O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
149 Compartilhados 116 Comentários

Android ou Samsung? Nossos leitores preferem o SO do Google. E dão suas razões

No último sábado (02/7), criamos uma enquete em que perguntávamos aos nossos leitores de que lado eles ficariam se ,um dia, Samsung e Android resolvessem se “divorciar”.  E eles não tiveram dúvidas: a grande maioria ficaria com o SO do Google em caso de separação, mostrando que a experiência com a plataforma se sobressai à marca do hardware. 

Se você está perdido no assunto, vamos te localizar: nas últimas semanas, espalhou-se um rumor de que o Google pretende lançar em breve um smartphone 100% feito por ele. Ou seja, a empresa teria o controle tanto do software quanto do hardware. Isso, claro, não deixou as fabricantes parceiras que usam o Android felizes. 

Na sequência, uma notícia divulgada pelo jornal sul-coreano Korean Times informou que a Samsung estaria pensando em abandonar o Android aos poucos, para se dedicar ao seu SO próprio, o Tizen. Com base nessa informação, resolvemos perguntar aos nossos leitores do lado quem eles ficariam em uma eventual separação. 

O sistema operacional dá as cartas

A pergunta da nossa enquete foi simples e direta: “Se o Android e a Samsung resolverem se ‘divorciar’ de que lado você fica?”. E nossos leitores não deixaram dúvidas: dos 2360 votos, 81% deles (1.911) afirmaram que ficariam com o sistema operacional do Google e apenas 19% (449) optariam pela fabricante sul-coreana. 

E as justificativas dessa decisão foram diversas, como você pode ver abaixo: 

Flávio Rampazoo

"Será que depois do fiasco do Windows Mobile que não ganha mercado as empresas vão arriscar bilhões de dólares para desenvolver um SO que pode ser um furo na água?"

Bruno Oliveira

"Eu fico com o Android, por causa da sua customização, personalização, e o principal de tudo, a liberdade que ele proporciona"

Bruno Silva

"Samsung sem Android é igual a Konami sem Kojima, uma porcaria."

Maurício Coimbra

"Se isso acontecer o Tizen vai ser igual ao WP. Pode até ser bom, mas a falta de aplicativos não vai levar ninguém para o novo sistema."

Mas também houve quem defendesse a marca sul-coreana:

Chattybr

"As pessoas irão continuar comprando Samsung e nem irão notar a diferença."

Yure S

"Quem sai perdendo é a Google e o Android como um todo, pq a maioria dos recursos que o android tem hj é graças a tão criticada Touchwiz, samsung aprendeu muito como se faz software e tem condições sim de elevar o Tizen isso seria um divisor de águas no mundo Mobile"

RM
Rui Maciel
A falta de novidades nos smartphones de entrada e intermediário desgastou a Samsung junto ao público
O que você acha?
513 participantes
50
50

Facilidade de manuseio e liberdade são os pontos-chave do Android

Ainda que todas as justificativas que mostramos acima façam bastante sentido, a grande verdade é que o Android caiu no gosto dos seus usuários por dois motivos: facilidade de uso e liberdade que ele dá ao público. 

No quesito manuseio, trabalhar com a plataforma é simples. Em poucos minutos você já consegue configurar o sistema e sai usando o aparelho. Basta uma conta do Gmail e um número de telefone para que você execute as principais ferramentas e aplicativos, sejam produtos do Google (YouTube, Play Store, Drive, Fotos, etc), sejam aplicativos como Facebook, WhatsApp, Instagram ou jogos, entre outros. 

AndroidPIT best android widgets 4
Dominar o uso do Android é simples e rápido/ © ANDROIDPIT

E a liberdade de customização do Android também é algo que agrada  - e muito – aos seus usuários. Seja baixando lauchers, widgets, wallpapers e apps diversos, seja “rooteando” o sistema operacional para ter privilégios de administrador. O fato é que deixar um produto - que você convive o dia inteiro - com a sua cara é um senhor fator para se apegar a ele. E isso é uma coisa que o SO do Google, até por ser de código aberto, é imbatível. 

AndroidPIT samsung galaxy s5 root
O processo de root é bastante popular entre usuários Android mais avançados / © AndroidPIT

E a Samsung também não colabora

Por fim, a Samsung também não ajuda a si mesmo por insistir com alguns pontos. O primeiro é a sua interface proprietária, a Touchwiz, que até tem seus fãs, mas acaba irritando boa parte do público pelo excesso de aplicativos sem muita utilidade e que pesam no smartphone. 

Outro fato é que, nos últimos anos, a fabricante sul-coreana tem lançado modelos “mais do mesmo” nas categorias de entrada e intermediária, as mais consumidas pelo público brasileiro. Além de não trazer muitas inovações, esses aparelhos também não estão exatamente baratos. Quem sabe isso possa mudar com a linha Galaxy C

touchwiz android app gallery
O Touchwizz não ajudou a tornar a Samsung mais popular. Mas a interface também tem suas fãs / © AndroidPIT

E, no final, fica uma dúvida: será que a preferência pelo SO do Google seria muito grande se a pergunta fosse: “Se o Android e a MOTOROLA resolverem se ‘divorciar’ de que lado você fica?”. 

Tudo é uma questão de percepção de marca. 

E você também daria preferência pelo Android ao invés da Samsung?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcio Fragoso há 5 meses

    Eu tenho um S7 Edge com a launcher Google Now, ou seja, com a cara do Android puro, que na minha opinião é muito melhor. De quebra instalei um app chamado Package Disabler Pro e detonei todos os blotwares da Samsung. Resumindo: o melhor do OS com o melhor hardware.. Ficou incrível . Pena que a bosta da Samsung não enxerga que a M da TouchWiz é horrível...

  • Jefferson Silva há 5 meses

    Samsung com intermediários que tem leitor de impressão, samsung pay, design e câmeras Boas. LG não tem isso é os preços são bem parecidos. Pra mim a Samsung tem aparelhos intermediários com diferenciais sim!!

  • Maurício Nascimento há 5 meses

    Android hoje, Android a manhã, Android sempre ! 😂

  • Steven Oliver há 5 meses

    Respeito sua opinião, mas penso exatamente o contrário.

  • Josival Sousa há 5 meses

    O tempero que o Android Puro está ganhando ultimamente é graças as modificações que as diversas fabricantes (Samsung, LG, Sony, Huawei, entre outras) fazem em suas Skins. E é notável que a Google está incorporado mais rapidamente funções que já existem há anos nas Skins das fabricantes, justamente pra tentar minimizar a má fama de sistema operacional capado e sem graça.

116 Comentários

Escreva um comentário:
  • abandonei a samsung por causa da porcaria que era o Touchwiz. não sei como é hoje em dia e só volto pra Samsung quando acabarem as marcas de android (mas antes de cogitar algo da apple)

  • 7

    Fabricantes de aparelhos móveis são commodity hoje em dia. Hoje uma pode oferecer um bom custo-benefício, amanhã outra toma seu lugar. Fidelidade a uma marca é algo idiota.

    Antigamente, sistemas operacionais proprietários criavam uma fidelidade forçada. O sistema Android definitivamente ENTERROU essa era: vc pode mudar de fabricante, sem mudar de ecossistema. Com essa concorrência franca, o mercado mobile evoluiu até onde estamos em menos de 10 anos.

    O que a Samsung tenta agora é um retrocesso à época da fidelidade forçada. Funciona pra ela, mas e para você?

    Não fará falta nenhuma, e pode alavancar fabricantes melhores. Vai pela sombra, Sammy. Saem vocês, entra RIM/Blackberry e a nova Nokia.

  • Gosto da touchwiz no meu s6 edge... Porém nada supera o nova launcher.

  • Bom, das vendas totais de aparelhos com Android a Samsung detém 60% do mercado Android. Não acredito que a Samsung irá mudar de sistema agora, mas se o Tizen fazer sucesso, o Android terá problemas de share sim, queira ou não queira, a maioria das pessoas ainda acha que o Android pertence a Samsung, por isso a Google criou a regra de colocar o nome dela no Bot.

  • Não. Porque, como dito, grande parte das inovações úteis presentes no Android vieram da Samsung, e está, tem uma grande capacidade de alavancar com seu sistema próprio, é apenas uma questão de ajustes...

  • Quem manda são os desenvolvedores, se nehuma empresa se interessar pelo tizen, ele será capada igual o windows phone 8 no quesito apps

  • Pelos meus amigos, pela minha família, pelo homens e mulheres que não conheceram esse sistema operacional, eu voto SIM PARA O ANDROID!!!!!!

  • Eu amava a Motorola e agora amo a sammy, se eles apresentarem um sistema de qualidade e lindo como a UI da sammy, tmj parceiro, vou continuar comprando os aparelhos da sammy, não vejo a UI lenta, acho que tudo depende do aparelho e do usuário, tem gente que não sabe fazer uma limpeza no aparelho, ache de aplicativos que não rodam de boa nela e ficam falando merda.

  • Ficar presa a uma marca, isso que não me interessa, além de ter um apego com o Android, desculpa mas passo

  • Todo mundo falando ai que seria tiro na água e tal blá blá blá... aí eu te pergunto, vocês já viram o Tizen de hoje ?! ( Bom eu ainda não, e creio que vc tbm não, então eu não tenho uma opinião concreta, certo ? )

  • Se a Samsung bobear as marcas Made in China abocanham seus clientes em dois tempos, pois já estão fazendo isso "pelas beiradas" com absolutamente todos os fabricantes, digo, montadoras de gadgets.

  • Se acontecer como a Nokia na substituição do Symbian pro WP, será lamentável sua queda, mas por outro lado, o Tizen surpreender o público, ao contrário do que a maioria pensa, será satisfatório testarmos essa novidade. Mas que pelo amor de Deus, não sejam como a Apple.

  • Eu não compraria um top de linha com Android puro. Olha o software da câmera, as funções que um Tw ou um zenui fazem que o puro não faz. O que as fabricantes erram é não deixar você apagar o que elas acham ser importantes.

  • Apesar de ter um s7 egde, com certeza prefiro o android. Se o software fosse todo da Samsung daria medo.

  • A google já venceu a oracle na justiça, acho que já é um motivo para se acomodar nas coisas como estão... Enfim, eu particularmente prefiro o android puro, gosto das coisas padrões, não curto muito gambiarras. Mas a tw é a que tem uma aparência mais bonita, porque as outras são horríveis, tirando o design dos ícones que são uma bagunça. Mas sobre a má fama da tw, um smartphone mais básico com péssimo desempenho não é desculpa para engrandecer a Samsung dizendo que nos tops isso não acontece. Ela tem a obrigação de otimizar a tw nos aparelhos mais básicos. Alguém já viu windows phone travar em aparelhos de 512 de memória? E se travou provavelmente foi por problemas exclusivamente no próprio aparelho em questão, pois eles são muitos eficientes no quesito desempenho. Então, smartphones básicos dando problema isso soa proposital para obrigar as pessoas a comprar um mais caro. Agora uma coisa que tenho ouvido muito são pessoas reclamando dos moto g por questões de travamento e voltando pra samsung dizendo que lá não acontecia isso quando eles usavam.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi