O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
860 Compartilhados 141 Comentários

Apple sugere a donos do iPhone 7 que não segurem o aparelho próximo à cabeça

Isso acaba de acontecer: a Apple sugere que proprietários do iPhone 7 não usem o aparelho para fazer chamadas da maneira tradicional. Embora a Apple diga que o iPhone foi testado e que atende aos "limites aplicáveis" para a exposição de radiofrequência (RF), aparentemente isso não é bom o suficiente para que se possa segurar o telefone próximo ao ouvido.

Isso é estranho. Um smartphone que não pode se usar supostamente próximo à cabeça? A Apple divulgou as informações sobre a exposição RF do iPhone 7 com uma sugestão aos usuários: "para reduzir a exposição à energia de RF, use uma opção viva-voz, como o alto-falante integrado, os fones de ouvido fornecidos com o dispositivo ou outros acessórios semelhantes".

A empresa vai ainda mais longe, dizendo que o usuário deve "carregar o iPhone a uma distância mínima de 5 mm do seu corpo para garantir que os níveis de exposição permaneçam dentro ou abaixo dos limites testados". Para mim, isso parece uma afirmação de que não seria nada agradável usar tal dispositivo. Especialmente se você não tem a intenção de usar o smartphone no viva-voz ou com os fones de ouvido.

AndroidPIT iPhone 7 review 2868
A Apple sugere que usuários do iPhone 7 não usem o aparelho próximo à cabeça / © AndroidPIT

Até mesmo a capa do aparelho escapa. Usar cases com partes metálicas "podem alterar o desempenho do dispositivo com relação à emissão de RF, inclusive no que se refere à sua conformidade com as normas de exposição à RF, com resultados que ainda não foram testados ou certificados".

De acordo com o site FCC, "A aprovação da FCC significa apenas que o dispositivo nunca excederá os níveis máximos de exposição para o consumidor ao RF permitido pelas diretrizes federais, mas não indica o nível de exposição RF experimentado pelos consumidores durante a utilização do dispositivo em condições normais".

Em outras palavras, isso significa que os níveis máximos informados podem não refletir o uso seguro do aparelho no dia a dia, e não é uma boa forma de comparação entre um smartphone e outro.

Você presta atenção no valor de SAR ao comprar um smartphone?

Será que o meu dispositivo é seguro?

Esses limites de exposição RF aplicam-se para o modelo A1778. Para saber qual é o modelo do seu aparelho, verifica na parte traseira do iPhone 7 se o número confere com esta variante.

Para você ter uma ideia, o valor de SAR do Mi 5, por exemplo, é de 0.328 watts por quilograma (w/kg). Para mais referências neste campo, o valor de SAR do Galaxy S7 Edge é de 0.264 w/kg.

Essa não é a primeira vez que um modelo da Apple levanta polêmica sobre a exposição RF, pois o iPhone 6 já chegou ao mercado com um valor de 1,58 w/kg. Sendo que o valor máximo permitido é de 1.6 w/kg.

Toda fabricante precisa informar o valor de SAR dos seus dispositivos no manual do usuário.

Os valores de SAR mais altos para o modelo A1778 são os seguintes:

Limite de SAR por 1,6 W/kg (acima de 1 g):
Cabeça: 1,19
Corpo: 1,19

Limite de SAR por 2,0 W/kg (acima de 10 g):
Cabeça: 1,38
Corpo: 1,34





Você pode ler a declaração oficial da Apple no site da empresa.

Você mudaria a forma como você faz chamadas usando o celular? Isso faria com que você não comprasse um iPhone 7?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Steven Oliver há 1 semana

    O que estou vendo nos comentários é que virou um duelo entre quem gosta de iPhone e quem gosta de outras marcas, principalmente Samsung. Isso não tem nada a ver e é uma discussão infantil (desculpem, mas tenho que falar). O que estamos discutindo aqui é saúde. Alguém sabe o quanto isso pode ser prejudicial? Sabe qual o potencial disso em transformar uma célula do seu cérebro em cancerígena? Não, não sabe porque nem o mundo científico tem certeza e ainda existe muita discussão sobre isso. Então, vamos deixar as paixões de lado e nos informar quais são os aparelhos que têm menos emissão de radiação e procurar por esses, seja LG, Motorola, Samsung ou qualquer porcaria que emita pouca coisa que vá queimar nosso cérebro. Deixem de paixões bobas e pensem com a cabeça.
    Pronto, falei e daqui há pouco vão me chamar de fanboy da Samsung só porque a emissão dela é mais baixa. Não tô ligando mesmo. Paulo Henrique (ChatoBr), sua deixa!

  • ALCIDES há 1 semana

    Isso aí Steven, mas isso começou com um artigo muito mal escrito e sem uma pesquisa prévia. Na verdade, ate hoje, não existem estudos conclusivos que a emissão de celular possa causar câncer. Infelizmente tudo que temos são especulações.

  • Phelipe Breves há 1 semana

    Isso é marketing para vender fones de ouvido! Kkkk

  • Marcos Champloni há 1 semana

    Não sei realmente o que é mais absurdo: O fato do iPhone 7 emitir esse tipo de RF, ou a Apple saber disso, lançar o produto, e logo após de ter um monte de itens no mercado, informar aos consumidores. Realmente Lamentável!

  • Steven Oliver há 1 semana

    Artigo mal escrito é o que não falta no AndroidPit. Infelizmente é o único site exclusivo de Android.

141 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi