O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 153 Compartilhado 56 Comentários

Quais características de um smartphone são importantes para você?

Bateria removível, slot MicroSD ou câmera de alta resolução. Poucos smarphones topos de de linha oferecem todos esses recursos juntos. Logo, para quem não dinheiro para comprar um desses, decidir quais os recursos serão mais importantes no seu dia-a-dia é o que decidirá por um determinado modelo. E quais funções são essenciais para você?

Memória expansível por meio de um cartão MicrosSD

Ainda que existam smartphones contando com 128GB de memória interna, isso não parece suficiente para alguns usuários. Tanto é que a Samsung reconheceu essa demanda e inseriu de volta um slot para cartões MicroSD nos recém-lançados Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge. 

arguments samsung galaxy s7 micro sd compatible image 00
Expandir a memória via MicroSD é um fator essencial para quem gosta de smartphones multimídia/ © Samsung

Já na LG, o slot MicroSD  já é uma tradição e, claro, está presente no G5. O mesmo acontece no Xperia Z5, da Sony e nas diversas versões do P9, da Huawei. Já a Xiaomi, por sua vez, preferiu abrir mão deste recurso no Mi 5. Logo, baseado no seu perfil:

Quão importante é a expansão da memória através dos cartões MicroSD em um smartphone?

Fotógrafo profissional ou fã de selfies?

As câmeras dos Galaxy S7 e S7 Edge apresentam uma performance incrível em ambientes com pouca iluminação; o LG G5 conta não apenas com uma ótima câmera nativa, com dois sensores, mas também suporta o LG Cam Plus, um módulo que traz recursos auxiliares para a câmera, além de um extra de 1.200 mAh para a bateria; já o Huawei tem P9 tem suas câmeras desenvolvidas pela lendária marca alemã Leica.

lg g5 cam plus 1
Geração após geração, as câmeras de smartphones estão cada vez mais desenvolvidas / © ANDROIDPIT

Em outras palavras, as câmeras dos smartphones evoluíram a tal ponto que podem agradar desde os fãs mais exigentes, até aqueles que querem apenas registrar imagens mais básicas ou selfies. Mas ela é um fator decisivo na sua compra?

Quão importante é a câmera de um smartphone para você?

O clock do processador

Exynos, Snapdragon, MediaTek, Intel ou Kirin: as fabricantes de smartphones usam diversos tipos de processadores em seus aparelhos. Nos modelos topo de linha, os chips devem ser eficientes. Já a potência depende, nominalmente, da velocidade do processador. 

MediaTek IC close up
A velocidade do processador influencia muito para o usuário médio? / © MediaTek

A Huawei usa o processador de oito núcleos Kirin 955, com um clock de 2,5 GHz nos quatro cores A72, o que torna os modelos que utilizam essa CPU bastante rápidos. No entanto, esse chipset é superado pelo processador quadcore Snapdragon 820, da Qualcomm, que a LG incorporou no seu G5. 

Mas uma espécie de “turbo” inflama a versão europeia do Galaxy S7, equipado com um  processador Exynos 8890, que conta com oito núcleos e, atualmente, é o nosso ponto de referência em testes de benchmark. Se isso tudo fez sentido para você, então...

Quão importante é o fator processador em um smartphone?

A bateria removível é uma tendência?

A duração de uma bateria depende muito de como o usuário utiliza um smartphone. Se ele usa o aparelho para rodar jogos graficamente complexos, assistir a vídeos, editar documentos e responder a muitos e-mails, então ele precisará de uma bateria com muitos mAh. Ou um telefone que traga a opção de bateria removível, que pode ser substituída rapidamente. 

ANDROIDPIT battery 5
A bateria removível pode ser uma tendência futura no mundo dos smartphones?/ © ANDROIDPIT

Mas, infelizmente, essa funcionalidade não está presente em boa parte dos smartphones, incluindo os topos de linha, como os S7 e o Xperia Z5. O LG G5 é a exceção à regra, já que seu conceito modular permite a troca da bateria de forma ágil. Logo, baseado no seu perfil:

Quão importante é uma bateria removível em um smartphone?

O tamanho da tela

Desde que as fabricantes de smartphones adotaram as telas de cinco polegadas em seus modelos, esse tamanho tornou-se uma espécie de padrão nas últimas gerações de dispositivos do gênero. E a partir das cinco polegadas, encontramos aparelhos cujo tamanho do display varia de 5.2 até 6 polegadas. 

androidpit moto x play vs moto x 2014 11
Você voltaria a ter um smartphone com tela de quatro polegadas? / © AndroidPIT

Mas a Apple fez barulho com o iPhone SE, que traz de volta um display de 4 polegadas, mas com configurações bastante robustas. Logo, fica a pergunta:

O quão importante é o tamanho da tela de um smartphone para você?

Participe da enquete e diga-nos o que mais você leva em conta em um smartphone! 

 

153 Compartilhado

56 Comentários

Escreva um comentário:
  • Cartão de Memória pra mim é obrigatório.

  • O que mais pesa na minha compra é a potência e a durabilidade da bateria, seguido da memória interna, tamanho da tela, cor e preço :)

  • Levo muito em conta a câmera e a bateria (mah levo em conta, mas não me importo se ela não for removível), e o cartão de memória também é importante, não gosto de arquivos na memória interna, tenho muita cisma com isso rs ainda mais que tenho várias roms para o emulador Fpse

  • Eu levo em conta também a memória RAM, visto que gosto de utilizar várias aplicações ao mesmo tempo, e não desejo nos dias de hoje alguém utilizar android com 512mb de ram.

  • Tela de no máximo 5,2", mínimo 32gb interno, tanto faz ter entrada de cartão ou não, tanto faz ser bateria fixa ou removível, câmera não é o megapixel q importa, é mais o conjunto e tem q ter controles manuais nativo, tanto faz se for dual chip, só vou usar um, a tela tem q ser resistente e q não trinca.

  • Não costumo tirar selfies e fotos de comida. Acho a câmera importante mas não muito.

    Armazenamento interno acho que 32 GB um bom tamanho e nao ligo para expandir, pois hoje todas as fotos e videos ficam na nuvem.

    Acho fundamental um bom processador e boa memoria RAM, é legal jogar um jogo um pouco mais exigente do hardware as vezes.

    Tamanho de tela ideal seria de 5 a 5,5 polegadas, mais que isso o manuseio fica desconfortável e fica difícil para nós, homens, levarmos o smartphone no bolso da calça.

  • Não sou exigente quanto as especificações, até porque sou um usuário básico, não tenho pretensão de investir num top de linha, mas claro que observo alguns pontos, como bateria, tela, memória expansível e conectividade.

  • Um aparelho com um conjunto equilibrado e não é um topo de linha é o Redmi Note 3 Pro:
    SD 650
    Adreno 10
    3Gb de RAM
    32Gb memoria interna
    Bateria 4000mAh
    Corpo em metal
    Tela de 5,5 Full Hd IPS LCD
    Sensor biometrico
    Camera de 16Mp e frontal de 5mp
    Suporte a micro SD
    isso são especificações que eu considero ideal.

  • Cartão de memória e bateria influencia a minha compra. Já que eu não troco de smartphone anualmente e a bateria pode ser trocada facilmente quando perder a capacidade. Depois disso, a RAM e processador é a segunda fase na minha escolha.

  • O mais importante pra mim é memória e velocidade
    Câmera apenas o suficiente para fotos básicas
    Tamanho da tela também conta, não compro celular com tela maior do que 5"

  • Expansão de Memória é extremamente importante! Algumas fabricantes dizem que isso atrapalha o desempenho do aparelho, não colocam o slot para cartão de memória e disponibilizam memórias ridículas nos telefones, hoje 32GB já não pode ser considerado muito é o mesmo caso da Memória RAM no Android, 2GB já esta se tornando pouco para muitos usuários. Então, se não querem colocar Memória ROM devido ao "custo", então coloquem o slot e deixe o usuário arcar com ele!

  • Acho interessante expansão via micro Sd, mas o meu uso não é tão grande assim, com músicas, videos e fotos, um de 64 GB que possuo (Sandisk com 60,45 ) apenas 35% está ocupado. A câmera é importante, mas não precisa ser profissional; o desempenho do processador é algo importantíssimo, assim como uma tela de no máximo 5.2" e bateria removível, também é indispensável, porém, não é o que está "em moda".

  • Acho que sou a chata. Quero um perfeito. Ótima câmera, tela excelente, processador rápido, RAM mínimo 3, já que já tem 4 ou mais, memória expansível, bateria que dure muito mesmo utilizando o dia todo.

  • isso é bem relativo...

  • Eu sei que isso que eu vou dizer pra vocês do site androidpit deve ser algo alienígena. Mas não adianta o celular ter 2,4,6,8,10 núcleos, um clock de 1.0/2.0/3.0/4.0ghz tendo uma GPU fraca, e ainda por cima limitada por uma resolução desnecessariamente alta. Simplesmente não adianta porcaria nenhuma. Eu sempre vejo, principalmente nos aparelhos processadores da Qualcomm, um processador de peso, e uma GPU meia boca. Ai quando você vai fazer um teste de desempenho, ta á o processador batendo ótimos pontos em sua função, e a GPU que é meia boa fazendo vergonha. Não só percebemos isso em testes de desempenho, mas na execução de jogos pesados.

  • camera, processador, e baterias que durem mais tempo

  • Acho que deveria ter mais high-end com telas no máximo 5 polegadas e android puro. Saudades da época que os Nexus eram vendidos no Brasil.

  • Pra mim quanto mais Hardware, melhor. Dou muito valor às especificações.

  • O que eu mais levo em conta não está em jogo nesse artigo, o Android.
    Depois de toda a peregrinação com a TouchWiz, hoje só compro aparelhos que ofereçam o Android Clean.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi