O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 118 Compartilhados 137 Comentários

Nenhuma interface de usuário é melhor que a outra. Nem mesmo o Android Stock

Se existe um debate intenso no mundo dos smartphones é esse: qual interface de usuário é melhor? A Touchwiz, da Samsung? A versão "quase-pura" da Motorola? Ou a Optimus UI, da LG? Ou, afinal de contas, a "cara" do iOS é melhor que a do Android? Meu foco no artigo abaixo é explicar por que eu acho esse debate totalmente estéril. 

O que escolher em primeiro lugar: a interface do usuário ou o smartphone?

Antes de abordar melhor o assunto da interface, eu gostaria de falar a escolha do aparelho. Mesmo baseado no Linux, smartphones Android não são tão livres assim, logo não é possível instalar a interface que você quiser. Na melhor das hipóteses, pode-se substituir a UI original com um outro sistema, como o Cyanogen OS, por exemplo. 

miuiredmiteaserupdate
Tem muita gente que estranha a MIUI, da Xiaomi. Outros, adoram / © ANDROIDPIT

Muitos usuários vão sempre escolher um smartphone da mesma marca. Muitos de nossos leitores estão interessados apenas no Galaxy Note, da Samsung. Outros juraram amor eterno ao Xperia Z, da Sony. Há também uma parcela do público que é atraída por outros fatores: o custo-benefício dos modelos mid-range, o potencial da câmera, um espaço gigantesco de armazenamento...e por aí vai. Mas a verdade é que em todos esses casos, a interface do usuário é sempre um quesito que fica em segundo plano. 

A verdade é que todas as interfaces executam as mesmas coisas

Mas o que é uma interface de usuário? Ela, "simplesmente" permite que você interaja com seu smartphone. Em geral, todas elas executam as mesmas coisas, mas a experiência que cada uma oferece ao usuário pode variar muito de uma para outra. Algumas usam muitas cores, outras não. Algumas trazem um monte de menus, outros são mais minimalistas. Existem UIs mais intuitivas, existem outras que demandam um tempo de prática.

E todos esses pontos levam à pergunta que é - na minha opinião - onde está a raiz do problema: o que você espera da interface do usuário do seu telefone?

O que esperar de uma interface de usuário?

A interface de usuário de um smartphone deve ser intuitiva. Se eu quero acessar alguma coisa, não quero gastar 10 minutos para encontrar o menu e descobrir o caminho. Eu mesmo tenho experimentado isso com meu smartphone Honor: as minhas notificações do Telegram não foram exibidas porque elas estavam na parte de notificações protegidas. Eu demorei 30 segundos para descobrir como desativar isso, mas muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com smartphones e tendem a demorar muito mais para resolver a questão. 

asusinterfacezenfonego
A Zen UI é uma das interfaces mais personalizáveis / © ANDROIDPIT

Em termos de funcionalidade, uma interface também deve funcionar graficamente e no conjunto de cores. Eu, por exemplo, acho que o azul-turquesa que a Samsung usa na sua UI é, provavelmente uma das coisas mais feias para se utilizar em um smartphone. A combinação desta cor com aquele verde tóxico dá um resultado muito infeliz. Mas outros vão achar que é uma mistura bonita e funciona na interação com os ícones.

Outro exemplo que gera discussão: a ausência da gaveta de aplicativos em algumas interfaces. Este recurso é odiado por boa parcela dos usuários, mas, felizmente, é possível instalar um launcher para restaurar essa funcionalidade. O que, no meu caso, acho ótimo, porque deixa tudo mais clean e organizado. Enfim, cada um tem uma necessidade diferente em uma UI.

O bloatware também é um critério importante para se levar em conta. Se você quer ter controle total sobre o seu dispositivo, verá o quanto o bloatware é um verdadeiro incômodo e amaldiçoará a fabricante por várias gerações. Goste ou não, a maioria das empresas do setor pré-instala seus próprios apps em seus dispositivos. Um exemplo: nos modelos da Samsung, você encontra o Flipboard, que pode ser desativado, mas não excluído. 

E muitos usuários ainda consideram importante que o seu dispositivo se beneficie de todas as atualizações possíveis do Android ou de apps que eles mais usam. Outros, pelo contrário, não se importam com o assunto, desde que o sistema faça tudo o que eles precisam, independentemente da versão do SO. 

androidpit lg g5 vs htc 10 ui
As configurações do LG G5 à esquerda e, à direita, a do HTC 10: qual a grande diferença? / © ANDROIDPIT

Então uma interface é melhor que a outra?

Isso vai depender do que você vai precisar. Seu critério principal é a ausência de bloatware? Então o HTC 10 e o Nexus são a sua cara. Mas se você tem preferência por corres claras e um menu diferente, tente o Flyme OS, presente nos modelos da Meizu. 

Um fã da Samsung lhe dirá que o Touchwiz é a melhor interface, um entusiasta do Xperia Z vai falar que o Xperia UI é a mãe de todas as interfaces e que supera todos os rivais. Cada um na sua opinião. Desde que as suas necessidades sejam atendidas plenamente no smartphone, com a UI que melhor lhe convém, então tudo bem. Apenas tenha em mente que o que funciona bem para você, pode não resolver para a pessoa do seu lado. 

E qual interface você prefere? E o que ela faz melhor que as outras?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe de Carvalho há 6 meses

    Não generalize, não é nada sábio.

  • Franco Luiz há 6 meses

    Na minha opiniao ja tive samsung/motorola/nexus/LG e dentre essas eu prefiro muito mais a touchwiz na boa ela é pesada e tal.. mas ela e disparada a interface com melhores recursos da pra tu fazer muita coisa sem precisar de root como mudar tema fonte e etc... meu ultimo foi um nexus e mano o android puro é muito cru n faz nada alem de simples nem butao pra encerra todos os apps ele tem nem butao pra reinicia o cel é muito cru msmo foi a que mais detestei , é claro o desempenho e velocidade do android puro n se discuti e de longe o mais veloz mas em quesito recurso n tem praticamente nada e n curto aparelho assim hoje to na touchwiz com android 6.0.1 e n tenho do que reclamar muito pelo contrario só elogios a inteface ta mesmo mais leve e mais veloz e ta linda tbm

  • Victor Hugo Novais Lima há 6 meses

    melhor interface é aquela que agrada o usuário...questão de gosto

137 Comentários

Escreva um comentário:
  • Artigo totalmente imparcial, excelente.

    A questão é adaptação no dia a dia, tem gente que gosta da GUI do iOS, ok, no Android não existe uma GUI única, mas padrões, a maioria segue o mesmo principio, mas outras tenta inovar, fora os launchers baseados em Metro/Modern da Microsoft.

  • Gosto da samsung,mas o ruim é que enjoa alguns ícones e o azul turquesa ! E o da Motorola é o excesso da simplicidade e o branco com azul petróleo,ou seja o Android puro. Acaba que prefiro o iOS,tudo branco mesmo,sem cores.

  • De fato, nenhuma UI é definitivamente melhor que a outra.
    Existem, entretanto, algumas que se sobressaem claramente (em algumas características), e outras que "se ofuscam" (em algumas características), mas a melhor, mesmo, cabe apenas ao usuário escolher.

  • As que já usei são TouchWiz, xperiaUI, MIUI, e Htc sense. Amei a Miui, funcionalidades diferentes das outras e gostei muito da Htc sense.

  • interface perfeita não existe, isso é só questão de opinião

  • Isto é muito relativo. Cada um tem suas preferências.
    Mas ainda fico com a touchwiz q ultimamente esta bem leve.
    A da Sony tb agrado bastante.
    Android puro nem sempre e sinobimo de fluidez , pelo menos não no moto g segunda geração q tive.
    Um dos telefones q tive q mais travou.
    Não sei pq mais o primeira geração com msm hardware praticamente, E bem fluido.
    Android puro eu gosto por causa das atualizações rápidas.
    Mas no fundo acho q falta algo ainda.
    (Minha opinião )

  • Estou familiarizado com a do Moto Maxx, e não tenho do que reclamar.

  • Gosto a parte...
    Em relação a UI prefiro o Android puro, como acima citado antes.
    Usuário de Android a um tempo, migrei para o Windows, fluidez incomparável, aplicativos?
    Oque eu precisava tinha, nunca fui de modinha como a maior parte se comporta, então estava ótimo.
    A Microsoft barrou os Top de linha para o Brazuca, ai única opção foi voltar ao Android, IOS já basta um Ipad em casa.
    Oque a maior parte das pessoas não entendem é: liberdade.
    O aparelho é seu você faz oque bem entender com ele, usa como você quiser e não fica restrito a dilemas impostos pela empresa que lhe vendeu, confesso que foi difícil minha migração para o velho Android de guerra!
    Estou feliz com meu Moto X Force, liberdade e potência, se assim posso resumir.
    Como está escrito no brasão de São Paulo:
    NON DVCOR DVCO "Latin"
    "Não sou conduzido, conduzo"
    O aparelho é meu, meu dinheiro, minha vida.
    Portanto faço oque quiser com ele, viva a liberdade!

  • Android puro eeeeeveeeer

  • Interface é igual a opinião... Cada um gosta da sua...

  • Não existe melhor nem pior... Cada um tem seu gosto, se vc não gosta da sua, problema é seu... Então vc não vai usar nenhuma.

  • Adoro a MIUI.

  • Nenhuma é melhor que a outra ? , nossa que besteira além do gosto pessoal ,é claro que pode ser melhor tem algumas que depois de certo tempo travam por serem pesadas . Que matéria ridícula . É uma discussão inútil mesmo .

    • Não é ridícula, a matéria está correta, tudo é questão de gosto e nenhuma é melhor que outra........é que nem falar que uma Ferrari é melhor que uma Lamborghini, ambas são ótimas e a escolha vai por gosto

  • Touchwiz nunca mais ... aquilo é uma porcaria ...

    no fundo o melhor é mesmo o android Stock no qual você coloca o launcher que quiser sem ter outro pesado atrapalhando.

  • Eu prefiro a TouchWiz

  • TouchWiz ja foi pesada , hj em dia ta muito leve e ainda cheia de recursos interessantes...
    Outa bem interessante é a Ui HTC Sense, muito top tbm .

  • Eu abro mão de muitos recursos em nome da leveza e simplicidade da minha Stock e digo que não me faz falta recursos que utilizaria uma vez ou outra na vida.
    De todas as que menos me incomodam (Visualmente e em quesito de Facilidade) são da Motorola e da LG que até fica bonita, mas ainda não me acostumo fora da Stock

  • Android Puro! Porque? Pela fluidez, elegância no design e principalmente pelas funcionalidades do Xposed Framework. Vc adiciona praticamente o que quiser e quando quiser com os módulos do Xposed no android puro (nas interfaces também pode, mas os módulos são muito limitados). Quem sabe do que estou falando acha os recursos da Touchwiz e similares para iniciantes.

    Leio pessoas falando que o Android Puro é limitado e tal. kkkkk São inocentes, não sabem do poder de recursos do Android Stock + root+ Xposed.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi