O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
464 Compartilhados 63 Comentários

Qualcomm e Samsung que se cuidem! A Intel está voltando ao mercado mobile com estilo

No começo de maio deste ano, a Intel anunciou que estava descontinuando as linhas de processadores Broxton e SoFIA, voltadas para tablets e smartphones. Ambos os chipsets pertenciam à família Atom e, com o anúncio do cancelamento, a empresa não teria mais nenhum chip mobile no seu roadmap de 2016. E isso sinalizava que ela estaria praticamente abandonando este setor. Mas o quadro deu uma virada radical!

Na última terça-feira (16.8) a Intel e a ARM anunciaram um acordo que fará com que a primeira possa produzir seus processadores sob a arquitetura da segunda. Isso significa que a criadora do Pentium e afins seguiu aquele famoso ditado: “Se não pode vencê-los, junte-se a eles!”.

Apesar de não fabricar os processadores, a arquitetura desenvolvida pela ARM para este tipo de componente domina a indústria mobile há anos, com cerca de 90% do mercado. Tanto é que ela é usada pelas gigantes do setor, como Qualcomm, Samsung, Apple, MediaTek, entre outras. 

RM
Rui Maciel
A Intel pode ressurgir das cinzas do mundo mobile com os novos processadores baseados na arquitetura ARM.
O que você acha?
650 participantes
50
50

Melhor performance, menor gasto energético e clientes em potencial

O acordo entre ARM e Intel permitirá a essa última desenvolver chips baseados em processos de 10 nanômetros (nm). Isso significa processadores que conseguem aliar velocidade a um baixo consumo de energia, o que, claro, traria mais autonomia às baterias de smartphones e tablets. Aliás, isso já é uma coisa que a Samsung vem fazendo com o Exynos 8895

Além disso, a adoção da arquitetura ARM pode fazer com que a Intel comece a ganhar terreno no mercado mobile de forma preocupante para suas rivais. Segundo comunicado oficial da empresa, já há um acordo fechado com a LG, que produzirá “uma plataforma mobile de primeira linha baseado na plataforma Intel Custom Foundry de 10nm”. Podem sair smartphones a partir deste acordo? Tudo indica que sim.  

androidpit lg g4 vs lg g5 10
Os smartphones da LG podem ser os primeiros a contar com os novos processadores da Intel / © ANDROIDPIT

Outro cliente em potencial seria a Apple. Atualmente, a Maçã usa os processadores da taiwanesa TSMC para seus iPhones e iPads. Mas, quem garante que em um futuro não muito distante ela não passe a usar os chips da Intel? A Apple já os utiliza em suas linhas de desktops e notebooks (iMacs e MacBooks) e, sob as condições financeiras e de performance certas, podemos ver futuros smartphones e tablets da marca equipados com os sucessores da linha Atom. 

Hora de recuperar o dinheiro perdido

Além disso, o acordo com a ARM permitirá a Intel desenvolver processadores sob seus próprios termos e design. Abandonando o padrão x86, que quase ninguém usou (com exceção da Asus e da Microsoft), a empresa encerra sua briga quixotesca com o mercado e pode tentar recuperar os mais de US$ 7 bilhões que perdeu investindo em SoCs customizados para as fabricantes de smartphones e tablets com quem manteve parcerias. 

INTELATOM
Os chips Intel não conseguiram bater de frente com rivais como Qualcomm e MediaTek/ © Intel

Além do prejuízo financeiro, a aposta errada resultou ainda em uma reestruturação, onde a companhia precisou cortar 12 mil cargos do seu quadro de funcionários, algo em torno de 11% dos empregados da empresa.

A Intel está de volta. E agora ela sabe como fazer. 

Fonte: ARM, Intel

Os comentários favoritos dos leitores

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    A Intel é uma gigante e tem potencial para derrubar grandes empresas como a Qua.....
    Finalmente ela acordou e resolveu apostar no que esta em alta. A arquitetura x86 é claramente mais poderosa que a ARM, mas a ARM se mostrou mais eficiente para dispositivos mobile justamente pelo seu baixo consumo energético.
    Tenho fé na Intel, e acredito que ela tem muito a entregar e impressionar.

    Quanto mais competitividade no mercado, melhor para nós consumidores.

  • ....._....._....._..... há 3 meses

    Ta confuso mas consegui entender o comentário.

  • Denis Correia há 3 meses

    Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

63 Comentários

Escreva um comentário:
  • A Intel irá usar as fábricas para produzir para outras empresas, e não para produzir produtos próprios. Obviamente, isso não impede a mesma de produzir os próprios produtos em um futuro próximo.

  • uai mas o asus não foi um exemplo de que isso não deu certo pq vão voltar agora? entendendo mais nada. consome bateria pra porra. não vale a pena.

    • Não sei se você leu o artigo Matheus, mas a volta da Intel esta atrelada a mudança de arquitetura.
      No artigo você encontra a resposta para sua pergunta.

      :-D

    • Não foi nem um bom nem um mau exemplo de nada, se alguma fabricante de celular quiser comprar um chip Intel para fazer um smartphone ainda vão poder só que agora a Intel oficialmente não dará mais suporte para esse setor, ao invés de gastar dinheiro fazendo produtos dela, caros, que quase ninguém compra é mais lucro apenas fabricar os chips dos outros. Essa notícia está errada, a Intel não irá desenvolver CPUs ARM/RISC, ela apenas irá fabricar em suas fábricas os chips de outros. Como a Intel possui as melhores fábricas dessa indústria é uma vantagem contratá-la para fabricar em seus processo mais avançado. Chips menos e que usam menos energia, assim tanto a Intel quanto as contratantes ganham.

  • Intel é intel e pronto, agora no caminho da luz aguardem

  • com certeza ela vai superar as outras! já que em matéria de processadores ela sabe criar chipset poderosos! e ela pode acabar com o problema de segurança que os chipsets da Qualcomm vem apresentando! quem sabe si não veremos um Nexus com chipset da Intel? parabéns Intel pela reviravolta!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • Libera os códigos para os devs, Intel. Dessa forma ninguém te segura.

  • Depois de comprar um zenfone 2 com processador intel, cujo aparelho até 18/08/2016 não recebeu atualização Marshmallow devido a essa porcaria de processador intel, e que os outros aparelhos da linha zenfone que não tem o processador intel já estão com o Marshmallow há pelo menos dois meses, eu NUNCA MAIS comprarei nenhum smartphone com processador intel ou da fabricante Asus. A intel descontinuou a assistência e desenvovimento aos processadores de arquitetura X86, o que significa que em breve os APPs não terão suporte para o Zenfone 2, isso num aparelho que tem um ano de lançamento. FORA INTEL E ASUS! Eu compraria um Lg K10, rsrsrs, mas nada da intel ou Asus.

    • Gente, alguém liberou a perua interior.

      • Para de ser Fanboy da asus e respeita a opinião alheia

      • Respeito a opinião dele Nero81, eu apenas zoei a revolta dele.
        Não sou e nunca fui fanboy de marca alguma, ao contrario de você que usa o emblema de uma empresa como foto de perfil....então, partindo deste principio acredito você não tem méritos algum para poder julgar alguém.

        ^^

      • Tudo bem, Elerson Carvalho, nós já percebemos a sua liberação, não precisa mais se pronunciar. Aqui não recriminamos comportamentos alternativos.

      • Nero81, o Elerson Carvalho quer extravasar algo interior. Deixe. É pior repreender, rsrsrs.

      • Edu G. se você não levou meu comentário na zoeira, quero deixar minhas sinceras desculpas, afinal nem todos que frequentam o site possuem senso de humor.
        Diga-se o modelo seguido pelo Nero81.

        Abraços.

        Obs.: apesar de fraca sua observação devido ao seu tom vingativo, o considero com um leve tom de humor, abraços.

      • Elerson Carvalho, eu fiz um comentário, você zoou e eu zoei você. Somente isso. Não vamos polemizar, rsrs.

      • "o considero com um leve tom de humor"
        deixei claro que você me zoou Edu G.
        Quem esta querendo causar polemica aqui é o Nero81, e eu você que caímos na lábia deste fake, principalmente você que se juntou a este tipo de pessoa para zoar (o único problema em minha opinião).

        Abraços meu caro, e sem ressentimentos, bem que nem eu nem você ofendemos um ao outro, ao contrario do fake Nero81 que me ofendeu sem razão aparente.

  • É claro que a Intel continuará a vender os drivers

  • Depois do atom fail do zen2 até que enfim acordaram

  • Pra.smarts.de.boa


    mas.o.que.desejo.eh.logo.x86.ou.forma.dos.apps.e.programas.".exe".rodando.em.ARM.

    Consumindo.pouco.para.usar.em.tablets.convergentes.com.boa.potência.como.surface.

    Tenho.um.thinkpad.8.e.se.tivesse.um.processador.um.pouco.melhor.ja.dava.conta.do.recado.beeem.tranquilo.pra.fazer.DIVERSAS.coisas.mais.pesadinhas.sem.alguns.engasgos.

    tablets/PC.é.o.futuro


    Obs:SPACE foi.pro.ralo. ..

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi