O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 147 Compartilhado 82 Comentários

O Material Design está tomando conta dos smartphones Android

Um pouco antes de revelar alguns detalhes sobre o Android N, o Google divulgou os números referentes à fragmentação de versões do Android. Como era esperado, o Marshmallow continua avançando de forma bem lenta, mas, para desespero de alguns amantes da interface do KitKat, é oficial: o Material Design está tomando conta dos smartphones que usam a plataforma do Google.

O Lollipop avança

De acordo com o relatório, o Lollipop está presente agora em 36,1% dos aparelhos Android, enquanto o KitKat conta com 34%. O Marshmallow, coitado, apesar de ter um leve aumento em relação a fevereiro, está instalado em  2,3% dos aparelhos - no mês passado eram apenas 1,2%.

O terceiro lugar ficou para o Android Jelly Bean. O sistema lançado em 2012 ainda conta com 22,3% de participação entre os aparelhos.

É oficial: o Material Design está tomando conta dos smartphones que usam a plataforma do Google

O curioso é ver que , para muitos usuários, o KitKat possui a melhor interface de todas as versões do Android. Pelo menos no AndroidPIT, muitos pessoas entram em contato para saber como voltar para o KitKat depois de fazer o update para o Lollipop. Este é o seu caso?

É triste ver que as fabricantes ainda não encontraram uma forma de agilizar a atualização do sistema em seus dispositivos. E o pior de tudo é que não há perspectiva de melhora.

androidpit Kitkat vs Marshmallow
Quando será que o Marshmallow vai abocanhar a fatia do KitKat... ou do Lollipop? / © ANDROIDPIT

Onde está o problema?

Olhando para os números da fragmentação do Android, uma coisa é certa: a disparidade entre os smartphones que utilizam versões diferente é consequência de se ter um sistema abrangente, com uma lista enorme de aparelhos, de diversas fabricantes.

Isso é o grande ponto a favor do iOS na minha opinião. Por mais que o dispositivo possa apresentar alguns bugs após o upgrade, é sempre bom ter o sistema mais recente. Aliás, com certeza este é um dos motivos para tanta gente querer ter um aparelho Nexus. Pena que o brasileiro possui pouquíssimas opções de smartphones Nexus disponíveis.

Uma nova versão do Android já está a caminho, o Android N. A primeira apresentação deve ser feita no Google I/O 2016, com o lançamento para os aparelhos entre julho e agosto. Será que até lá o KitKat e a interface Holo ainda estará rodando em tantos aparelho?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gabriel Bonvicine de Moura há 10 meses

    Eu como designer, sou apaixonado pelo material design, não apenas pela estética, mas também por todo conceito orgânico que ele possui e como eles conseguem passar isso para o software de forma tão natural e bem amarrada, não apenas com cores, animações, mas também trazendo soluções úteis à interface.

  • Fernando N. V. há 10 meses

    Acho que a preferência pelo Kitkat não é por causa de design, e sim pela usabilidade em si, visto que muitos aparelhos ficaram piores em desempenho ou duração de bateria quando atualizaram para o lollipop...

  • Andreu Vasconcelos há 10 meses

    Pra mim a melhor versão é sempre a última lançada. Sem essa de saudosismo. Kit Kat e outras já tiveram sua época. Bola pra frente! Vamo ki vamo.

  • Eduardo P. há 10 meses

    Eu adoro o Material Design, pena que não chegou ao app do AndroidPIT né?

  • Italo Gonçalves há 10 meses

    Eu adoro o Material Design pois padroniza a interface e aplicativos do Android e os sites do Google (nem todos claro, mas a maioria segue o padrão). Até o Whatsapp Web segue as linha do Material. Antes da sua chegada, era uma bagunça.. Na época do Android 4.0 ICS com a interface Holo, a maioria dos aplicativos ainda usavam as diretrizes do Android 2.X. Era feio, era uma bagunça total.
    O material design surgiu justamente para unificar as interfaces de aplicativos e sites da web e isso o material faz muito bem!
    Existe um conceito bastante interessante por trás da construção do Material e ele consegue aplicar esse conceito de forma tão natural e muito fluída..

82 Comentários

Escreva um comentário:
  • Androidpitt quando vao fazer o app material design pro android?

  • Não é por questão de usabilidade, mas, no Galaxy Alpha, eu prefiro o KitKat com o sistema do Holo, que quase que não alterna, visto que a Samsung, readaptou a TouchWiz entre o Jelly Bean 4.3 e KitKat 4.4.2, e depois, só no Marshmallow, não alterando no Material Design, do Lollipop (Exceto S4 e Note III). Por isso, não precisaria do Material Design para alguns smartphones, apenas para "colorir de branco", no Lollipop. Agora, para aquele que tem um sistema mais antigo, como o Holo, de interface antiga, pode sim, mudar. Agora, em desempenho, alguns deveriam nem tentar mudar (Moto E, smartphones com uma CM, e nem tendo muita memória de suporte), por que, mesmo fazendo diferença de interface, pesam "até dizer chega".

  • Sem dúvidas a Material Design foi a melhor coisa que a Google poderia ter feito, o design engloba tudo e é lindo de morrer, o Kit Kat era mto bom, mas depois de ter o Marshmallow mta coisa muda, tudo é mais prático nele

  • Para mim, o mais importante é um aparelho que funcione bem, com rapidez nas respostas e a facilidade em operar. Minha impressão é que, na maioria das vezes, quando fiz o upgrade, o smartphone ficou mais lento. Até mesmo em um i-phone que experimentei (e devolvi) aconteceu isso! Ficou uma lerdeza!!! Nem sempre a melhor opção é a atualização!

  • O problema da fragmentação não melhora porque duas fabricantes ainda acham que podem fazer o que bem entendem no mercado. E por um acaso elas são sul-coreanas. Claro, a Samsung e a LG. Elas são as maiores responsáveis por essa situação continuar e ainda se estender.
    Saiu no Tecmundo dia 11/03/2016 que a LG lançou uma porcariazinha chamada LG Spree que custa $100 e veio embarcado com... Android 5.1.1.
    E também na segunda semana de Março de 2016 a Samsung discretamente põe no mercado os Galaxys Tab A 7.0, os J3, J1 e J1 Mini, com... Android 5.1.1.
    E vocês acham que eles vão sentir o gosto do Marshmallow? Na melhor das hipóteses, só os Galaxy Tab A e J3. Mas talvez só quando o Android N já estiver "quase saindo do forno"
    E o pior não são elas lançando essas tralhas. O pior é que tem gente que compra. E é isso. Se tem gente que compra, elas seguem lançando. Se não tiver gente (besta) que compra, eles simplesmente não lançam. Simples assim!

  • Então meus caros amigos desenvolvedores, vamos parar de mimimi e bora cuidar em "materiar" os apps que ainda usam padrão Holo! É só gerar dois arquivos .xml (um chamado colors, obviamente, com as cores primárias e secundárias do app, e outro chamado values-v21, com o layout do tema do app, definindo o tema padrão para Material Light ou Dark), colocar no projeto do Android Studio (ou Eclipse, se é que alguém ainda o usa para desenvolver apps para o Android, já que o A.S. é a IDE oficial do Android.) e voilá! É tão fácil que até eu, que estou começando no desenvolvimento de apps, só monto meus aplicativos com esses arquivos incluídos (pego dos projetos antigos, mudo o colors e pronto!).

    CAV

  • Eu odiava o Material Design quando via por fotos, até que passei a usar uma Cyanogenmod 12.1, e apenas mudei de opinião pois achei simples e ao mesmo tempo bonito, animações diferentes, e algo muito legal foi a questão da cor da Status Bar variar de acordo com o app ou site

  • O Material Design foi um dos pontos de mais destaque do Lollipop, para mim.
    Pode ter demorado, mas agora temos a grande maioria das aplicações com a matriz de design aplicada, e poucos são os casos em que "não ficou bom".
    Espero que prevaleça por um bom tempo, recebendo apenas uns "retoques" para melhor proveito.

    CAV

  • KitKat realmente foi um excelente Android, mas estou curtindo muito o Marshmallow, ta rodando liso e não gasta tanta bateria...

  • KitKat pra mim e o melhor pra aparelhos com 1gb de RAM
    5.0 pra cima só com 2 GB e processador melhor

  • Concordo, o Lolipop sempre será a melhor atualização que a Google já fez por vários pontos, uma drástica mudança de interface e uma grande repaginada em todos os seus aplicativos nativos, além de que, muitos aplicativos até no iOS (alguns nem da Google são), já trabalham com o o Material Design.

  • As empresas atuais atrasão as atualizações pelo simples fato de desejarem que vc compre outro aparelho "melhor" e com a última versão do Android, um exemplo disso é a Samsung, é evidente isso quando vc percebe que um s5 e diversos tops antigos rodam com tranquilidade roms custom bem atualizadas.

  • O material design e otimo, pra mim o Android L foi a melhor versão até hoje, já usei jelly Bean e KitKat,

    O complicado é que o pessoal detesta o Android L por não rodar bem em seus aparelho fracos

  • Tenho um LG G3, e não atualizei para o lollipop, pois as reclamações são grande, a maioria reclamam dos bugs apresentado nessa versão.
    Então permaneci no Kitkat, que para mim,até hj continua sendo a melhor versão já lançanda do Android.
    Espero o 6.0....

  • O "Material Design" é uma das interfaces mais lindas que já vi pra smartphones. Vejo nele uma interface bonita/simples e muito usual. Uma pena as fabricantes mexerem na interface para poderem lançar suas próprias variantes, além de tiraram a essência do sistema, atrasa as atualizações.

  • a única coisa que eu odeio do material design é vê ele em interface de players de música , acho feio , sou mais um efeito blur e minimalista

  • Pra mim a melhor versão é sempre a última lançada. Sem essa de saudosismo. Kit Kat e outras já tiveram sua época. Bola pra frente! Vamo ki vamo.

  • Em um mundo perfeito as fabricantes lançariam poucos aparelhos e deixariam todos atualizados pelos dois anos que o Google exige. Mas, qualquer coisa, CyanogemMod tá aí, galera =P

    Eu atualizei pro Lollipop o meu Moto X 2014, e ele tá ótimo. Bateria dura o dia todo e o sistema é fluído.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi