O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
opinião 177 Compartilhados 97 Comentários

Nokia P1, Nokia C1 e Nokia D1: o que podemos esperar da Nokia?

Enquanto a salada mista dos nomes dos dispositivos da Nokia cresce, o mercado ainda espera para ver a cor dos novos smartphones da companhia. A fabricante finlandesa já confirmou a parceria com a Google, e irá lançar seus aparelhos rodando com o sistema operacional Android. Neste final de semana, uma série de imagens vazaram na rede e, se você estava esperando ver algo novo, pode não ser desta vez.

As informações sobre os novos smartphones da Nokia rodando com Android nos encheram de esperança, pois, quanto mais concorrência neste mercado, melhor para nós, usuários. Contudo, faz mais de seis meses que ouvimos que a Nokia está trabalhando em aparelhos com Android e, até agora, nada.

Nokia P1, Nokia C1, Nokia D1... ainda não sabemos ao certo qual destes aparelhos será o topo de linha e qual será o modelo de entrada. Entretanto, as imagens que vazaram indicam que teremos uma variante para cada segmento do mercado.

Nokia P1, Nokia C1, Nokia D1 e o design

Três aparelhos distintos, isso é o que consigo dizer neste momento ao analisar as imagens vazadas na rede social Weibo. Além disso, se considerarmos algumas das características visuais é até possível identificar a qual categoria os aparelhos pertencerão.

Assim, o modelo que aparece na imagem abaixo deve ser o Premium, aposto que seja o Nokia P1. O que me leva a pensar isso é o fato de que temos uma câmera com qualidade superior a dos outros dois modelos, bem como um botão físico que pode vir a ser o sensor biométrico.

Contudo, se os lançamentos se confirmarem, não teremos suporte para cartão microSD neste modelo, a não ser que a bandeja seja híbrida (dual chip + microSD). Além disso, o design desta variante lembra muito os modelos Lumia, bem como os mais recentes aparelhos da linha Sony Xperia, como o Xperia XZ.

Nokia Android leaked lumia
Seria este o modelo high-end da Nokia? / © Weibo

Já as duas outras imagens podem estar relacionadas a pelo menos dois aparelhos de gama média, isso claro, na minha opinião. Em comparação com a foto acima, vemos que a câmera parece ser mais simples, que temos uma bandeja extra para o cartão microSD e os botões são todos capacitivos, nada de botão físico.

Nokia Android leaked premium
© Weibo
nokia D1C
© Weibo

Nokia P1, Nokia C1, Nokia D1 e as especificações técnicas

Ao que se sabe, os novos aparelhos da Nokia devem chegar com telas entre 5,2 e 5,5 polegadas, o que oferece certa lógica quando comparamos as imagens acima. Como o design é muito similar entre a segunda e a terceira imagem, podemos estar falando aqui de variantes de tela.

Nokia Android leaked size
Aqui fica fácil perceber que teremos dois tamanhos de tela, certo? / © Weibo

De acordo com rumores, teremos um display com tecnologia AMOLED e resolução QHD. No que diz respeito à performance, pelo menos uma dos modelos será embalado pelo processador Snapdragon 820 e teria 3GB de memória RAM.

Em relação ao software, os três dispositivos devem chegar ao mercado para engrossar o caldo da distribuição do Android 7.0 Nougat.

Afinal, quando veremos um Nokia rodando com Android?

A Nokia havia dito que lançaria um novo smartphone no quarto trimestre de 2016, porém, todos os rumores levam a crer que veremos os dispositivos da fabricante apenas em 2017. Aliás, muito provavelmente, no MWC 2017, uma das maiores feiras de tecnologia da Europa.

O que você achou das imagens do novo Nokia que vazaram na rede?

Os comentários favoritos dos leitores

97 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi