 1 de fevereiro de 2017

  • Inadmissível ter um Galaxy S7 edge rodando o patch de segurança de Dezembro de 2016... Samsung nunca mais, empresa com foco em tudo menos nos clientes

    • WOW, por essa eu não esperava.. Tenho um Note4 (antiguissímo, que tô me coçando pra trocar já faz tempo) que atualizou ontem pro patch de 1º de março, achei que a linha mais recente tava me dando uma surra!

  • Negócio é as empresas.

  • A Lenovo liberou o pacote de segurança de Novembro de 2016 na SEMANA PASSADA paro o K6 Plus.
    Poucos meses de atraso... rsrs

  • Android 7.1.1 moto g 4 plus, com atualização de segurança do dia 5 de março, utilizando a lineage os... tá mais do que perfeito, imaginem se as fabricantes utilizassem a lineage os, e eles trabalhassem como fazem toda semana lançam atualização, e para um monte de aparelho de uma vez só.

  • É bem por esses e outros motivos quê desisti de aparelhos dá Samsung Motorola etc estou com um Nexus e todos os meses vem a att de segurança agora estou com o Beta do Android 7.1.2 e o pacote de segurança de março

  • Ta precisando acelerar as atualizacoes de android tmb ate hj meu s7 edge nada de nougat tmb deveria acabar com a obsolencia programada de 2 att android e "obrigar " as fabricantes a atualizar td os aparelhos possiveis

  • ainda vai continuar como tá por enquanto

  • O complicado de comprar dispositivos Android é exatamente isso. Há muitos tops de linha do ano passado com um ótimo preço hoje em dia,como o Galaxy A7 ou A5 de 2016,com ótimo preço e configurações,mas ambos estão no Android 6.0 e provavelmente não terão mais Updates. Então comprar um telefone caro e potente para ficar desatualizado está fora dos meus planos! Na terra do Android,para se ter um aparelho atualizado,tem que comprar sempre lançamentos e isso é difícil!

  • Segundo rumores a Samsung que era a mais criticada é uma das únicas empresas lançando o pacote de segurançã mensal para os seus aparelhos, tanto linha quanto linha S. Depois a galera não sabe o motivo da Samsung dominar tudo e ser a única que realmnte bate de frente com a Apple, mesmo esta tendo um sistema exclusivo. A Samsung , não sei em qual momento, começou a ouvir bastante o seu público e a trabalhar em melhorias para o que era pedido, houve uma grande evolução em seus produto, seja na parte de hardware ou no seu software e isso conquistou muita gent. Pra mim os melhores androids do mercado são os da Samsung (intermediários e premiuns)e os da Google (como não poderia deixar de ser), Lenovo vem logo atrás e o restante... sempre falta alguma coisa seriamente, são muito bons em algo, mas ruins em outras coisas, ou seja, não são equilibrados.

  • Recentemente tive que reinstalar a ROM Stock do meu Moto G4 Play e a mesma está presa no patch de 01/07/2016. Mesmo clicando no botão atualizar, o sistema diz que já está tudo atualizado. Não tive paciência e instalei novamente o recovery TWRP e fiz Root pra ter acesso a configurações avançadas e aplicativos que precisam desse acesso. Pesquisei aqui na rede se existe alguma ROM Stock que já venha com a última atualização de segurança, mas até agora nada!!!

    • Léo, a Motorola está assim meu amigo, com atualizações de segurança sempre atrasadas! Vai acostumando, pois depois que a Lenovo assumiu, as coisas desandaram. Por isso desisti de comprar novamente e deixou de ser a minha primeira opção de compra!

      • Então, mas no meu caso foi porque instalei uma ROM Stock que eu acho que por ter alguma alteração nos arquivos dela as atualizações de segurança não chegam!!! O Moto G4 Play da minha namorada recebeu na semana passada uma atualização de segurança que eu acredito ser desse mês, mas só não instalei porque o aparelho dela está com o TWRP e Root, nisso reinstalei essa mesma ROM stock que pus no meu e ao tentar atualizar manualmente, ela apenas informa que o aparelho já está atualizado. Estou procurando uma ROM stock que já venha com a ultima atualização de segurança, mas não obtive sucesso por enquanto!!!

      • Não se engane Léo, tenho o G4 e estou usando a atualização de segurança de 1 de Dezembro de 2016!

  • Por essa e outras mudei de uma X Force com poucos meses de uso para um Nexus 6P, não consigo entender a falta de empenho dos fabricantes em manter as atualizações mensais de segurança disponíveis.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi