O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 117 Compartilhado 94 Comentários

Se depender da opinião dos leitores do AndroidPIT, o Moto E já pode ser descontinuado

Já se passou uma semana desde que o presidente da Lenovo na China concedeu uma polêmica entrevista comentando sobre o futuro da Motorola e da linha Moto. Entre as declarações que foram feitas pelo SPV estava a hipótese da descontinuação dos modelos Moto G e Moto E, dois ícones do mercado brasileiro e que foram responsáveis por colocar a Motorola de volta no centro das atenções. Com base nessa declaração, realizamos uma enquete entre nossos usuários para descobrir quais smartphones da linha Moto a Lenovo poderia descontinuar sem o menor problema. O resultado foi este!

A linha Moto 2015 ganhou novos modelos, foi segmentada por valor e, consequentemente dividiu opiniões entre os usuários, em especial daqueles que adquiriram versões anteriores. O Moto G é um mito, entretanto, o Moto G 2015 e sua versão Turbo, chamada de Moto G 2015 Edição Turbo, não agradaram tanto quanto os modelos dos anos anteriores.

Particularmente, esperava uma espécie de retaliação desses modelos em nossa enquete, visto que consideramos todos os aparelhos Moto lançados em 2015. Entretanto, o resultado apontou para um outro modelo da linha, confira:

POLLMOTOLENOVO
Resultado da enquete: Qual dispositivo da linha Moto a Lenovo deveria descontinuar. / © ANDROIDPIT

Pessoalmente, fiquei surpreso com o resultado, e colocarei aqui meu ponto de vista sobre o mesmo. Todos nós sabemos que o Moto G 2015 não surpreendeu, começou custando caro e terminou o ano mais caro ainda. A relação custo/benefício desse dispositivo foi colocada em dúvida e ficou nas mãos do Moto E a missão de representar a gama média/baixa acessível da Motorola em 2015.

Quando testei o Moto E de segunda geração, em fevereiro de 2015, notei que a Motorola tinha realizado uma série de melhorias no modelo, incluindo uma nova câmera frontal, processador de 64 bits e mais memória RAM. Com isso, o dispositivo chegou custando o mesmo valor do primeiro Moto G, aproximadamente R$ 699,00 em diversas lojas do varejo e online.

Entretanto, o preço do Moto E diminuiu rapidamente e; assim como foi lembrado pelo leitor Leonardo Alves, não levou muito tempo para que o modelo cair no gosto dos usuários. Inclusive, na Black Friday 2015, o Moto E chegou a custar R$ 399,00 na loja online da Motorola.

Abaixo, você confere a opinião de alguns dos nossos leitores sobre a escolha do Moto E como dispositivo que a Motorola deveria descontinuar a partir de agora:

Leonardo Alves: "Inacreditável como tanta gente votou no Moto E. O que vocês pensam? Da linha atual (2015) de smartphones da Motorola, eu não duvido nada, nada mesmo, que o Moto E tenha sido o mais vendido. Entendam: é um smartphone mais fraco, mais barato, pra quem procura menos, o básico. Pode ter sido lançado um pouco mais caro do que deveria, mas logo seu preço caiu, e o "povão" curtiu. Qual a necessidade de matar uma linha de entrada/básica, que é quase que essencial, ao invés de matar essa partição horrível que fizeram com a linha X?
Isso, sim, é algo a ser eliminado, e que torço para que a Lenovo corrija."

Thiago Sá: "Ao meu ver, a Lenovo deveria descontinuar o Moto G turbo, Moto X Play, Moto X Style e o Moto X Force, voltando a apostar em um modelo para cada segmento, ficando assim:

  • Entrada: Moto E
  • Intermediário: Moto G
  • Top de linha: Moto X
  • Premium: Moto Maxx

Vários modelos e variantes, na minha opinião, desvalorizam os aparelhos e a própria marca."

Wellington Oliveira: "Se a linha vai ser premium não tem porque o Moto E continuar ai."

Moto E foi o melhor custo/benefício da Motorola em 2015?

O Moto E 2015 não lembra seu predecessor; o modelo se tornou um bom intermediário, e, inclusive, podemos dizer que esse modelo faz bonito quando comparado ao Redmi 2. Pessoalmente, acredito que o Moto E foi o melhor custo/benefício da Motorola em 2015, se tratando de intermediários até 1.000 reais. Claro, quando olhamos para a reformulação da linha Moto, que será premium, não enxergamos o Moto E como parte desse futuro portfólio, como lembrado pelo leitor Wellington Oliveira (acima). 

motoxplaynovateaseru
O Moto X Play foi o segundo mais rejeitado entre os leitores do site. / © ANDROIDPIT

O Moto X Play, como esperado, figurou em segundo lugar com um nível de rejeição bem simbólico para um modelo estreante que tentou impressionar em sua faixa de preço. Nossos leitores sugeriram a volta do Moto X convencional para a faixa dos 1.500, com a mesma relação custo/benefício do Moto X 2014, que é uma boa opção de dispositivo ainda em 2016.

E você, o que achou do resultado da nossa enquete? Acredita que a Lenovo será capaz de fazer uma versão Vibe do Moto E?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Bruno Salutes
    • Admin
    • Equipe
    20/jan/2016

    Robson, tudo bem? O objetivo da matéria não é "plantar rumores", é somente um resultado da enquete que fizemos no site. O título do artigo é o resultado da enquete, assim como o texto que segue explicando aos leitores o que nós achamos desse resultado. Posso dizer que é um artigo de discussão onde propomos um debate com os leitores com base naquilo que foi votado, de modo geral, o artigo é a opinião dos leitores.

    Acredito que seja mais agradável você entrar num site onde a opinião do leitor é valorizada ao ponto de virar um artigo, certo? Eu acredito que sim. Obrigado, abraços.

94 Comentários

Escreva um comentário:
  • Moto E é um ótimo aparelho pra quem tá entrando agora no mundo dos smartphones ou usa somente pra whatsapp e outras redes sociais (acredito que seja o que a maioria das pessoas fazem). Acredito que seria uma péssima escolha descontinuar o aparelho agora que ele "fez o seu nome".

  • Não ganhou mais memoria RAM. Aliás, eu votei no Moto E porque tenho a mesma opinião do Wellington Oliveira. É um ótimo smart de entrada, mas se for deixar só uma linha Premium, ele é o mais cotado pra ser descontinuado.

  • Para mim custo benefício igual ao do Moto X 2014 não há.

  • Pra quem ta com pouca grana e não pode comprar nem um intermediário, o Moto E é uma excelente opção. Muito melhor que alguns Samsung, LG e etc que nesse segmento dos de entrada são bem sofríveis....

  • Moto E Depois da atualização para o lolipop ficou travando mais o smartphone e bastante utilitário

  • Moto E 1 gerasao de pois da atualização para o lolipop 5.1_ta muito Rui mais ele e bastante e eficiente

  • Únicos smartphone da Motorola bonito são o moto X 2 e o moto X style

  • É feio pra caramba não quero nem de presente

  • Melhor aparelho que poderia comprar. Atual. Com bom processamento e a tela que eu queria, inferior a 5 polegadas. E que é horrível para quem anda de bike coloca no bolso não quer algo imenso Motorola MOTO E DEVE FICAR.....

  • Só acho que seria válida a descontinuação do Moto E se colocassem um aparelho de entrada com as mesmas especificações técnicas a um preço mais acessível, em vista que eles subiram o preço demais do moto E,se for pra manter o moto E a quase valor de moto G, melhor descontinuar sim o moto E ,ou lançar um novo modelo mais barato pra ocupar o lugar.Agora o que deveria ser descontinuado é o moto X play,que ao meu ver ém moto g +,então que descobtinuem o play e deixem como top de linha o X com tela de até 5.5 " e o que veio como moto x style por exemplo já entre numa categoria de fablets como a linha note etc e acabem de vez com esses moto x force turbo maxx etc...Resumindo...aparelhos de entrada: Moto E. Aparelho gama média moto G(x play) flagship motoX. Flagship fablet moto x style.(tela super amoled).

  • quando você vão atualizar esse app do androidpit

  • Eu Já descontinuaria a Linha Moto G e Moto G Turbo

  • Se depender da opinião dos leitores do AndroidPit, esse App de vcs já teria passado por uma bela atualização!

  • Eu concordo q a linha de entrada do Moto E é muito bem vinda! Mas tanto o primeira e o segunda geração, mesmo tendo um bom processador, .....faltou design....faltou tela com qualidade,faltaram CAMERAS COM QUALIDADE. ..... um Moto E3 seria muito bem vindo! Mas que viesse com QUALIDADE ...boa camera (nada de 41mp de puro marketing ) design leve,tela boa...um pouco mais fino...que tivesse um bom conjunto de verdade...

  • Moto E2 descontinuado?
    Nunca.
    Simplesmente isso

  • Tenho um moto e1... E viu te dizer ..pense como e bom... Vai depender muito do perfil do usuário... Eu queria um Android barato pois e pro dia a dia.. Pro trabalho.. Não iria colocar jamais um celular de 1000 reais para trabalhar no pesado
    .. Então estou bem satisfeito.. Só o que faltou mesmo nesse celular foi uma câmera com ajuste d foco.. Fora isso nada a reclamar... Coloquei recentemente a cm 13... Android mashimallow... Rodando melhor que o KitKat..:)

  • Concordo plenamente que a linha X não deva mais ser tão fragmentada como se mostrou em 2015.
    A linha G, se substituída pela linha vibe no começo pode não fazer tanto sucesso, pois vai demorar que os consumidores passem a reconhecer seu bom custo/benefício.
    No mais a motores deve seguir a linha adotada em 2014 lançando um único modelo para entrada, um intermediário e um top/premium.
    Ficando enxuta a gama de lançamentos o suporte e atualizações se tornam mais fáceis e a marca continuará a cair nas graças dos consumidores.

Mostrar todos os comentários
117 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi