O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
378 Compartilhado 169 Comentários

Review do LG G Flex 2 - o novo carro-chefe flexível

O primeiro smartphone curvo e flexível, o LG G Flex original, tinha alguns pontos-fracos como a câmera, a tela com baixa resolução e um preço alto. Bem, a nova geração pode não ter ficado mais barata, mas o LG G Flex 2 trouxe várias melhorias que podem conquistar usuários. Confira abaixo o nosso review completo do dispositivo.

Avaliação

Prós

  • Design curvo e flexível
  • Primeiro smartphone com Snapdragon 810 e 64 bits
  • Tela Full HD P-OLED
  • Câmera otimizada

Contras

  • Bateria menor do que a do G Flex
  • Especificações não muito melhores do que as do LG G3
  • Baixa da performance da CPU para evitar superaquecimento
  • Preço

LG G Flex 2 – Data de lançamento e preço

No Brasil, o LG G Flex 2 foi apresentado no dia 12 de março, durante o evento anual da LG chamado Digital Experience, e a empresa já está recebendo pedidos de pré-venda até abril, quando estará disponível no varejo nacional. O preço sugerido do LG G 2 Flex no Brasil era de R$ 3.299,00,portem, pode ser encomendado no Shoptime, Americanas e Submarino por R$ 3.499,00, ou seja, 200 Reais mais caro do que o valor inicialmente divulgado. Com o aumento do dólar, esse pode infelizmente ser o novo preço de lançamento do aparelho.

LG G Flex 2 – Desenho & Qualidade de Construção

A primeira coisa a se notar no G Flex 2 é obviamente a sua curvatura. Com ela, segundo a LG, podemos ter uma experiência imersiva, como quando assistimos a uma TV de tela curva, como se 5,5 polegadas pudessem ser comparadas com as 55 polegadas das TVs. Na realidade, a experiência é bem parecida com um smartphone de tamanho equivalente e tela reta, mesmo que a LG prove cientificamente o benefício do display.

Uma experiência de áudio também é otimizada graças à ergonomia do aparelho, que se encaixa melhor nos rostos durante uma ligação, por exemplo. Além disso, a curvatura impede que o som do alto-falante seja abafado quando colocado numa superfície plana.

A qualidade de ligação foi melhorada em 2 decibéis com relação ao G Flex original, pois a curva traz o microfone um centímetro perto da boca. É difícil mensurar a diferença com relação a outros telefones, mas ao receber uma ligação no G Flex 2 o som é bem melhor e com menos interferências.

lg g glex 2 side curved
O LG G Flex 2 se parece muito com o LG G3, mas tem uma parte traseira que se regenera. / © ANDROIDPIT

Na parte traseira, a disposição dos botões mudou pouco com relação ao LG G3. O botão de energia central me parece um tanto solto, quase como se pudesse ser extraído. De maneira geral, o design dos botões melhorou muito desde a inovação trazida pelo LG G2. A parte traseira continua sendo um ímã para impressões digitais.

lg g glex 2 screen
A bela parte frontal do G Flex 2. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal temos um típico display da LG com uma moldura bem estreita, dando mais espaço para a tela, com 5,5 polegadas. O G Flex 2 traz um display P-OLED e Gorilla Glass customizado na forma do Dura-Guard Glass, exclusivo da LG e aparentemente 20% mais resistente do que o Gorilla Glass 3, com melhor absorção de choques nos cantos do dispositivo. Internamente, o dispositivo conta com uma bateria flexível, e se dobra da mesma forma que o predecessor. A tampa removível revela uma bateria não-removível e as entradas para microSD e SIM.

lg g flex 2 battery
A tampa removível e o interior do LG G Flex 2. / © ANDROIDPIT

Por enquanto, o dispositivo chega em duas cores: Platinum Silver (prateado) e Flamenco Red (vermelho-escuro). A parte frontal do aparelho parece muito com o LG G3, e a cor da parte traseira não se repete na parte frontal preta. O G Flex 2 é 15% mais leve do que o G Flex original, pesando 152 gramas, e com as dimensões de 149,1 x 75,3 x 7,1 - 9,4 mm.

lg g glex 2 usb
A parte inferior do LG G Flex 2. / © ANDROIDPIT

LG G Flex 2 – Tela

O G Flex 2 traz uma tela plastic-OLED Full HD de 5,5 polegadas, com a densidade de 403 pixels por polegada. A resolução maior irá agradar aos que criticaram a tela do G Flex, mas a ausência do QHD ainda pode representar um ponto fraco na opinião de alguns usuários. No predecessor, a tela HD foi integrada devido a limitações técnicas, e o mesmo pode ter sido o caso do G Flex 2.

lg g glex 2 front
A boa tela do G Flex 2. / © ANDROIDPIT

Gostei bastante da tela: boa representação de cores, saturação e brilho. A camada Dura-Guard é quimicamente ligada ao Gorilla Glass e reforça os cantos da tela, conhecidos pontos de impacto no caso de quedas. De maneira geral, o G Flex 2 é mais resistente do que o G Flex.

lg g glex 2 infrared
A camada Dura Guard da LG otimiza o Gorilla Glass reforçando os cantos da tela. / © ANDROIDPIT

LG G Flex 2 – Características Especiais

LG introduziu um material de auto-regeneração mais avançado na segunda geração do G flex 2, que promete reparar arranhões e riscos em apenas dez segundos, em relação aos 3-10 minutos do G Flex original. Na minha experiência, não há muitos motivos para comemorar.

 A tecnologia usada faz com que micro-cápsulas dentro do material, quando arranhadas, estourem e liberem material que preenche a lacuna causada pelo risco. Contudo, no meu primeiro risco, danifiquei irreparavelmente a parte traseira (e eu não estava nem mesmo fazendo muita força). Usei uma chave normal (talvez um pouco mais afiada do que as outras) para o meu teste de risco.

AndroidPIT LG G Flex 2 scratch test key
O G Flex 2 não passou no teste de risco. / © ANDROIDPIT

Internamente, a totalidade da carcaça é bem elástica, incluindo uma bateria flexível, e todo o dispositivo se dobra tão facilmente quanto o G Flex original. Esta elasticidade significa que você não precisa se preocupar se por descuido sentar-se em seu telefone ou deixá-lo cair, graças à absorção de choque. Este é o verdadeiro ponto forte do G Flex 2.

LG G Flex 2 – Software

O G Flex 2 roda com o Android 5.0.1 Lollipop de fábrica, em combinação com a interface Optimus UI da LG. Todas as funções de software do LG G3 foram portadas para o G Flex 2, com alguns extras bem interessantes.

O melhor deles é, sem dúvida, o Glance View: deslizando o dedo na tela desativada, você pode visualizar a previsão do tempo, o horário e as notificações recebidas. Claro, o Knock On e o Knock Code estão presentes, mas com o Glance View você tem um acesso mais rápido (e mais intuitivo) ao relógio e às notificações.

lg g glex 2 bend
A resistência do dispositivo é um dos seus pontos fortes. / © ANDROIDPIT

O G Flex 2 também irá agradar aos fãs de autorretratos (selfies). Ele traz controles de gestos que ativam a câmera. Basta levantar o smartphone para tirar uma selfie e fechar o seu pulso para iniciar o timer. Ao baixar o dispositivo, o G Flex 2 sabe que você quer conferir a foto tirada, e exibe automaticamente a prévia da foto. Ao levantar o aparelho novamente, a câmera volta a ser ativada.

AndroidPIT LG G Flex 2 selfie gesture
Todos os meus sonhos para selfies foram realizados. Isso funciona inclusive a 1,5 metros de distância. / © ANDROIDPIT

Além disso, alguns mini-apps nativos foram adicionados para possibilitar a integração com wearables rodando com Android Wear. A função de Dual Window foi integrada, de forma que você pode abrir dois mini-apps de uma só vez para uma opção multitarefas mais rápida. Também temos as Smart Notices (uma espécia de Google Now específico da para a manutenção do dispositivo, lembretes, etc.), as Smart Tips para dicas de uso do G Flex 2 e a opção de adaptar o tamanho do seu teclado com o Smart Keyboard.

De maneira geral, o software e as funções são os mesmos do LG G3, e isso é um ponto positivo.

AndroidPIT LG G Flex 2 home screen notifications
A interface e as notificações do G Flex 2. / © ANDROIDPIT

LG G Flex 2 – Performance

As especificações técnicas do LG G Flex 2 impressionam: embalado pelo processador Snapdragon 810 octacore a 2,0 GHz e tecnologia 64 bits, o G Flex 2 promete concorrer em pé de igualdade com qualquer lançamento top de 2015. Sua memória RAM é de 2 ou 3 GB, dependendo da versão de 16 ou 32 GB de memória interna (como o G3 antes dele). Sua tecnologia de 64 bits e o processador prometem não apenas uma performance top, mas também um melhor gerenciamento da bateria.

Nesse ponto, contudo, devemos mencionar a questão do superaquecimento. Ela tem sido incansavelmente mencionada pela imprensa especializada, e a LG confirmou que a performance da CPU foi diminuída para evitar o superaquecimento. Não posso dizer que tenha notado isso durante o meu teste com o G Flex 2, mas certamente isso deve ser levado em consideração durante o uso mais intenso do dispositivo (como no caso de jogos mais pesados).

Claro, isso não é nada de novo: o Xperia Z2 costumava cair depois de um período gravando um vídeo de 4K devido ao superaquecimento, e o mesmo acontece com o Z3. O G Flex 2, na verdade, dissipa o calor muito bem, e apesar de eu ter recebido algus avisos de superaquecimento enquanto fazia testes de benchmark, o dispositivo não estava quente o suficiente para justificá-los. 

AndroidPIT LG G Flex 2 benchmarks
Testes de benchmark do LG G Flex 2. / © ANDROIDPIT

O Snapdragon 810 conta com a GPU Adreno 430 GPU e tri-band Cat. 6 LTE para 300 Mbps de velocidade de dados. Bluetooth 4.1, NFC, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac e USB 2.0 são suas outras especificações técnicas.

Na prática, o smartphone é geralmente muito rápido e ágil, mas eu  percebi falhas ocasionais ou soluços quando se tenta forçar problemas com multitarefas rápidas ou troca de apps. Real Racing 3, o nosso app padrão para desempenho, teve uma ótima performance.

Alguns outros problemas de desempenho menores dignos de nota são um pouco de atraso na interface em alguns momentos. Alternando entre câmera frontal e traseira pode demorar um pouco, por exemplo, e os aplicativos nem sempre são ativados tão rápido como eu gostaria. Mas essas são questões menores: o G Flex 2 é o telefone mais rápido do momento.

AndroidPIT LG G Flex 2 camera interface
A interface da câmera no G Flex 2 é muito parecida com a do LG G3. / © ANDROIDPIT

LG G Flex 2 – Câmera

O G Flex 2 tem o mesmo módulo de câmera do LG G3, mas com um software otimizado. O ótimo autofoco laser também está presente, além do OIS+. Na parte frontal, a mesma câmera de 2,1 megapixels foi integrada. De forma geral, a interface da câmera não traz grandes mudanças.

A câmera frontal de 2,1 megapixels traz apenas três modos, como no G3: dual-shot, panorama e automático.

lg g glex 2 camera flash
O G Flex 2 traz novas funções para o software da câmera do LG G3. / © ANDROIDPIT

A interface da câmera é bastante simples e intuitiva. Os detalhes das imagens são fiéis em termos de resolução e representação. A performance com baixa luminosidade é excepcional, graças ao autofoco de laser e ao OIS+. O modo HDR é excelente.

AndroidPIT LG G Flex 2 camera macro detail
Os detalhes são realmente impressionantes na câmera de 13MP do G Flex 2! / © ANDROIDPIT

Como ponto negativo, a velocidade de disparo é surpreendentemente baixa, considerando que o G Flex 2 tem o mesmo software da câmera do G3. Isso cria algumas dificuldades, especialmente para fotografias de algo em movimento. Ativar o app da câmera e trocar entre câmeras também demora mais do que o ideal. De maneira geral, contudo, a câmera traseira é mais do que satisfatória.

AndroidPIT LG G Flex 2 camera color repro
A representação de cores do LG G Flex 2 é bem precisa. / © ANDROIDPIT

LG G Flex 2 – Bateria

O G Flex 2 tem uma bateria não removível de 3.000 mAh. São 500 mAh a menos do que o primeiro G Flex. Ainda assim, a LG garante que as melhorias de hardware e software do Android 5.0 Lollipop e do Snapdragon 810 impediram que a duração da bateria do G Flex 2 diminuísse. Além disso, o aparelho conta com uma tecnologia de carregamento rápido: 50% da sua capacidade é recarregada em 40 minutos. Ainda longe do Turbo Charger da Motorola, mas já é um começo.

A combinação de um bom tamanho da bateria, display Full HD, tela OLED, otimizações de energia do Android Lollipop e a eficiência energética do Snapdragon 810 de economia de bateria, o G Flex 2 não deverá ter problemas começá-lo através de um dia normal de uso.

LG G Flex 2 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Fabricante:
    • LG
    • Dimensões:
    • 149,1 x 75,3 x 7,1 mm
    • Peso:
    • 152 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3000 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • POLED
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (401 ppi)
    • Câmera frontal
    • 2,1 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • Dual-LED
    • Versão do Android:
    • 5.0.1 - Lollipop
    • Interface:
    • Optimus UI
    • RAM:
    • 2 GB
      3 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
      32 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 810
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito Final

O LG G Flex 2 é um smartphone impressionante à primeira vista. Ele é muito bonito. A LG soube aprender com as críticas e melhorou quesitos como o tamanho, a câmera e a qualidade da tela, além ter criado um smartphone ainda mais resistente. Quanto às melhorias de especificações técnicas, o grande destaque é o Snapdragon 810 e sua tecnologia de 64 bits.

Alguns têm a impressão de que a LG podia ter ido mais longe, mas as melhorias com relação ao G Flex original e a semelhança com o G3 também podem ser vistas como vantagens. A bateria aparentemente não sofreu com a redução, devido às otimizações mencionadas.

O LG G Flex 2 faz algo que o seu antecessor não conseguiu: ele consegue convencer o usuário a ter um dispositivo curvado e flexível, devido às suas especificações de hardware em combinação com durabilidade, ergonomia e resistência. Como um dispositivo normal o G Flex 2 seria ótimo. Com a sua resistência, ele se torna um smartphone excepcional.

Os comentários favoritos dos leitores

169 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
378 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi