O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 217 Compartilhado 73 Comentários

Se tivesse que escolher, esta é a função do iOS que queria ver no Android

Eu estou há dez dias andando com um iPhone SE rosa no bolso e não posso reclamar. O software é estável. Os aplicativos não me deixaram na mão. E eu já estou me acostumando com a nova interface. Hoje forcei o sistema de backup a fundo. E descobri que a solução do iOS deveria ser adotada no Android.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
886 participantes

Nos meus primeiros dias com o iPhone SE, eu fiz o que todo novato faria: tentei usá-lo como se fosse um Android. Alguns me criticaram por eu ter me irritado em como a Apple lida com os apps do Google.

Os usuários da Apple não terão problemas com isso. Ela domina a maioria dos recursos que o Google também fornece, de modo que você pode fazer quase tudo sem a Big G. Isto inclui o armazenamento em nuvem, com a qual estou me aproximando um pouco mais esta semana.

A solução de backup do iOS mostrou-se mais amigável e prática que a do Android. Mas não é perfeita

O serviço de nuvem gratuito da Apple se chama iCloud. Os primeiros cinco Gigabytes são gratuitos e são mais do que suficientes para um primeiro backup do iPhone. Muitas fotos, podem ocupar este espaço rapidamente, mas é possivel colocá-las em outro serviço de nuvens ou passá-las para um computador.

A função de backup da Apple é melhor, mas não perfeita

Eu testei a função de backup da Apple. Para isso, o usuário tem que ir nas configurações e encontrar a opção Backup. Você pode ativar a opção para que o iPhone faça um backup todas as noites ou fazer o processo manualmente. Ele todo durou, no meu caso (com uns 20 aplicativos , fotos e vídeos) mais ou menos, uns cinco minutos.

whatsapp ios icloud backup
O WhatsApp lembra o usuário de usar o iCloud para fazer os backups / © ANDROIDPIT

Em seguida eu entrei em Geral > Restauração de fábrica > Excluir tudo. Não confiei muito, mas meus colegas Shu e Steve disseram que eu não tinha com o que me preocupar.

O iPhone reiniciou sem problemas e não me reconheceu. Tive que programar todos os dados novamente. Mesmo durante o processo de instalação, o assistente me perguntou se já não nos tínhamos visto antes. Eu introduzi meu ID da Apple e ele logo perguntou, se eu queria tudo como antes. Sim, eu queria. E ai tudo começou.

apple keychain restore apps
Restaurar? Claro / © ANDROIDPIT

Em cinco minutos estava tudo funcionando normalmente. Os aplicativos não estavam todos lá de primeira, mas eles já estavam por ali e me informaram com a mensagem “waiting”, que logo seriam baixados na App Store. Procurei no iMessage pelos SMS e encontrei. O mesmo para os contatos e o histórico de chamadas.

apple keychain restore fail
Mas tá demorando, hein... Eu achei a solução na App Store / © ANDROIDPIT

Depois de alguns minutos de descanso, iniciei a App Store e baixei manualmente os apps na aba “Purchased”.  As contas dos aplicativos puderam ser reconstruídas a partir do iCloud Keychain. Minha esperança era de que eu já estivesse logado nos aplicativos que foram restaurados. Mas parecia que não ia dar certo. O WhatsApp também não tinha encontrado o backup.

ios app store purchased apps
Eu tive que iniciar os downloads manualmente. A App Store exigiu o meu ID Apple / © ANDROIDPIT

Vamos comparar: no Android não é possível fazer o backup de contas online. Teoricamente, é possivel, através de um código de programação, sincronizar os dados de um aplicativo no Google Drive e restaurar o mesmo depois de reiniciar um smartphone. Mas poucos aplicativos usam este método.

Ao que tudo indica, o iPhone SE tem mais opções para restaurar os aplicativos. Até os apps do Google que, ironicamente, reiniciam sem precisar colocar a senha novamente.

account restore google vs whatsapp ios
Os apps do Google foram os mais rápidos a serem restaurados; O WhatsApp demorou um pouco mais / © ANDROIDPIT

Depois de alguns minutos a minha frustração voltou. O iPhone SE conseguiu, com um pouco de demora, restaurar o aplicativo do WhatsApp e logo, com um pouco mais de paciência chegaram todas minhas conversas.

Isso é o que eu quero para o Android

Há poucas exceções que não entram no sistema de backup da Apple. Mas, no geral, o backup do iOS é exatamente o que eu desejaria ter no Android. Infelizmente, o sistema operacional do Google ainda não chegou a este ponto.

Os usuários do iPhone podem utilizar esta função a qualquer momento. Cada vez que o celular quebra, é perdido ou substituído, está tudo lá salvo, e pode ser restaurado em alguns minutos ou horas. Mas o X da questão é: tudo volta quase intacto. Agora eu sei porque os usuários da Apple permanecem com a marca.

E você, acha que o sistema de backup do Android é suficiente? Já teve um iPhone?


Nota: As capturas de tela foram feitas em inglês, pois o artigo foi desenvolvido pela equipe internacional do AndroidPIT.

217 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • André V. 1/mai/2016

    Percebo o seu ponto de vista, mas já experimentou ou viu algum video de Hands-On de um iPhone SE? Ele é basicamente um iPhone 6S por dentro, e pelo que constato, a sua velocidade equipara-se aos top de linha Android desta geração. Quanto à tela de 4 polegadas, isso é chamada estratégia de mercado, porque há pessoas que ao contrário de você, preferem celulares mais pequenos, como é o meu caso.

  • Michel Vieira Pinto 30/abr/2016

    Sinceramente não entendi o que o autor da matéria quis...

    O Android quando do vc formata ou troca de aparelho na configuração inicial ele pergunta se você quer configurar como um novo ou restaurar de determinado aparelho.

    Quando vc decide restaurar logo em seguida ele começa a baixar tudo que você tinão antes. Inclusive os apps comprados, coisa que pela narração no ios ele fez manualmente.
    E sobre o login, nos apps do Google é automático e em alguns apps o smart lock faz automático como evernote, tune in...
    Somente Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp ele pede que entre com os dados.
    Será que por causa de meia dúzia de apps o bkp do ios é tão superior assim? Acho que não filho.

    Fique usando seu super ios com cara de 2007 e tela de 4 polegadas.

  • Johnny 1/mai/2016

    discordo desse artigo e de muitos comentários abaixo, sou um feliz proprietário de um Nexus 4, e digo que o sistema de backup do Google funciona perfeitamente desde que vc utilize os serviços do Google como Keep (notas), Gmail (e-mails), Agenda Google, Contatos do Google, Google Fotos (fotos) e Google Drive (arquivos e backups do Whats), uso perfeitamente esses serviços e tudo é sincronizado na Nuvem como deveria, sempre que restauro de fábrica algum dispositivo, basta inserir minha conta do Google e estará tudo de volta, se quiser restaurar tudo ao invés de configurar como novo dispositivo o Google me dá a opção do último backup inclusive dos aplicativos, e sim, já fui usuário da Apple e não pretendo retornar pra ela a não ser que ganhasse um smartphone com 64GB, pois meu Nexus 4 de 16GB não acho que seja suficiente para os dias de hj, até mesmo um Nexus 5 32GB me satisfaria. O meu Whats faz backups diários e minhas fotos são sincronizadas automaticamente no Google Fotos sem ocupar meus 30GB do Google Drive, então não sei qual razão o autor e alguns usuários aqui criticaram o Backup do Google, sendo que o mesmo funciona perfeitamente, agora se as fabricantes fazem modificações tão profundas que prejudiquem seus dispositivos, isso não é culpa da Google, quer ter uma experiência de verdade, compre um Nexus.

  • NILLFRANK SILVA 30/abr/2016

    Não vi vantagem!! Não troco meu s6 por iPhone nenhum!!!

73 Comentários

Escreva um comentário:
  • Já tive Android mas existem algumas questões que me fazem hesitar bastante em retornar. E me cadastrei aqui justamente pra ficar mais antenado e poder tomar decisões de maneira mais consciente. Se fosse agir por impulso, ou teria comprado o Moto X Style no fim do ano passado ou na pior das hipóteses poderia ter sido um dos primeiros compradores do Moto G4 Plus pagando menos de 900 reais se entregasse o meu aparelho atual (um iPhone 5S) no ato da compra. Mas o backup, a velocidade nas atualizações e a eficiência de muitos dos aplicativos Google dentro do iOS ainda não me deixaram decidir entre seguir na Apple ou voltar pra Motorola que pra mim é o melhor Android depois do Nexus. Entrar na Play Store e ficar com medo de estar baixando aplicativos pouco ou nada seguros é algo que também me incomoda bastante.

  • Samsung tem isso, CyanogenMod também.
    Eu acho o iCloud muito confuso, backup de tudo ok, mas e o que não quiser? Essa é a confusão.

    Recurso que eu desejo muito no iCoisa, app de galeria de fotos permitir selecionar de uma vez tudo numa pasta, ahh, navegação em pastas (não em álbuns). Ahh, tem mais coisa, em qualquer app poder limpar os dados acumulados do mesmo, tipo como limpar o Facebook?

  • A miui tem função bem similar, mas os dados dos apps não costumam ser restaurados. Porém, você pode fazer um outro backup bem completo com todo tipo de dados de app e até a versão do app.

  • uso um APP para backup que é sensacional, o FolderSync e não troco por nada no universo.

    sincroniza qualquer pasta do seu celular com qualquer destino no seu armazenamento em nuvem preferido, rede doméstica, qualquer coisa. absurdamente configurável.

  • iOS é bom e tal, mas prefiro android, gosto mais das 'frescura' que você pode fazer com ele...

  • "Agora eu sei porque os usuários da Apple permanecem com a marca'. Por causa de um backup???

  • Eu desejo muito que as fabricantes de celulares Android invistam em versões menores, mas potentes.
    Quanto a matéria, sim, o backup é muito mais prático no iOS

  • Estou quase desistindo do AndroidPit. O cara é colunista desse site e declara ter um iPhone. Não dá para entender. E antes que os haters de android e amantes da Apple venham me encher o saco, eu explico que alguém que vai escrever sobre um sistema operacional tem que ter vivência nele, e essa vivência é no dia a dia, pois as coisas mudam do dia para a noite. Sem ter um android no bolso fica impossível escrever coisas concretas sobre ele.

  • Duvido esse BackupZinho do iPhone ser melhor que um Nandroid Backup. Duvido. Isso já existe há anos e o Google não tornou nativo por falta de interesse. Ao invés de ficar correndo com a numeração do sistema, talvez pra alcançar o iOS, e lançar versões com funções de utilidade duvidosa, bem que poderiam investir tempo nisso. Quem já usou Nandroid sabe, o aparelho fica 100% igual estava antes do reset. Tá certo que na troca de aparelho ñ vai servir, mas seria o caso de fazer esses engenheiros fazerem jus aos seus altos salários e desenrolarem essa questão.

  • Eu venho falando há muito que a Google tem decepcionado bastante com seu backup, grande prova disso é o iOS.
    Eu, particularmente, odeio o iOS, acho ele um sistema travado, mas suas opções de backup me fazem inveja.

  • Acho que essa função no Windows Mobile 10 é melhor ainda.

  • Nessas horas de backup uso as alternativas das fabricantes como Switch da Samsung é o backup nos apps da Sony me atendem muito bem, e para reforçar uso o backup da Google.

  • Pra mim só queria poder dizer "estável" quando falo de Android.

  • Eu tenho um THL T11 com a rom da Xiaomi, Miui, e o sistema de backup tem isto tudo. Para mim é o melhor sistema!!

  • discordo desse artigo e de muitos comentários abaixo, sou um feliz proprietário de um Nexus 4, e digo que o sistema de backup do Google funciona perfeitamente desde que vc utilize os serviços do Google como Keep (notas), Gmail (e-mails), Agenda Google, Contatos do Google, Google Fotos (fotos) e Google Drive (arquivos e backups do Whats), uso perfeitamente esses serviços e tudo é sincronizado na Nuvem como deveria, sempre que restauro de fábrica algum dispositivo, basta inserir minha conta do Google e estará tudo de volta, se quiser restaurar tudo ao invés de configurar como novo dispositivo o Google me dá a opção do último backup inclusive dos aplicativos, e sim, já fui usuário da Apple e não pretendo retornar pra ela a não ser que ganhasse um smartphone com 64GB, pois meu Nexus 4 de 16GB não acho que seja suficiente para os dias de hj, até mesmo um Nexus 5 32GB me satisfaria. O meu Whats faz backups diários e minhas fotos são sincronizadas automaticamente no Google Fotos sem ocupar meus 30GB do Google Drive, então não sei qual razão o autor e alguns usuários aqui criticaram o Backup do Google, sendo que o mesmo funciona perfeitamente, agora se as fabricantes fazem modificações tão profundas que prejudiquem seus dispositivos, isso não é culpa da Google, quer ter uma experiência de verdade, compre um Nexus.

  • Sistema de backup do Android é muito ruim. ..

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi