O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
257 Compartilhados 53 Comentários

Google substituirá Hangouts por Duo em seu pacote de apps. Isso afeta você?

O momento em que muitos esperavam acaba de chegar. O Hangouts já não virá embarcado de fábrica nos smartphones que rodam o sistema operacional Android. A partir de 1º de dezembro, o Google já não obrigará nenhuma fabricante a oferecer o Hangouts aos clientes, mas nem por isso o seu smartphone ficará livre de bloatwares.

Ainda não foi desta vez que vimos o aplicativo Hangouts deixar a Google Play Store. De acordo com a gigante das buscas, o uso do Hangouts para Android pelas fabricantes será opcional e, caso você use o app com frequência, poderá baixá-lo na loja de aplicativos do Android a qualquer momento:

"Hoje, estamos anunciado que o Google Duo substituíra o Hangouts no nosso suite de aplicativos GMS (também conhecido por Google Apps), e o Hangouts passará a ser um aplicativo GMS opcional para produtos telefônicos. Essa mudança passará a valer a partir de 1º de dezembro de 2016", Google.

Além disso, não é possível garantir aqui que as fabricantes não venham a oferecer o app embarcado, mas muito provavelmente elas darão preferência por trazer apenas um aplicativo para fazer videochamadas, como o Facebook Messenger, por exemplo. Aliás, a Samsung já oferece o WhatsApp e o Facebook Messenger pré-instalados.

Ainda não foi desta vez que vimos o aplicativo Hangouts deixar a Google Play Store
AndroidPIT google duo test 7950
O Hangouts dará lugar ao Duo nos novos smartphones / © AndroidPIT

Contudo, como se pode notar neste trecho da declaração da Google aos seus parceiros, o aplicativo Duo deverá constar no lugar o Hangouts, o que troca "elas por elas". Logo, não foi desta vez que a gigante das buscas diminuiu o número de aplicativos da sua suite de apps. 

Agora, o que gera curiosidade é o fato da Google ter adicionado o Duo e não o Google Allo para substituir o Hangouts. Como se sabe, a única função do Duo é fazer videochamadas, enquanto o Allo é o que responde como mensageiro do Big G.

AndroidPIT allo
O Allo é um aplicativo que não deveria ser obrigatório / © AndroidPIT

Por um lado, é muito bom ver que o Allo (ainda) não é app obrigatório, pois a Google estaria abusando da sua posição de "mantenedora" do Android e poderia ser até mesmo processado ao forçar as fabricantes de celular a utilizar seus serviços e aplicativos conectados. Essa obrigatoriedade poderia minar a relação da própria empresa com desenvolvedoras do WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e LINE, por exemplo, sem contar com a briga com as operadoras de telefonia devido ao serviço de SMS. 

E aí, você usa o Hangouts? Como essa decisão afeta você?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diniz há 1 mês

    Sou do grupo que pensa que a Google deveria agrupar seus 4 Apps (Hangout / Messenger / Allo / Duos) em um App somente. E encerar o Hangout Telefone.

53 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi