O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 148 Compartilhado 30 Comentários

O que é esse tal de "Soak Test" que todos os anos você ouve falar?

A cada atualização do sistema Android, ouvimos falar no tal do "Soak Test". Mais uma vez caí nas garras do Android e fiquei me perguntando o que exatamente é isso e por que ele é tão importante? E sabendo que muita gente pode ter a mesma dúvida, decidi explicar tudo tintim por tintim neste artigo.

O que é o Soak Test?

O Soak Test é um tipo de teste de imersão que verifica a estabilidade e desempenho de um sistema durante um período prolongado de tempo. Ao contrário do Soak Test, o testes normais produzem informações baseadas em afirmações feitas durante um curto período de tempo.

Ou seja, as informações geradas por este teste só são satisfatórias depois de um período de tempo maior ou levando-se em consideração o número de dispositivos. Por isso, as fabricantes "criam" um grupo seleto de usuários comuns, para testar as atualizações e saber o que pode dar errado.

O Soak Test serve para que as fabricantes possam testar as novas atualizações de sistema

Por que as fabricantes fazem um Soak Test?

O Soak Test serve para que as fabricantes possam testar as novas atualizações de sistema em dispositivos reais, com usuários reais, como você e eu. Depois de receber o feedback destes "testadores", as companhias podem encontrar possíveis erros ou bugs como:

  1. Vazamentos de memória graves que eventualmente possam resultar em numa falha de um aplicativo ou sistema operacional;
  2. Falhas ao fechar as conexões entre as camadas do sistema que poderia parar alguns ou todos os módulos;
  3. Falhas ao fechar conexões do banco de dados sob algumas condições podendo resultar em uma falha do sistema completo;
  4. Degradação gradual do tempo de resposta do sistema em que o aplicativo se torna menos eficiente durante o teste prolongado.

Isso faz com que se evite assim futuros problemas quando a atualização for liberada definitivamente para todos os usuários de um smartphone ou linhas específicas.

Como fazer parte de um Soak test?

As fabricantes buscam sempre usuários ativos em fóruns e comunidades dos dispositivos que querem testar. O que elas realmente querem são usuários engajados, que saibam do que estão falando e estejam dispostos a dar um feedback construtivo do sistema.

teaser marshmallow moto x style
A Motorola é uma das campeãs em soak tests / © ANDROIDPIT

Para fazer parte dos testes fique atento às comunidades e fóruns oficiais da fabricante do seu dispositivo. Empresas como a Motorola, a Sony, a Xiaomi e a Samsung são exemplos de companhias que utilizam o Soak Test do software para diversos aparelhos.

Você já fez parte de algum Soak Test? Como foi a sua experiência?

Os comentários favoritos dos leitores

30 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
148 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi