O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
325 Compartilhado 71 Comentários

Nokia pode vender celulares rodando com o SO Android

O futuro da Nokia ainda é uma incógnita, mas novamente rumores indicam que ela voltará a vender smartphones, não do mesmo modo que antigamente, mas há grandes chances disso acontecer. A boa notícia é que estes novos dispositivos sejam lançados com o SO Android. Para isso, a empresa está contratando engenheiros de produtos especialistas na plataforma móvel do Google.

O indício mais forte

A empresa vem anunciando dezenas de vagas de empregos no LinkedIn, muitas dessas no desenvolvimento de produtos; incluindo engenheiros especialistas em programar para Android. Além disso, tem se relatado que a empresa já está testando novos produtos e procurando parceiros de vendas, ou seja, o planejamento do seu retorno já está sendo desenhado pela empresa.

Quem está a frente do retorno é seu CEO Rajeev Suri. Ele deve esperar até o final de 2016 para isso, pois é o prazo estipulado no acordo de venda da divisão mobile para a Microsoft.

Nokia tablet n1 hero
Tablet Nokia N1, primeiro contato com o Android. / © ANDROIDPIT

Nokia e a parceria com a Foxconn

Como dito anteriormente, quando a Nokia voltar, se voltar, não será nos moldes anteriores onde a empresa desenvolvia e fabricava seus smartphones. Será exatamente como a empresa fez no passado ao lançar o tablet Nokia N1, fabricado inteiramente pela Foxconn. Nesse caso, a Nokia somente projetou o tablet.

Aliás, está na cara que o Nokia N1 foi um teste da fabricante para saber como ela se sairia nesse novo tipo de negócio, e parece que deu certo. O tablet fez muito sucesso na Ásia, o único local onde foi comercializado. Além disso, a Nokia mostrou do que é capaz projetando um tablet extremamente bem acabado com design sólido, que hoje já se tornou o novo padrão da indústria - menos para a LG. Outro detalhe é que ele foi um dos primeiros, e poucos, aparelhos que usam o novo padrão USB-C, que é uma bem vinda inovação.

ozo press photo cloud 840x473
Câmera Nokia OZO para realidade virtual. / © Nokia

Podemos citar outros projetos da empresa, como o lançador para Android, o Z Launcher, ou até mesmo a câmera para realidade virtual Nokia OZO. Trata-se de uma câmera esférica com oito sensores distribuídos sobre sua superfície, acompanhados de oito lentes independentes e oito microfones que gravam conteúdos para dispositivos de realidade virtual, tais como os Oculus Rift ou Samsung Gear VR.

Não importa o rumo da Nokia, mas essa procura por novos profissionais mostra que a empresa está viva como nunca. Agora nos resta esperar quais os produtos da finlandesa que veremos em 2016, quando ela finalmente se desamarrar da Microsoft.

Será que finalmente a famosa frase: “Se a Nokia fizer um smartphone com Android eu compro!” irá se concretizar? O que vocês acham?

Fonte: Reuters

Os comentários favoritos dos leitores

71 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi