O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 232 Compartilhados 283 Comentários

Confira um teste do iPhone 7 feito por um usuário do Android

Há três semanas utilizo o iPhone 7 como dispositivo principal. Como usuário Android, ele não me convenceu. O iOS tem vantagens óbvias, mas não gostei muito de usá-lo no dia-a-dia. Aqui vou explicar por quê.

Depois da minha primeira experiência com o iPhone SE, resolvi experimentar o iPhone 7. Vou encarar esse projeto com a perspectiva de um usuário Android experiente que está trocando de sistema. Primeira impressão: se realmente esse fosse o caso, rapidinho eu ficaria sem meu Nexus.

O que eu gosto no iPhone…

A função de backup continua sem igual

Depois de tirar o iPhone 7 da caixa, insiro o cartão SIM e ligo o telefone. O assistente de recuperação pergunta se quero recuperar todos os meus dados e aplicativos. Desse modo mensagens SMS, apps, fundos de tela, contatos, histórico de chamadas e todos os ajustes são restaurados, assim como eles estavam no iPhone SE quatro meses atrás.

Se eu tivesse trocado, digamos, de um Nexus 6P para um Google Pixel, isso não seria possível. O assistente instalaria novamente todos os apps que tinha no meu telefone anterior, mas eu teria que configurar outra vez todos eles. Nome de usuário, senhas, configurações. Se você tem 50 aplicativos, esse processo é tão trabalhoso que levaria dias. Por isso, prefiro começar do zero e instalar os apps conforme necessidade.

Além disso, normalmente não transfiro os SMS e as mensagens do WhatsApp para novos dispositivos porque não vale o esforço.

AndroidPIT iPhone 7 review 2906
A câmera do iPhone 7 é maravilhosa / © AndroidPIT

A câmera do iPhone 7 é fenomenal

Uma das principais razões para comprar um iPhone 7, além do seu design magnífico e do ótimo serviço, é, sem sombra de dúvidas, a câmera. Ela tira fotos muito boas, abre rápido e pode ser acessada de forma simples da tela de bloqueio sem a necessidade de PIN. Confira na galeria abaixo:

No entanto, o aplicativo da câmera ainda não está tão bom quanto no Android. Nesse momento mesmo, estou tentando descobrir como trocar o nome de um álbum e com editar as permissões. Isso me faz pensar que ele ainda não está bem integrado, o que nos leva ao próximo ponto.

O que eu gosto cada vez menos…

Os aplicativos não são muito melhores

Os desenvolvedores começaram a perceber que o Android importa. Muitos apps para iPhone ainda são melhores que suas versões para Android, mas vários exemplos provam que isso está mudando.

A última vez que usei o app de carona Multicity resultou em uma experiência muito frustrante. É claro que melhoraram muito e, graças ao Material Design, fizeram um app que segue todas as linhas de design para Android. Esse é só um de vários casos de sucesso.

multicity ios vs android 20161025
Finalmente no mesmo nível: fica claro que a qualidade dos apps para Android está aumentando graças ao Materia Design / © AndroidPIT

Os apps do Google são aplicativos de segunda classe

O iPhone integra as contas do Twitter e Facebook diretamente na configuração inicial do telefone, mas não faz isso com a conta do Google. Nos apps competidores, o registro tem que ser feito individualmente. A integração global dos serviços também não funciona tão bem. Uma transição de um usuário Android para iOS nunca será suave.

A troca Google/Android para Apple/iOS pressupõe uma guinada. O melhor é fazer backup dos seus dados e depois deixar sua conta Google de lado. A Apple tem seu próprio ecossistema fechado. Controlar o dispositivo é uma experiência sem falhas: os serviços AirPlay, iMessage, iCloud, Home e TV estão cada vez mais práticos e com o efeito “It jsut works” (simplesmente funciona), que acaba retendo consumidores.

O novo botão de início deixa o uso do iPhone ainda mais estranho

A Apple não usa mais um botão Home físico no iPhone 7, existe apenas uma resposta de vibração, e o assistente de configuração permite que você selecione o quão forte essa vibração será. Todos a quem ensinei acharam inquietante.

EH
Eric Herrmann
A navegação com apenas um botão não é tudo isso.
O que você acha?
618 participantes
50
50

Não obstante, usar um smartphone sem botão Voltar não é prático. Afortunadamente, os apps do iOS seguem um padrão de design da Apple, onde a função Voltar fica no canto superior esquerdo do app. Em uma tela de 4,7 polegadas, como a do iPhone 7, não é possível alcançá-lo com apenas uma mão, já que você não vai querer derrubar esse precioso telefone no chão.

O botão de aplicativos recentes do Android ficará muito mais útil com a atualização para Nougat, principalmente em comparação com o modo ineficiente como é feito no iPhone. Se deseja trocar de app no iPhone, é necessário pressionar o botão de início duas vezes em um intervalo de 300 milissegundos e então selecionar o app.

Em dispositivos Android 7, é só apertar duas vezes o botão para visualizar os apps usados recentemente (Recentes). O app ativo minimizará e o anterior ficará em primeiro plano.

AndroidPIT iPhone 7 review 2868
O adaptador Lightning, uma piada de mal gosto / © AndroidPIT

Fones de ouvido só com adaptador

O adaptador que vem na caixa, que serve para conectar os fones de ouvido na entrada Lightning do iPhone, é muito fino. Arrisco dizer que com menos de seis meses de uso, ele vai quebrar. Dito isso, ultimamente tenho usado só fones bluetooth, então não me preocupa muito isso.

Mas eu não gostaria de ter que depender do adaptador, ainda mais que um cabo extra é caro e não se pode carregar o iPhone enquanto está com o adaptador conectado.

A bateria não dura muito

A duração da bateria também não me agrada. O Galaxy S7 ou o Xperia XZ aguentam consideravelmente mais tempo. Especialmente o Honor 8, que custa a metade do preço, é um competidor muito melhor. Graças ao powerbank da Tronsmart, não encontrei problemas, porque estou sempre carregando o telefone. Porém, usuários novos de iPhone se assustaram com a frequência que o telefone descarregou na tarde.

Conclusão das primeiras impressões

No final, não me senti confortável com o ecossistema da Apple. O uso é mais complicado do que no Android. A bateria dura pouco, a integração dos serviços Google é ruim - o que faz com que a transição de um sistema para outro seja dolorosa. É claro que o iPhone tem seus pontos fortes, com quando se entra no iCloud.

Porém, ainda não estou preparado para ele, já que ainda não me acostumei inteiramente com o ecossistema. Possivelmente com o Android as coisas não funcionem perfeitamente, mas há mais liberdade de modificação, um cardápio maior de apps, cartões microSD, acessórios mais baratos, dá para copiar arquivos MP3 pelo telefone para escutar depois com os fones de ouvido. Por que eu renunciaria a essas liberdades?

Nos próximos dias continuarei a testar o iPhone. Escreva nos comentários o que você gostaria que eu experimentasse.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ilma R. há 3 semanas

    Bom, se é para puxar brasa para sardinha, vou puxar um pouco para a minha.
    Para quem faz questão de backup o app Migração Motorola, trás tudo do Moto anterior inclusive as configurações. Desconheço se o mesmo se aplica de uma outra marca para a Motorola, pq em outras marcas uso o navegador para fazer login no Chrome e nada mais.
    O Android para mim, é muito melhor que o IOS, unicamente porque eu compro o celular,não alugo. Usar um IPhone é o mesmo que alugar um cel, o usuário tem que aceitar as restrições da Apple. Não gosto de alterações no cel, prefiro que continuem aparelhos no estado original de fabrica. É por opção, não por restrição.
    Eu paguei pelo cel, pago pela net, quem decide o que eu uso no cel, sou eu, e não o fabricante. Do Android eu sou proprietária, não sou inquilina.

  • Rafaela Esteban há 3 semanas

    Impressionante como chove mimimi nos comentários quando o site abre uma pauta pra falar do iOS. A maioria das publicações são sobre Android e afins, mas quando uma ou outra matéria cita a maçã já comentam que o site deveria mudar o nome (pqp).

    Acho saudável uma pessoa que escreve sobre um sistema ser aberta ao sistema concorrente, experimentar, saber o que está acontecendo na plataforma do lado, saber correlacionar como o desenvolvimento e as novidades de um interfere no outro, abrir espaço pra experiências como essa. Ao invés de fechar em um ecossistema e fim. E acho bacana ver que a equipe AndroidPIT também vê isso e passa suas opiniões e impressões para seu público dentro de limites específicos, sempre correlacionando com o Android de uma forma ou outra, elogiando e criticando quando precisa, seja em notícias ou textos de opinião. O que vejo não é uma pessoa qualquer falando sobre Apple, fazendo review ou sendo igual a outros sites, mas usuários Android falando sobre iOS dentro dessa perspectiva (pqp que vocês não conseguem ver isso). Isso em um texto no meio de vários sobre qualquer coisa menos maçã. Por isso o papo de "ain, quando eu quiser ler sobre épou vou em algum site époupit" não convence. Leio sites voltados pra assuntos da maçã e o estilo de textos são bem diferentes (e pfvr qualquer site sério não ignora o Android ou deixa de correlacioná-lo em um texto ou outro, seja de maneira positiva ou negativa).

    Prefiro o Android do que iOS, uso ambos sistemas (e também W10M) mas não abro mão da liberdade que tenho no robozinho, além da gama de opções de dispositivos, dos serviços Google etc etc. Nem por isso ignoro um sistema ou acho desnecessário um ou outro texto assim no AndroidPIT, com opiniões de usuários como eu sobre o sistema ao lado. Ainda que eu discorde de algumas opiniões, seja sobre iOS ou W10M, discordar faz parte e de maneira alguma é motivo pra eu querer que parem com textos assim.

    Aprecie a tecnologia sem ser fanboy.

  • Steven Oliver há 3 semanas

    "Nos próximos dias continuarei a testar o iPhone. Escreva nos comentários o que você gostaria que eu experimentasse" - Eu gostaria que você experimentasse mais Androids e menos iPhones, pois suas matérias são sempre sobre iPhone.

  • João Renato há 4 semanas

    Eu como ex usuário de iphone, posso dizer que não vale o preço que cobram.

  • Deivis Schuman há 4 semanas

    Acho 99% da equipe do Androidpit tem Iphone, só pode!
    Porque nunca vi um site sobre ANDROID falar tanto assim do mundo das maças!

283 Comentários

Escreva um comentário:
  • Na MacMagazine publicaram uma matéria do Breno testando o S7 Edge, e adivinhem? ninguém reclamou!

    • pra tu ver a diferença do publico que acessa ambas as paginas :P o maximo que eu vi lá foi pessoas dizendo que mesmo o S7 ser melhor que o iPhone em inumeros quesitos, eles ainda continuariam com seus iPhones HSUAUSAUHS eu sou usuário do iPhone desde quando eu fui 500% mal atendido pela Samsung, isso em 2014... sempre tive Android até eu comprar um Galaxy S4 e ter o maior pesadelo da minha vida, e a Samsung NEM AI pros problemas, só empurrava com a barriga ¬¬" enfim, mudei e não volto pro Android por alguns fatores, alguns citados por essa postagem e outros como por exemplo alguns apps especificos que eu uso xD não tem pra Android e nem similar ;/ sem falar na grana que já gastei comprando app SHUAHUSAHUSHA

      mas essa bad experience foi uma onda de azar... meu primo comprou um S4 2 meses depois q eu e não teve nenhum problema parecido com o que eu tive :X sei que o iOS está bem atrasado comparado ao Android... sei que o iOS nunca vai ser igual ao Android, mas, ainda tem seus pontos positivos :)

    • Talvez por que lá não tem nada de novidade sobre o iOS a não ser o iPhone7, ao contrário daqui, pois como o tema é Android e tem muita coisa para ser ver ainda sobre OS mais usado no Planeta e que não foi noticiada pelo site. Para pra pensar. Se não tivesse nada, nada mesmo, aceitaríamos na boa, mas sabemos que tem muita coisa ainda a ser noticiada.

  • Bem sempre usei a linha S da Sansumg qd perdi s4 numa viagem me convenceram a mudar pra ios fiquei um ano com um 4s e me arrependei todos os 365 dias de uso só não pelo status. ..hoje há dois anos com um note 4 há dois anos nunca mais saio da linha note

  • Android >>>iOS

  • O pior do iPhone é o sistema fechado. Gosto de customizar meu Android (principalmente testar custom roms, o que não é possível nos iPhones), acesso pastas do sistema e altero esses arquivos.
    O iOS realmente é um sistema sensacional, sem sombra de dúvida, mas os preços praticados pela Apple são extremamente abusivos, assim como os tops de linha Android. Hoje sou muito feliz com o OS da Google, graças à toda a liberdade que este me disponibiliza.

  • Quanta bobagem...

  • Impressionante como chove mimimi nos comentários quando o site abre uma pauta pra falar do iOS. A maioria das publicações são sobre Android e afins, mas quando uma ou outra matéria cita a maçã já comentam que o site deveria mudar o nome (pqp).

    Acho saudável uma pessoa que escreve sobre um sistema ser aberta ao sistema concorrente, experimentar, saber o que está acontecendo na plataforma do lado, saber correlacionar como o desenvolvimento e as novidades de um interfere no outro, abrir espaço pra experiências como essa. Ao invés de fechar em um ecossistema e fim. E acho bacana ver que a equipe AndroidPIT também vê isso e passa suas opiniões e impressões para seu público dentro de limites específicos, sempre correlacionando com o Android de uma forma ou outra, elogiando e criticando quando precisa, seja em notícias ou textos de opinião. O que vejo não é uma pessoa qualquer falando sobre Apple, fazendo review ou sendo igual a outros sites, mas usuários Android falando sobre iOS dentro dessa perspectiva (pqp que vocês não conseguem ver isso). Isso em um texto no meio de vários sobre qualquer coisa menos maçã. Por isso o papo de "ain, quando eu quiser ler sobre épou vou em algum site époupit" não convence. Leio sites voltados pra assuntos da maçã e o estilo de textos são bem diferentes (e pfvr qualquer site sério não ignora o Android ou deixa de correlacioná-lo em um texto ou outro, seja de maneira positiva ou negativa).

    Prefiro o Android do que iOS, uso ambos sistemas (e também W10M) mas não abro mão da liberdade que tenho no robozinho, além da gama de opções de dispositivos, dos serviços Google etc etc. Nem por isso ignoro um sistema ou acho desnecessário um ou outro texto assim no AndroidPIT, com opiniões de usuários como eu sobre o sistema ao lado. Ainda que eu discorde de algumas opiniões, seja sobre iOS ou W10M, discordar faz parte e de maneira alguma é motivo pra eu querer que parem com textos assim.

    Aprecie a tecnologia sem ser fanboy.

    • Você tem direito a ter sua opinião. Mas a partir do momento que começa falando que a reclamação dos outros é mimimi, está agindo de forma imatura. Exponha suas ideias sem ofender os outros. Eu tenho o direito de reclamar, de expor o que penso e, se não for o mesmo que você pensa, não é motivo para ser chamado de mimimi, inclusive com direito a um pqp.
      Vou resumir meu argumento porque você não deve ter lido, ou se leu, ignorou ou não entendeu.
      Aqui é um site sobre Android, por isso não gostamos que tenha matéria sobre iOS. Isso não quer dizer que não lemos isso em outros sites. O tempo que eles perdem fazendo matérias sobre iOS eles poderiam melhorar suas matérias sobre Android ou falar de algum assunto ou aparelho inédito. Além disso, existem os sites especializados em iOS que fazem matérias MUITO melhores que esta e os sites mistos que também fazem matérias muito melhores que esta.
      A impressão que me dá é que quem defende que se fale de iOS aqui é porque tem preguiça até de mudar de site para ler outra coisa. Se for isso, leia Gizmodo, mas não vai poder comentar porque um bando descontrolado tomou conta dos comentários e a coisa ficou triste por lá.

    • Rafaela, concordo com tudo que vc falou, cada palavra! Vale dizer que até dá satisfação em ler o que vc escreveu, simplesmente pelo fato de não ter erros ortográficos, rs.

      Sejamos imparciais, meu povo...

    • vc tem toda razão, mas uns otários com foto de girafa ficam querendo dar a luz quando vêem um artigo sobre a Apple. eu ignoro esse monte de troglodita.

    • Rafaela nada contra seu comentário, mas se você pensar, onde estão os reviews de celulares da Vivo, Leeco entre outras que fazem celulares muitos bons e não temos nada sobre seus produtos mais recentes? Ou algumas coisas que ainda não foram divulgadas e que são descobertas recentes no universo Android, como que no CyanogenMod 14.1 é possível baixar o Pixel Launcher na Play Store? Entende? Se não tivesse nada, ok aceitaríamos na boa, mas pomba tem muita coisa a ser descoberta ainda no universo Android e os caras perdendo tempo fazendo matéria de iPhone.

  • Eu li o post original no androidpit.com e a primeira coisa que notei quando comecei a ler esse artigo aqui, foi que nesse post, no primeiro parágrafo, está traduzido "Primeira impressão: se realmente esse fosse o caso, rapidinho eu ficaria sem meu Nexus." e no original, no primeiro parágrafo ele diz que se ele realmente estivesse trocando do Android pro Iphone 7, ele iria rapidamente querer voltar pro Nexus (If I really was switching, I would quickly want to switch back to the Nexus). Um erro que muda totalmente a perspectiva do autor. Não cheguei a ler o restante do post em português ainda mas vou fazer assim que puder.

  • Já no meu caso eu adoro o único botão do iPhone e me sinto angustiado com os botões virtuais do Android.

    Enquanto no iPhone,você clica em início e ele fecha o app,no Android ao apertar no botão central (bolinha) ele vai para o início mas apenas minimiza o app e não o fecha e ele fica lá consumindo RAM. Para sair e fechar de verdade,você tem que ficar apertando a tecla de seta um monte de vezes!

  • Sério, gostaria que os redatores daqui tivessem mais respeito com os leitores e, principalmente, com o Android. O site é sobre Android e se um redator insiste em falar da porcaria do iPhone, que seja demitido, dispensado da função ou, em último caso, mudem o nome do site para iOSpit Brasil e deixem outros amantes do Android representarem o AndroidPit original.

  • Quando experintarem um aparelho com Android não vão querer outra coisa os outros são muito ilimitados eu tenho um not 4 e não quero outra coisa

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi