O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
393 Compartilhados 123 Comentários

Nexus 5X vs. Nexus 5: o Google voltou às raízes com a LG, mas não se empolgue!

Todos os leitores do AndroidPIT sabem que adoramos o Nexus 5. Quando foi lançado, ele estava à frente do seu tempo, e continua imensamente popular depois de um ano e meio desde o seu anúncio. O Google tomou outro rumo com o Nexus 6 em parceria com a Motorola mas, neste ano, o Big G resolveu voltar às raízes com a LG e repetir a fórmula de sucesso alcançada com o modelo lançado em 2013. Será que o Nexus 5X é realmente tão bom quanto seu predecessor ou a novidade deste ano não empolga muito? Confira o nosso comparativo entre essas duas obras do Google e descubra.

Nexus 5X vs. Nexus 5: Design e acabamento

O Nexus 5 foi lançado numa época em que ainda era comum que carros-chefes fossem fabricados em plástico. O acabamento em plástico emborrachado confere uma boa ergonomia ao dispositivo, e muitos o acham bem mais elegante do que o seu sucessor, o Nexus 6.

Em quase dois anos, os tempos mudaram, e é raro encontrar um carro-chefe de plástico. Todas as grandes fabricantes passaram a escolher o metal, o vidro e até o couro para os seus carros-chefe de 2015. No entanto, o Google parece ter fugido a esta regra para o Nexus 5X, visto que o dispositivo é totalmente construído em plástico fosco.

nexus 5 screen
Visual do Nexus 5 2013. / © ANDROIDPIT

Como mencionamos no início do artigo, o Big G está procurando manter a fórmula de sucesso estabelecida com a chegada do primeiro dispositivo Nexus em parceria com a LG, unindo boas especificações, acabamento regular e preço acessível (pelo menos no mercado internacional). Talvez o uso do policarbonato seja a única saída encontrada por ambas as empresas para manter essa proposta de boa relação custo/benefício característico da série.

O Nexus 5X é maior do que o Nexus 5, em largura e altura. Não existem muitas diferenças no aspecto visual de ambos os dispositivos, exceto por algumas características exclusivas do Nexus 5X, como um sensor de impressões digitais abaixo da câmera traseira e a elevação da câmera. O flash de LED convencional foi substituído por um modelo com luz dupla em tons diferentes, conhecido como dual-tone.

Nexus 5X vs Nexus 5 1
Nexus 5 (esquerda) e Nexus 5X (direita). / © ANDROIDPIT

A moldura que protege a câmera principal do Nexus 5X está consideravelmente mais protuberante em comparação com o Nexus 5 2013. Ao lado do conjunto ótico e do flash dual-tone temos um sensor de autofoco por infravermelho, algo semelhante ao flash de laser utilizado no LG G3.

teasernexus5xnexus5
Nexus 5X (esquerda) e Nexus 5 (direita). / © ANDROIDPIT

Na parte frontal ambos os dispositivos compartilham das mesmas características, como bordas exageradas no rodapé e posicionamento da câmera frontal. Entretanto, a LG tratou de preencher o espaço inferior com um novo alto-falante que, assim como o speaker superior, ganhou um formato em linha e não mais circular como o encontrado no Nexus 5 original.

Nexus 5X vs. Nexus 5: Tela

O Nexus 5 tem uma tela IPS LCD de 4,95 polegadas e resolução FullHD (1.920 x 1.080 pixels). Com quase dois anos de idade, ela ainda pode ser considerada muito boa. Sua nitidez e contraste acentuado garantem uma boa experiência de usuário até hoje.

O Nexus 5X manteve a mesma resolução de tela do seu predecessor, no entanto, o novo dispositivo possui 5,2 polegadas. O tamanho maior com a mesma resolução fez a densidade de pixels por polegada cair para 424, contra os 445ppi do modelo predecessor. Considero essa resolução satisfatória, visto que a nitidez e o equilíbrio de cor característico das telas LCD IPS da LG sempre agradam e entregam uma experiência de uso excelente. Não podemos considerar a resolução FullHD um downgrade em relação ao Nexus 6, principalmente pelo fato do Nexus 5X ser uma versão melhorada do Nexus 5 2013 e não do modelo lançado pela Motorola. 

Nexus 5X vs Nexus 5 5
Nexus 5 (esquerda) e Nexus 5X (direita).  / © ANDROIDPIT

Nexus 5X vs. Nexus 5: Especificações técnicas

O Nexus 5 é embalado por um Snapdragon 800, que ainda se mostra apto para tarefas cotidianas e a maioria dos jogos. No cenário octa-core de hoje, o Nexus 5 se tornou um intermediário robusto que roda muito bem o Android Lollipop e a prévia do Android 6.0 Marshmallow, devendo ainda contar com alguns anos de vida útil.

O Nexus 5X entrega um hardware equilibrado e dentro dos padrões de um intermediário da atualidade. O modelo é embalado pelo processador Snapdragon 808 hexa-core de 1,8GHz, com 2 GB de memória RAM e versões com 16 GB e 32 GB de armazenamento interno. Esse conjunto é mais do que suficiente para rodar a nova versão do Android, além de jogos e aplicativos mais robustos disponíveis na Play Store.

Além dos números, temos que levar em consideração que a performance de um dispositivo Nexus está sempre acima de média devido à otimização entre o software puro e o hardware sugerido pelo Google. Esse trabalho de otimização não é muito diferente daquilo que vemos no Moto X Play ou no Moto X Style, por exemplo, mas é o suficiente para que o Nexus 5X recebera atualizações pontuais antes de qualquer outro modelo disponível no mercado.

  Google Nexus 5X Google Nexus 5
Modelo: LG-H791 LG D821
Fabricante: Google Google
Dimensões: 147 x 72,6 x 7,9 mm 137,84 x 69,17 x 8,59 mm
Peso: 136 g 130 g
Tamanho da bateria: 2700 mAh 2300 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas 4,95 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi) 1920 x 1080 pixels (445 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 1,3 megapixels
Câmera traseira 12,3 megapixels 8 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow 5.1.1 - Lollipop
Interface: Stock Android Stock Android
RAM: 2 GB 2 GB
Memória interna: 16 GB
32 GB
16 GB
32 GB
Memória removível: Não disponível Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 808 Qualcomm Snapdragon 800
Número de núcleos: 6 4
Velocidade máx. 1,8 GHz 2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Nexus 5X vs. Nexus 5: Câmera

A câmera de 8 megapixels do Nexus 5 melhorou com o tempo, graças à atualização para o Android Lollipop e uma série de novas funções que recebeu. Trata-se hoje em dia de uma câmera mediana com extra do modo HDR+. Ela é totalmente indicada para os usuários que desejam abrir o app de câmera e capturar uma foto, sem complicações e modos extras.

Nexus 5X vs Nexus 5 cameras
Câmera traseira do Nexus 5 (direita) e do Nexus 5X (esquerda).  / © ANDROIDPIT

O Nexus 5X veio com a proposta de ter uma câmera superior ao seu predecessor, com estabilizador ótico de imagem, autofoco por infravermelho e novo software de câmera. O sensor traseiro do dispositivo é de 12,3 MP e acompanha um flash de LED dual-tone, capaz de equilibrar a exposição de imagens capturadas com o uso deste recurso em ambientes escuros. 

A quantidade de megapixels pode não ser uma diferença entre ambos os modelos, pelo menos em números. No entanto, o aplicativo Google Câmera 3.0 presente no Nexus 5X, realiza o pós-processamento da imagem de maneira mais eficiente e possui mais modos para captura de imagens, permitindo ao usuário controlar a qualidade final de suas fotografias. O novo software oferece suporte para GIFs animados, vídeos em 1080p a 30fps, controle manual de ISO e velocidade do obturador, além de salvar imagens em formato RAW.

nexus 5x hero
Câmera traseira do Nexus 5X. / © Google

Nexus 5X vs. Nexus 5: Bateria

A bateria de 2.300 mAh do Nexus 5 não agradou quando do seu lançamento, e continua não tendo muitos fãs. As coisas melhoraram um pouco quando os updates de manutenção chegaram, mas o melhor resultado tem mostrado os testes do dispositivo rodando com a prévia do Android 6.0 Marshmallow.

A bateria do Nexus 5X possui 2.700 mAh e pode entregar bons resultados para os usuários, principalmente com as otimizações de software implementadas no Android 6.0 Marshmallow, como o Doze e a economia de energia padrão. Essa capacidade de energia está um pouco abaixo de alguns concorrentes, mas deve ser o suficiente para chegar até o final do dia com um pouco de carga no Nexus 5X em uso moderado.

Nexus 5X vs. Nexus 5: Conclusão preliminar

O Nexus 5X é, sobretudo, uma escolha para quem procura um dispositivo com especificações atualizadas e câmera otimizada. Todas as novidades desse modelo podem ser facilmente visualizadas em sua parte traseira: sensor de impressões digitais, flash de LED dual-tone, sensor de autofoco por infravermelho e uma nova câmera que acompanha um software aprimorado. Por dentro, o Nexus 5X é bem parecido com o Nexus 5, exceto pela vantagem do novo processador de 64 bits e GPU gráfica mais atualizados. 

O Nexus 5X chegará ao Brasil em algum momento de 2015 ou mais tardar em 2016, visto que o dispositivo já foi homologado pela Anatel. O preço do dispositivo, sobretudo para a variante com 32GB de memória interna, será crucial para um veredito mais preciso. Levando em consideração o que já foi apresentado pelo Google, e tendo como base a excelente experiência com o software oferecido pela linha Nexus, meu voto fica para o Nexus 5X. O novo dispositivo agrada por seus números mão não empolga em acabamento.

Qual é a sua opinião? O Nexus 5X empolga ou é apenas uma atualização necessária?

 

Este artigo será atualizado após o nosso review do Nexus 5X.

Os comentários favoritos dos leitores

123 Comentários

Escreva um comentário:
  • Já foi metade de 2016 e o aparelho não chegou ao Brasil ainda. Já se especula que a Google vai descontinuar a linha Nexus e lançar outra chamada Pixel, e nada do 5X e 6P chegar ao Brasil. Absurdo!

  • estive agora com um 5x na mão ao lado do n5 e acreditem não trocava a única coisa que aproveitava era o leitor digitais é muito maior aproveitamento tela horrível não gostei do que vi e por 489€ xiiii fica bem longe 5x

  • Acho o nexus 5 x superior em tudo,mas só vendo ele na mão e de perto para decidir a questão do designer.

  • Comprei um G3, e vendi meu NEXUS 5, (mantenho um G2), não tenho que reclamar.

  • LG tem acertado muito no design dos seus aparelhos desde o LG G2, mas acredito que a interferência da Google tenha sido negativa na construção do design do aparelho. Parece que manteve o design de som frontal para trazer referencia ao Nexus 6 que ainda possui um alto falante frontal bem mais discreto que esse (e olha que foi feito pela própria Motorola que introduziu esse padrão). Mas parece o Moto G 3° Geração. Achei muito fraco o visual do aparelho, as caracteristicas são ate aceitáveis para um intermediário premium, ja que o Nexus top foi feito pela Huawei. A traseira do aparelho na minha opinião ficou mal alinhada com o foco em laser e flash lado a lado e esse anel ficou tenso. Parece um prototipo de Moto G . Zera o mundo lançando de surpresa o V10 que é lindo, perfeito em acabamento, design primordial e o software deve caber como uma luva graça as ultimas otimizações da Optimus UI e 4GB de memoria RAM. Se vender muito vai ser sob o sucesso do Moto G.

  • Eu acho que as pessoas põe muito sua preferência ou "paixão" em certas marcas de celulares, não analisam o aparelho com a mente aberta, mas sempre querendo achar um defeito ou algum ponto em que o seu próprio celular é melhor. Eu gosto muito do Android e sou fan de carteirinha da linha Nexus, tive desde o Galaxy Nexus (Galaxy X) até o Nexus 5 e não tenho oque reclamar de nenhum deles. Porém, tenho vários amigos fanboys pelo Android e outros pela Apple,
    os fanboys que tem Android, sempre falam que a Apple é lixo e é coisa de "modinha" e os que tem o IPhone sempre falam que a Apple é a melhor e sempre acabam comparando a câmera do IPhone com outros celulares.

    Porém para se avaliar um celular você deve ver ele como um todo, sem comparar com outros aparelhos tentando achar um ponto positivo ou negativo, depois de levar em conta o seu hardware, software (principalmente saber se ele foi bem dedesenvolvidoara aquele aparelho específico) , design, materiais usados na fabricação e na estética do aparelho. Depois de analisar isso tudo com a mente aberta, você pode comparar com outros aparelhos, e tirar suas conclusões e impôr suas preferências.

    Não é porque eu gosto mais do Android, que eu não tenha que gostar da Apple, principalmente vento pelo fato de que alguns Androids possuem CPUs e GPUs melhores, mas não adianta ter esse poder todo sem saber usar, por isso é fundamental um software bem desenvolvido.

    Esse é um dos principais motivos para eu gostar da Apple, pois seu sistema é muito bem desenvolvido desde os IPhones mais antigos que tinham hardwares fracos mas muito fluidos e funcionais devido a esse ótimo desenvolvimento

    Antes de sair defecando pela boca e falar que tal marca ou aparelho é melhor que outro para e pense se é mesmo!

    • Isso mesmo cara. Concordo com você. Essa crítica quer o que? Imagino os iphones da vida que fazem uma bobagem (firula) e todo mundo faz faz fila semanas para comprar essa porcaria

  • Sem empolgação, ficou aqui com o meu n5 mesmo.

    • Não mesmo o 5x é bem melhor em tudo.se o LG g3 já espanca esse nexus 5 que dirá o nexus 5x.não querer gastar é uma coisa mas que é muito válido o novo a isso é.

  • ainda prefiro o design do nexus 5

  • A motorola infestou o mundo dos celulares com esses auto falantes frontais e isso foi uma das piores coisas que poderiam acontecer

  • o Nexus 5x matou um dos diferenciais do seu antecessor que era o design

  • Estou muito satisfeito com meu nexus 5, ainda mais quando receber o nova versão marshmallow.
    O que mais me interessa no 5x é o leitor biométrico.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi